Resultados da pesquisa

1. nymeria

Diário do Estudante 2022/2023

Feliz 2024 a todos! Que seja igual ou melhor do que 2023. Aprendi tanto no último ano, e vivi tantas coisas incríveis. Não sei o que o próximo ano me reserva - parte do meu futuro pode ser decidido ainda hoje, dependendo do resultado de uma candidatura a mestrado -, mas quero aprender ainda...
  2. nymeria

Senha da DGES não funciona

Olá! Primeiro de tudo, muitos parabéns por teres entrado! E, segundo, fico feliz que conseguiste resolver o problema. Vou deixar na mesma aqui a resposta, uma vez que outras pessoas podem estar na mesma dificuldade e precisar de ajuda. Nós tentámos várias passes, e tentámos recuperá-la também...
  3. nymeria

Senha da DGES não funciona

Olá, Estou atualmente a ajudar caloiros no processo de matrícula, e surgiu um caso que nunca vi antes – a pessoa está a tentar entrar no portal de matrícula (Universidade do Porto, se ajudar) com a senha que lhe foi enviada no email da colocação, mas ela não funciona. Já tentou outras senhas...
  4. nymeria

Qual o melhor curso para seguir carreira diplomática?

Olá novamente! Não tens de agradecer :) E não incomodas, de todo. Estamos cá para isso! No que diz respeito às provas de línguas: a) A do domínio do português tende a ser muito voltada para interpretação de textos e deteção de incorreções (muitas vezes, de erros que até são bastante comuns)...
  5. nymeria

Diário do Estudante 2022/2023

Parece que ainda ontem estava a embalar roupas e a ir ao IKEA comprar copos para morar sozinha pela primeira vez. Parece que ainda ontem sonhava com o Erasmus, e hoje estou a procurar casas para a minha mobilidade na Alemanha. E, de repente, já sou finalista da minha licenciatura *screaming...
  6. nymeria

Qual o melhor curso para seguir carreira diplomática?

Olá! Sou estudante de Línguas e Relações Internacionais (agora finalista) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Também tenho interesse na carreira diplomática, por isso, vou focar-me em dizer-te o que sei sobre o acesso. Todas as informações podes encontrar no Portal Diplomático. O...
  7. nymeria

Relações Internacionais: UM ou UP?

Olá, de nada! É uma crítica que se ouve bastante. Pessoalmente, eu gosto – e acho as línguas uma componente essencial da área, especialmente se tiveres interesse em trabalhar fora mais tarde. Além do mais, abrem mais uma porta no que diz respeito a mestrados. No entanto, é algo muito pessoal, e...
  8. nymeria

cometi um erro e nao faço ideia do que fazer

Tens duas opções: recomeçar o 10.° do zero e seguir a partir daí, ou dar tudo o que tens nos próximos dois anos. Tive um colega que recomeçou o 10.° também porque não se sentia feliz com a média alcançada, e não foi um ano perdido – apenas um investimento. Pensa em quais são as melhores opções...
  9. nymeria

Relações Internacioanais

Olá, Mariana! Sou atualmente estudante do 2.º ano de Línguas e Relações Internacionais na FLUP. Não sei se é uma das opções que estás a considerar, dado que o curso engloba também a vertente das línguas – mas posso falar-te um pouco sobre a minha experiência enquanto estudante de RI, e...
  10. nymeria

Relações Internacionais: UM ou UP?

Olá! Sou atualmente estudante do 2.º ano de LRI na FLUP. Não sei se viste, mas o nosso plano de estudos sofreu recentemente uma reestruturação; pessoalmente, creio que foi para o melhor, uma vez que se tornou um curso ligeiramente mais voltado para RI. Se o teu plano era fazer dupla...
  11. nymeria

Erasmus 3° ano

Pelo que sei, a nível de equivalências vai depender da universidade que escolheres para o programa. Algumas são mais fáceis de consolidar, outras menos. Recomendo-te procurar testemunhos anteriores e marcar numa reunião nos Serviços de Relações Internacionais da tua faculdade, para ter a certeza...
  12. nymeria

Margem da média

olá! a verdade é que as médias são imprevisíveis. acho que a tua margem é boa, e não acredito que a média de LRI suba assim tanto novamente. suponho que é esperar e ver… mas não fiques com ansiedade, prometo que não vale a pena! muita força e boa sorte. espero ver-te entre os caloiros no próximo...
  13. nymeria

FLUP Matrícula FLUP

olá! sobre as vertentes de LA não te posso dizer muito, uma vez que sou estudante de LRI. quanto aos horários, acho que funciona da mesma forma que nós; uma vez que temos UCs em comum com outros cursos, temos de nos inscrever em turmas no início de cada semestre. como é que isso funciona...
  14. nymeria

FLUP Faculdade de Letras da Universidade do Porto

o problema maior não é o pessoal alimentá-las voluntariamente… em geral, ninguém gosta delas :’) o problema é que elas são donas do sítio e já aconteceu arrancarem a comida da mão de algumas pessoas. não te vou mentir e dizer que acontece toooodos os dias. mas é uma coisa ligeiramente frequente...
  15. nymeria

FLUP Faculdade de Letras da Universidade do Porto

bom dia, elas são as donas da FLUP. não temos outro remédio senão aceitar que elas vão roubar a nossa comida na esplanada ou, pelo menos, orbitar à nossa volta enquanto estamos a comer na esperança de conseguirem um pedacinho.
  16. nymeria

Desistir de medicina e mudar de curso na 3ª fase?

não é, de facto, uma decisão fácil. sobre a medicina: todas as pessoas com quem falei que entraram pelo mesmo motivo que tu (o contacto com as pessoas) dizem que o curso não é nada o que imaginam até ao início dos estágios e das práticas. aí sim, percebem que é o que sempre quiseram. pelo que...
  17. nymeria

Exame de Físico-química

1. gráficos, tabelas, etc. mas a maioria das coisas vais ter sempre de passar a caneta, a menos que te digam expressamente no enunciado que podes deixar a lápis. 2. sinceramente, não sei dizer com certeza. depende muito do que calhar. tenta pedir uma emprestada para trabalhar. quase sempre é...
  18. nymeria

UPorto Matrículas U Porto 2021/22

same! só uma pergunta… como tiramos o recibo, sabes? quando tento ver o comprovativo de pagamentos, está protegido por password – tentei a mesma que tenho no Sigarra mas não vai (na FLUP)… 1632783068 e uma dúvida de um amigo… alguém na FCUP a ter problemas a visualizar o horário? será normal?
  19. nymeria

CALOIROS 2021/2022 FLUP

yeah! vai à dm!
  20. nymeria

Caloiros Ciências Farmacêuticas 2021/22

olá! alguém que tenha entrado em Lisboa (FFUL) me sabe dizer quando começam as aulas para o pessoal do primeiro ano? tenho um amigo que entrou mas não encontra informação em lado nenhum!