Resultados da pesquisa

1. Porungda

Iniciação da vida profissional

Olá. Não estou muito a par da situação em turismo em específico, no entanto, regra geral, caso queiras leccionar no Secundário, precisas de um mestrado em Ensino ou algo equivalente na área inserida. Para dar aulas no superior, varia um pouco, mas, geralmente, necessitas de ser doutorada na...
  2. Porungda

Falha na Segmentação (core dump)

Olá. Tenho algum histórico em programação. Pelo que descreves, provavelmente estarás a alocar memória em secções de memória "ocupadas", ou seja, estás a criar o pointer e, por algum motivo, ele referencia memória fora do alcance do programa. Acho que refazer o código não seria má ideia, os...
  3. Porungda

Realizei o exame nacional em 2020, entrei na faculdade mas acabei por desistir do curso. Para voltar a candidatar-me só preciso da ficha ENES?(+)

Se o exame ainda estiver válido, sim, poderás utilizar, no entanto, o da 2ª fase só pode ser usado na 2ª ou 3ª fases. Neste caso, creio que já não seja válido o exame, por isso, terás de realizar novo exame caso uses o CNAES.
  4. Porungda

Tirei licenciatura em Gestão, será que devo entrar no mestrado de Engenharia e Gestão Industrial?

O ter "bases de engenharia" é muito subjetivo. Existem engenharias com poucas ou quase nenhumas cadeiras a ver com outras engenharias. Geralmente o mínimo comum é o Cálculo/Análise + Física, de resto, o curso pode focar-se em áreas completamente díspares das outras engenharias. Do tempo que...
  5. Porungda

O que colocar na metodologia de um trabalho?

Olá. Não estou por dentro do projeto, mas geralmente, nessa secção, elaboras sobre os metodos que tu utilizaste para chegar ao fim planeado. Por exemplo, se aplicas um plano de vacinação para testar efeitos a longo prazo nos pacientes, aí falas que a metodologia é a administração das mesmas...
  6. Porungda

Provas de biologia M23 - IPCB

Olá. Infelizmente não te posso facultar informações nem provas. No entanto, posso dizer que vários politécnicos, e até universidades, ocultam os exames de anos anteriores. Provavelmente fazem isto para as pessoas não "marrarem" com o exame anterior, só para no ano seguinte apanharem uma...
  7. Porungda

Fórmula de acesso 2025/2026

Olá. Esses vários métodos alteram bastante a média por muitos motivos. Alguns contam Educação Física para cursos fora da área do Desporto. Outros, contam disciplinas até agora suprimidas como o exemplo da Área de Projeto. Outros, tinham peso final da nota do exame nacional, coisa que não tem...
  8. Porungda

No Exame de Inglês, posso escolher a pessoa que vou fazer a parte da oralidade?

Olá. A prova oral poderá ser a pares ou individual, regra geral, a dupla, é escolhida aleatoriamente. No meu caso, a dupla foi feita com uma rapariga a aguardar numa sala de espera diferente da minha. Os examinadores não te prejudicarão caso a dupla contenha um elemento "fraco". Foca-te na tua...
  9. Porungda

Calculadora

Se não me equivoco, desde que utilizes em modo de exame e não tenha CAS (que não tem) poderá ser usada em exame.
  10. Porungda

Com que nível de inglês se acaba o secundário (Ciências e Tecnologias)

Olá. O planificado é os alunos terminarem o Secundário com Inglês a B2 ou B2+ (este último, caso optem pelo Inglês de 12º). No entanto, como a Ariana disse, muitos ficam no alcance de A2 até B2. O exame nacional visa avaliar o B2. Em cursos de línguas no ensino superior, o nível de entrada...
  11. Porungda

Olá, alguem pode me ajudar? (Geometria Descritiva A EXAME)

Não estou 100% a par da legislação, mas acho que os exames obrigatórios para concluir a disciplina só virão daqui a 2 anos (alguém me corrija caso esteja equivocado). Se assim for, deverás poder concluir a disciplina pela avaliação contínua. Caso o exame já seja obrigatório no teu caso, terás de...
  12. Porungda

Infelizmente, é a única opção caso te mantenhas em Artes Visuais. Eu fiz GD A, e posso dizer que se precisares de muita ajuda, tenta procurar o livro de exames da Maria João Muller. Se mesmo assim precisares de algum apoio teórico mais forte, o livro de Santa Rita é muito bom.
  13. Porungda

Se estiveres em GD A, podes mudar a disciplina para Mat B e fazer como interno ou aluno externo (neste último caso, o exame vale 100%). A outra alternativa seria mudares as específicas e mudando assim de curso, por exemplo, mudas para Ciências, terás que fazer Mat A e BG A, FQ A ou GD A. Claro...
  14. Porungda

Se queres concluir Artes Visuais, terás de fazer 2 das bienais de Artes Visuais, sendo HCA, GDA ou MAT B. Não sei se existe alternativa sem mudar por completo o plano de estudos (tendo assim de fazer as 3 específicas de outro curso).
  15. Porungda

UMA - Temos ferias de Carnaval ou é só o feriado de Terça?

Olá. Pelo que vejo online, só terão acesso ao feriado de terça-feira, de resto, as aulas prosseguem normalmente.
  16. Porungda

Exames para 2023- questão

Os exames nacionais para conclusão do Secundário só retornará daqui a 2 anos lectivos. De momento, só necessitam dos exames como Prova de Ingresso. Quem já concluíu o Secundário não terá de realizar exames obrigatórios, porque o Secundário foi concluído nas normas da altura (com exames...
  17. Porungda

Mitos na literatura

Já ouvi falar muito bem do "Canto de Aquiles", livro este que se centra muito na mitologia Grega.
  18. Porungda

Melhoria da nota interna de Inglês

Olá. O que está escrito, como o @Edgar H referiu, é que o exame nacional conta como prova de equivalência à frequência. Sendo assim, a tua nota do exame substituirá a nota da disciplina caso esta seja superior (se estou a interpretar corretamente).
  19. Porungda

exames 22-23

Olá. Pelo que dás a entender, deves ter dado os programas mais recentes de ambas as disciplinas. Neste caso, acho que consegues ainda estudar para ambos os exames e obter uma boa classificação caso te esforces corretamente. Boa sorte antes de mais. E espero que consigas o teu objetivo!
  20. Porungda

Tatuagens

Creio que não existam problemas, o que me surge à priori como impeditivo talvez sejam os piercings caso trabalhes em radiologia ou algo semelhante, de resto, parece-me inócuo.