Resultados da pesquisa

1. casodafruta

ULisboa Ciências da Linguagem ou Estudos Portugueses na FLUL

Como aluno de primeiro ano, senti mais dificuldade em inteirar-me dos materiais de Léxico, especialmente desadequados para o tipo de avaliação que foi feita (já agora, com a professora Alina Villalva). Compreensão do Português Escrito também foi desafiante, não sabendo mesmo o que esperar...
  2. casodafruta

FLUL Ciências da linguagem

Olá, @Viviana Sofia! Talvez já venha tarde demais para dar uma resposta atempada mas, mesmo que não seja, fica também disponível para os demais interessados. O curso permite como saída profissional o Ensino, especialmente o ensino de Português, apesar de, por si, não ser suficiente, já que não...
  3. casodafruta

ULisboa Ciências da Linguagem ou Estudos Portugueses na FLUL

Olá, @AlexandreSilva03! Sou aluno de Ciências da Linguagem, prestes a entrar no 2º ano na FLUL. De acordo com as tuas pretensões, e não querendo, de todo, enviesar a tua escolha com a minha opção académica, creio que faça mais sentido ingressares em Ciências da Linguagem - mas claro, tendo em...
  4. casodafruta

Praxe IPCA

Olá, @ArminG! Entrei no IPCA em 2015 - embora não tenha tido muitas experiência na praxe (estive lá 2 ou 3 vezes), nunca ouvi dizer que eram ultrajantes ou até sexuais, pelo menos no curso de Contabilidade. A qualquer momento podes sair da praxe, nunca te esqueças disso! Para além disso, muita...
  5. casodafruta

Acesso ao ES por CNA e Maiores de 23

Olá, Daniela. Como disse a @Jessica P. M., não deverás ter provas de ingresso válidas em anos anteriores (creio que a validade esteja agora em 3 anos). No entanto, e se nesse período não realizaste exames nacionais podes, somente neste ano, concorreres a ambos os concursos, já que a validade...
  6. casodafruta

Prova de Português - Maiores de 23

Posso confirmar que a entrevista foi de encontro a conhecer a minha pessoa enquanto candidato ao curso em específico, bem como dar a conhecer as minhas aspirações enquanto aluno e futuro profissional na área (ou seja, o que gostaria de retirar dos três anos de Licenciatura para proveito pessoal...
  7. casodafruta

Fui em anos diferentes e, por isso, esperei um ano para tentar a minha sorte de novo - desta última vez, também arrisquei nos exames nacionais, já que o requisito pede somente que as provas de ingresso não estejam válidas (eu já não tinha provas de ingresso válidas para efeitos de candidatura...
  8. casodafruta

Consegui passar na segunda tentativa. Primeiro, porque não estava tão bem preparado para a exigência da prova e, segundo, porque a estrutura da prova alterou radicalmente de um ano para o outro. A prova tem a sua exigência (não é de caras), embora seja bastante fazível. Procurei resolver o...
  9. casodafruta

Olá, @A. Ferreira! Candidatei-me pelos Maiores de 23 numa outra instituição de ensino, realizando também a prova de Português como específica para tentar a minha sorte no ingresso. Nunca, infelizmente, foi-nos cedida a correcção das provas, apesar de nos terem dado orientações de estudo...
  10. casodafruta

Diário do Estudante 2021/2022

Tudo a pensar na doçaria natalícia e eu a desconfiar de que ainda tenho quatro notas por receber até 5 de Janeiro - será que os professores abusaram demasiado nas suas tentações e não vão conseguir recuperar a tempo? FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO! 🎅🍾✨❤️
  11. casodafruta

Posso dizer que tive sorte por não ser abordado nesse sentido - este ano, a Faculdade de Letras está mais sintonizada para programas de mentoria com o intuito de integrar e direccionar caloiros. Até agora, a única pressão que me assola é a do calendário, já que o semestre é super curto e os...
  12. casodafruta

Música

Estou maravilhado com esta descoberta de que denominam de Neo Soul. Excelente para os momentos mais turbulentos em que é necessário determinado groove:
  13. casodafruta

Engraçado porque os meus colegas estavam a debater essa mesma questão para Inglês. Naturalmente que é difícil entender com máscara, chegando a um ponto em que a aproximação ao professor é inevitável, esboçando o típico "Ahhh, o quê, não percebi, pode repetir?". Torna-se especialmente penoso numa...
  14. casodafruta

Agora dou valor a quem afirmava com argúcia que fazer horários no Fénix é uma valente dor de cabeça. Pelo menos se tivesses vagas para as cadeiras obrigatórias do curso... 😅 Boa sorte para quem os estão a fazer neste momento! Um bem-haja às suas almas! Por enquanto, comigo não foi abaixo! 🙏
  15. casodafruta

IPPorto Matrícula IPPORTO

Sendo assim, e esperando por mais alguém que possa estar em situação semelhante do Politécnico do Porto, liga para os Serviços Académicos da tua Faculdade para tratarem com a maior brevidade possível do teu caso, já que também tens o pedido de bolsa pendente. De qualquer das formas, muito boa...
  16. casodafruta

IPPorto Matrícula IPPORTO

Olá, @Jigglypuff_21! Não me candidatei ao IPPorto pelos M23. Contudo, se o processo de matrícula for idêntico ao da ULisboa, só deverás ter acesso à matrícula a partir de dia 27 acompanhando, assim, o calendário dos alunos que se candidataram pelo Concurso Nacional de Acesso.
  17. casodafruta

Maiores de 23

As provas específicas de cada curso depende de instituição para instituição, pelo que não é possível generalizar cursos com as correspondentes provas específicas quando a disparidade é, por vezes, gritante. Obviamente que uma Engenharia não deverá requerer uma prova específica de Inglês, por...
  18. casodafruta

Escrita

Só o invocar da minha pessoa a esta discussão prosódica faz com que ela seja uma recompensa em si mesma. 😉
  19. casodafruta

Diário do Estudante 2020/2021

Afastam, provavelmente, as pessoas que não importam. Sei que se pode tornar solitário mas é, provavelmente, a melhor solução para a tua protecção e segurança (incluindo a psicológica). Eu creio que a pandemia possa ter exposto muito do que já era latente. Como dizes, a ansiedade assolou a nossa...
  20. casodafruta

Diário do Estudante 2020/2021

À medida que nos tornamos adultos, também deixamos cair um pouco da nossa ingenuidade e passamos a tomar um atitude mais defensiva perante os outros. E, muitas das vezes, nessa defesa, também pensamos demasiado na intenção da acção e na sua benevolência ou malevolência. Contudo, e mesmo...