Resultados da pesquisa

1. Kat9878

Testes na Faculdade

No departamento de informática não sei como são as avaliações ao certo, não conheço muita gente de lá e acabamos por só nos ver pelos corredores da faculdade. Mas presumo que, para além dos projetos feitos ao longo do semestre (não tenho ideia da periodicidade), tenham exames finais à grande...
  2. Kat9878

Testes na Faculdade

Exato, e isto aplica-se a vários cursos. Por exemplo, eu neste momento tenho 5 cadeiras e cada uma leva laboratórios, ou seja, tenho 5 trabalhos para fazer quase todas as semanas! Uma das cadeiras envolve programação e até lhe acho piada, mas se me pedissem para fazer aquilo o resto da vida...
  3. Kat9878

Testes na Faculdade

Estás a pensar ir para que faculdade? É que os métodos de avaliação podem variar bastante em função da instituição que frequentas!
  4. Kat9878

Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

Se anulares a matrícula não podes completar os 36 ECTS, logo não podes ter a bolsa no ano letivo seguinte. Tens de completar esse número mínimo de créditos para poderes renovar a bolsa! Imagino que seja muito chato não gostar do curso e ainda ter de fazer cadeiras que não chamam por nós, mas...
  5. Kat9878

Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

Olá! Do que eu sei e estive a ler por alto, desde que tenhas os tais 36 ECTS mínimos podes mudar de mestrado e manter a bolsa no próximo ano letivo. Tinhas bolsa durante a licenciatura? Se sim, então não poderás ter direito à bolsa se fores para uma licenciatura. Se as tuas condições não se...
  6. Kat9878

Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Recebeste o email da DGES a avisar que o montante foi transferido? Então hás de o receber na tua conta amanhã, pois o dinheiro só entra no dia útil seguinte, geralmente. Também recebi o email hoje e raras são as vezes em que o dinheiro aparece logo.
  7. Kat9878

No meu caso foram menos de 24h, mas depende muito.
  8. Kat9878

O meu processo também está assim desde outubro e, inclusive, no fenix não me aparece o estatuto de bolseira, nem que eu tinha pedido a renovação para este ano letivo. Disseram-te que só quando todas as candidaturas fossem analisadas é que o "problema" desaparecia?
  9. Kat9878

A bolsa do ano letivo 2018/2019 é sempre referente aos dados de 2017, portanto não tens de te preocupar com os de 2018! Apenas interessam os gastos médios mensais de 2017, os de 2018 serão requeridos para a renovação da bolsa do próximo ano letivo. 1547411195 Sim, quando mencionei os créditos...
  10. Kat9878

Se já ela foi diretamente aos SASUL e mesmo assim não lhe deram resposta, é porque ainda estão a analisar o caso dela. Por outro lado, se aparece que "aguarda informação académica" então o entrave é a faculdade, que até agora ainda não informou os SAS se cumpre ou não o mínimo de créditos...
  11. Kat9878

Não te retiram a bolsa porque a informação de teres ou não os 36ECTS só "chega" aos SAS aquando da renovação/pedido da bolsa, ou seja, antes do ano letivo seguinte àquele que estavas a frequentar começar. Até lá, recebes o valor que te atribuíram. A questão de ficares sem bolsa a qualquer...
  12. Kat9878

Perdes a bolsa apenas no ano letivo seguinte se não atingires o mínimo de 36ECTS. Se no ano em que perdes a bolsa conseguires ter o número de créditos mínimo, podes, no fim desse ano letivo, pedir novamente a bolsa de estudo.
  13. Kat9878

No meu caso, costumo receber as transferências entre os dias 21-24 de cada mês. Como recebeste a resposta recentemente, é possível que recebas em breve o pagamento de todos os meses em atrasos de uma só vez.
  14. Kat9878

Música Erudita

Concordo perfeitamente! Eu não sabia como funcionava um órgão de tubos e fiquei encantada! E, @Samukas, a ver o vídeo da Tocatta de Bach que deixaste estou pasmada, eu já me atrapalho a usar os pedais do piano, quanto mais a usar os pés para tocar parte da peça, é realmente impressionante...
  15. Kat9878

Caso te seja negada a renovação da bolsa, podes reclamar com a mesma justificação que aqui deste. Dependendo do valor em causa, pode não ser significativo para os SAS, mas nunca se sabe até se aguardar um diferimento.
  16. Kat9878

Importância da universidade no currículo

Ora essa! :smile: Por acaso é das coisas que mais aprecio na faculdade! É super tranquila, ninguém te chateia e as pessoas são, na sua esmagadora maioria, simpáticas (refiro-me a funcionários, professores e alunos!). Lembro-me que nos primeiros dias andava meia perdida e perguntava orientações a...
  17. Kat9878

Importância da universidade no currículo

Eu estudo na FCUL e tenho colegas do departamento de informática mas infelizmente conheço mais pessoas de Tecnologias de Informação do que de Engenharia Informática, e, apesar de não ter grandes pormenores para te dar, espero poder ajudar-te! Do que eu sei, o curso de EI na FCUL é bom: tens...
  18. Kat9878

Candidatura Online

Sim, podes
  19. Kat9878

Descontos nos transpotes públicos

Olá! Entretanto já dever ter tido a resposta da que precisavas, mas esclareço-te à mesma: qualquer documento deve estar devidamente autenticado para que seja válido. Se o documento que foste buscar ao site da tua faculdade já tinha a autenticação digital, ótimo, só tens de a entregar; se vem...
  20. Kat9878

Renovação da Bolsa

Sim, em princípio ao mandares o email à dges fica tudo resolvido, mas se já estás efetivamente colocada numa faculdade deves dirigir-se logo aos SAS, já que são eles que avaliam os processos.