Resultados da pesquisa

1. A

Exame Nacional Física e Química A 715 2021

Hm, eu li a velocidade v(1.0s)=4.4 m/s... Na minha opinião não está muito claro na própria figura, mas essa com o IAVE não pega 😅
  2. A

Exame Nacional Física e Química A 715 2021

Também acho que a pergunta 9.2 (e consequentemente da interpretação desta a 9.3) podia induzir em erro. Fazendo a derivada da velocidade no intervalo [1.0;1.5]s, tem-se a = -4.8 m/s2, num referencial com origem em B e sentido BC. Para além disso, só seria relevante o ângulo descrito no...
  3. A

Exame Nacional de Biologia e Geologia 702 2021

Olá! As barragens entram no tópico da "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento", mais propriamente das bacias hidrográficas (carga sedimentar a montante, maior erosão a jusante, etc.), que não consta das aprendizagens essenciais.
  4. A

Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Olá! Alguém podia explicar porque está certa a alínea D nesta pergunta em vez da C? É da época especial de 2014. Não terás se calhar visto mal as ordenadas no gráfico? Cada traço corresponde a 0.04*10^-4.
  5. A

Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Sim, as ondas P que chegam à zona a vermelho sofreram refração, na descontinuidade de Gutenberg, na de Wiechert-Lehman, ou em ambas, não chegando ondas que se tenham propagado unicamente pelo manto. Na zona de sombra, não chegam ondas P que se tenham propagado de qualquer destas formas; as ondas...
  6. A

A respiração aeróbia não apareceu nos eucariontes!! A hipótese endossimbiótica estabelece que a origem das células eucarióticas está na integração, por arqueobactérias (bactérias extremófilas) de grandes dimensões, heterotróficas, de procariontes de menores dimensões, descendentes das...
  7. A

Quanto à 18 acho que bate certo com o que eu disse. Quanto à 11, na verdade (e até saiu já num exame de BG) o que provocou a extinção dos dinossauros terá sido não o arrefecimento global propiciado por acumulação de cinzas na atmosfera, que se terão dissipado rapidamente, mas a acumulação de...
  8. A

Olá! Quanto à 11 a teoria mais aceite é a de que um impacte meteorítico - geosfera - provocou a libertação de grande quantidade de cinzas (na verdade ácido sulfúrico na estratosfera) na atmosfera que acabou por aumentar drasticamente o albedo da Terra, impedindo que a radiação solar chegasse à...
  9. A

Os únicos critérios de classificação no Whittaker modificado são o tipo de célula, nível de organização celular, modo de nutrição e interações nos ecossistemas. Uma vez que nenhuma das outras opções incide sobre estes aspetos, a única resposta certa só pode ser a D.
  10. A

Boa tarde! Alguém conseguia dizer o porquê de ser a B em vez da A? Tem a ver com a pouca independência entre os meios intra e extracorporal? Obrigado!
  11. A

Exames FQ/Mat - Itens de resposta extensa

Boa noite! Vou fazer os exames de FQ-A e Mat-A nas próximas semanas e estou com algumas dúvidas relativamente ao detalhe que temos de usar nas respostas a este tipo de itens, isto é, se é necessário escrever uma "mini-composição" sobre como chegámos a uma dada fórmula, ou o que significam dadas...
  12. A

Nota candidatura ao ensino superior com exames 17/18

Boa tarde! Conclui o secundário no ano letivo 17/18 com uma nota interna de 17 e de exame 15 na disciplina de português. Para efeitos de candidatura ao ensino superior este ano a classificação nesta disciplina será de 16, ou 17 visto que não é prova de ingresso ao curso que vou concorrer...
  13. A

Média secundário como autoproposto

Olá! Estou atualmente inscrito num curso de ensino superior mas pretendo mudar para um curso noutra faculdade. Como as provas de ingresso expiraram, terei de as repetir este ano como externo. Neste caso como se processa a média final do secundário? Fica a mesma de quando o concluí, ou seja os...