Resultados da pesquisa

1. proletario

Engenharia Física

Para efeitos de admissão na ordem dos engenheiros, o currículo é analisado por um júri penso eu, que te coloca numa dada especialidade ("colégio") da ordem (consoante o currículo). Para além disso é necessário fazer um estágio penso eu. Existe uma lista indicativa dos vários cursos de engenharia...
  2. proletario

Engenharia quimica vs quimica

Assim de repente, parece-me que química é a química propriamente dita, e química tecnológica é uma espécie de ponte entre a química e a engenharia química. Mas só vendo os planos de estudos, que podes ver em cada um destes links, na secção "Plano de Estudos", do lado direito: FenixEdu™ FenixEdu™
  3. proletario

Bioquimica vs Engenharia Biomédica

Depende muito de universidade para universidade, porque cada uma tem um plano de estudos diferente. E dentre de cada curso pode haver ou não diferentes percursos que podem ter mais ou menos a ver com a engenharia genética. Aconselhava-te a ver os planos de estudos desses cursos em várias...
  4. proletario

Discussões político-sócio-económicas

Isto parece-me uma grande ideia. Gostava imenso de me juntar a isso também. Eu, por coincidência, tenho pensado nos últimos em criar um blog a partilhar os meus pensamentos sobre alguns temas da sociedade e da actualidade (aliás até já o criei, mas tem apenas um post). Não sei bem o que têm em...
  5. proletario

Bioquímica vs Engenharia Biológica vs Engenharia Química vs Engenharia Biomédica vs Química

Como pareces gostar mais da teoria e de aprender o porquê das coisas, diria à primeira vista para escolher uma ciência pura, como física/química/bioquímica etc. No entanto, se escolheres uma engenharia (química, física, biológica, etc.) podes sempre ao fim dos primeiros três anos concorrer a um...
  6. proletario

IST Engenharia Química - Instituto Superior Técnico

E sou de engenharia química no IST, e vou responder às perguntas que sei ou que ainda não foram respondidas: 2- O curso está direccionado para a vertente industrial (dimensionar e supervisionar operações unitárias/ equipamentos em indústrias. Mas é perfeitamente possível enveredar pela vertente...
  7. proletario

IST Que engenharia escolher?

Na minha opinião as engenharias mais abrangentes são a engenharia mecânica e a engenharia química. São engenharias que permitem, posteriormente, enveredar por uma série de caminhos nas mais variadas áreas (embora até certo ponto as outras engenharias também o permitam). Ambas têm várias...
  8. proletario

Praxe - sim ou não?

Eu não percebo nada de praxes e nunca participei em nenhuma, mas uma coisa de que tenho a certeza é de que não podes ser obrigada a fazer nada; o que é que eles vão fazer se não fizeres o que eles mandam? Chamar a polícia? Essas comissões de praxe não têm autoridade nenhuma, só se deixa mandar...
  9. proletario

Engenharia Química

Esses dois cursos são semelhantes, para os escolheres convenientemente deves analisar com cuidado os planos de estudos e ver o que se adequa mais aos teus objectivos. Nenhum desses cursos é mais adequado ou mais atraente para as empresas a priori. Se o teu objectivo é trabalhar na transformação...
  10. proletario

Engenharia - Qual escolher?

Em relação a eng. química não há muito a recear em termos de perspectivas de emprego, materiais não conheço tão bem mas também não me parece que haja problemas. Neste tipo de cursos (engenharias nas principais universidades públicas), a questão da "empregabilidade" não deve ser um grande factor...
  11. proletario

A química estuda as interacções entre átomos a nível de ligação química e o porquê das reacções acontecerem. Num curso de química tipicamente estudas química orgânica, inorgânica, bioquímica, soluções aquosas, cinética, ligação química, catálise, etc, para além de muitos laboratórios...
  12. proletario

Não há problema em não ter feito química no 12º. Eu fiz, mas é quase como se não tivesse feito (o professor tinha alguns problemas e faltava a muitas aulas, os testes eram uma treta, enfim), e não tive problemas. As bases dá-se outra vez nas primeiras aulas do 1º ano, a química que se dá é à...
  13. proletario

Olá, Engenharia química lida essencialmente com projectar, manter e controlar instalações industriais que lidam com processos de transformação de matérias-primas. Por exemplo, supervisionar com recurso a computador um processo em tempo real, dimensionar permutadores, reactores, etc. num...
  14. proletario

ISAUL Instituto Superior de Agronomia

Boa tarde, Há aqui alguém do curso de Engenharia Agronómica que me possa esclarecer uma dúvida? É o seguinte, eu estou a ponderar fazer a disciplina de "nutrição vegetal, fertilidade do solo e fertilização" no 2º semestre como aluno externo. A dúvida que eu tenho é se é realista/praticável fazer...
  15. proletario

Engenharia Química e Bioquímica

Sim. Podes ir por essa área, mais para o fim do curso, escolhendo disciplinas opcionais ou fazendo um mestrado em química/bioquímica coisas do género. Mas o curso de eng. química em si está mais vocacionado para a engenharia. Em qualquer engenharia vais ter uma carga considerável de física e...
  16. proletario

Sugeria que ponderasses também engenharia biológica, o desenho de máquinas não é a base do curso. Mas uma parte muito importante é a parte de dimensionamento de equipamentos e o projecto de sistemas industriais, se calhar também não te interessa muito, para além de a maior parte do curso não ser...
  17. proletario

Ciências Farmacêuticas/Engenharia Quimica/Biotecnologia/Bioquimica

Depende. Para trabalhar no desenvolvimento de medicamentos, ou em análises laboratoriais envolvendo os mesmos, ciências farmacêuticas. Tem mais química e biologia. Para coordenar, optimizar e resolver problemas relacionados com processos industriais de produção de medicamentos, engenharia...
  18. proletario

IST Instituto Superior Técnico

Podes pedir equivalências na mesma.
  19. proletario

Tens de te inscrever primeiro nas disciplinas do 1º ano, e para além das do 1º ano que te faltam, podes inscrever-te nas disciplinas de 2º ano, desde que o total de disciplinas (1º e 2º ano) não ultrapasse 40,5 ECTS em cada semestre. No caso de não te poderes inscrever numa disciplina de 1º ano...
  20. proletario

Mesmo que não conheças no dia das matrículas o tutor ele envia-te eventualmente um email (para o teu email do IST, que será criado durante a inscrição, ou para o email pessoal que indicaste) para marcar uma reunião (normalmente juntamente com outros tutorandos). Eu não fui às palestras da tarde...