Resultados da pesquisa

1. R

Validade dos exames

Boa noite! Tenho uma questão sobre a validade dos exames nacionais. Eu realizei os exames do 12 ano em 2019, tendo estes 2 anos de validade. Queria então ter a certeza se eles se mantêm válidos este ano ou não, visto que várias pessoas me dizem que já se encontram fora do prazo tanto como me...
  2. R

Questão ensino superior

Olá Carla. Pelo que tenho conhecimento, pelo menos no Norte, a Lusíada tem uma melhor reputação do que a Lusófona. Tudo também depende de que curso estejas a pensar te candidatar. Falam-me muito melhor sobre a Lusíada, apesar da sua exigência e certas “injustiças” (que acabam por acontecer em...
  3. R

Não sei como mudar de curso

Olá Joana! Tu podes concorrer através da mudança de curso/instituição para as universidades que quiseres, seja curso ou faculdade. No entanto, cada candidatura tem um custo. Não tenho grande conhecimento sobre cursos, mas pensei logo em Línguas, Literaturas e Culturas. Espero que alguém te...
  4. R

Não sei como mudar de curso

Olá! Consegues encontrar as informações no site das universidades que queres. Por exemplo, na UL Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso // e no ISCTE Mudança de par instituição/curso Não sei se já se iniciaram as fases para concorreres, mas normalmente começam em Maio. Quanto a se...
  5. R

Dúvidas sobre a documentação

Olá! Muito obrigada pela ajuda, já estou esclarecia 😊😊
  6. R

Dúvidas sobre a documentação

Olá! Eu vou mudar de instituição/curso e com as primeiras fases a se avizinhar, gostaria já de organizar todos os documentos necessários para tal. A verdade é que não faço ideia de onde/como os “pedir”. Sei que tenho que pedir alguns documentos à minha universidade atual, no entanto, não sei se...
  7. R

Mudança de curso e instituição

Podes-te candidatar quantas vezes quiseres, no entanto, tens que pagar. Mas sim, podes! 😊
  8. R

Mudança de curso e instituição

Olá! Mesmo que te candidates à mudança de curso/instituição podes continuar no mesmo curso que estás atualmente e mesmo que sejas colocada, penso que ainda ficas matriculada no teu curso (pelo menos até te matriculares no curso em que te candidataste e foste colocada). Penso que seja assim.
  9. R

Mudança par instituição curso

Olá Beatriz, eu estou +/- na mesma posição que tu, portanto vou tentar te ajudar com o máximo que conseguir. Eu neste momento estou num curso em que perdi todo o interesse que tinha. Estou também a ponderar mudar de curso/instituição e se tudo correr bem, posso conseguir. Eu compreendo o teu...
  10. R

Línguas e Relações Empresariais

Nao me lembro muito bem, mas creio que sejam cargos como tradução, ensino e consulado.
  11. R

Em todas as línguas tens apresentações. Provas orais também. Apresentações podem ser sozinho ou em grupo. Mas sim, em todas tens. Se escolheres fazer exame, tens a prova escrita e a prova oral. Mandarim por exemplo, a prova escrita e a prova oral valem o mesmo, se não estou em erro. Existe uma...
  12. R

Não posso prever muito sobre as médias este ano. Como os exames no ano passado foram mais fáceis, as médias subiram. Mas sim, provavelmente este ano vão ficar mais estabilizadas. No entanto, prepara-te bem para os exames, porque nunca se sabe 😉 Quase todas as línguas são direcionadas à tradução...
  13. R

Sou de Direito e quero Medicina

Olá Ana. Eu não estudo nem direito nem medicina, no entanto, gostaria de te tentar ajudar. Se é um sonho para ti Medicina, eu encorajo-te a lutares por ele. Se tens a certeza que é isso que queres para o teu futuro e que não te importavas de todo de largar o curso de Direito, porque não? Não sei...
  14. R

Relações Internacionais

Olá a todos. Eu estou interessada em RI, mas gostaria de saber se é possível com o curso fazer carreira em algo direcionado mais para direito, como advocacia. Existe em RI alguma possibilidade de seguir um caminho para cargos de Direito sem ter que ingressar nesse curso? Pergunto isto porque...
  15. R

Direito

Olá Ana. Provavelmente vai soar um pouco do nada, mas como reparei que estás na Lusíada do Porto, e eu estou interessada em frequentar para o ano, tinha algumas questões. Gostaria de saber como é a universidade, os professores, o ambiente... Eu estou interessa em RI, não sei se conheces alguém...
  16. R

Eu gosto muito de mandarim, desde muito nova tenho interesse pela cultura chinesa e pela língua, que acho uma das mais bonitas e também importante hoje em dia. Portanto, no início amei. Depois veio a complicar-se, no entanto, é totalmente normal, também porque a dificuldade vai aumentando e...
  17. R

Dúvidas

Olaaa! Agradeço imenso, eu adoro o curso de RI, pena não ter média suficiente para a UP ): Eu já tentei encontrar resposta a isso, mas apenas vejo que podem estudantes com licenciatura em direito e cursos similares, não sei se RI faz parte, apesar de ter algumas cadeiras de direito
  18. R

Mestrados em RI e Criminologia

Boa noite. Alguém me pode dizer que mestrados posso tirar com o curso de Relações internacionais e/ou Criminologia Obrigada!
  19. R

Dúvidas

Obrigada pela resposta! Fico triste, já que não pretendo seguir direito, mas faz todo o sentido.
  20. R

A universidade de Aveiro é excelente. Ser ser inglês, qual língua escolheres (tens mais duas opções como deves saber) começas do 0. O início é fácil, se tiveres atenta claro 😅 no entanto, requer algum esforço e atenção, ao longo do curso a dificuldade vai aumentar. Não tens que ter medo, o...