Resultados da pesquisa

1. F

Nível de exigência

Não sei se varia muito mas acredito que deve variar alguma coisa pelo menos. Unidades Curriculares diferentes ou estruturadas de forma diferente, professores diferentes, exames/frequências/trabalhos diferentes ou com diferentes níveis de exigência. Deve ser difícil quantificar ou qualificar o...
  2. F

Preferência regional na ESEL?

Olá! A ESEL não tem preferência regional. Esta informação pode ser consulta no guia de cursos da DGES (clica aqui), bem como no guia de candidatura.
  3. F

Melhores opções de cursos para quem gosta de biologia?

Olá @Sofia_af ! Só te consigo falar de enfermagem e de aquilo que vivenciei até agora (estou no 2º ano, e ainda não tive ensinos clínicos, aka estágios). Daquilo que li do teu post e da interpretação que fiz parece-me que és uma pessoa mais interessada na área de laboratório? Digo isto por teres...
  4. F

Politécnicos vs Universidades?

No caso de ciências da nutrição e dietética e nutrição não existe essa diferença que existe entre CF e Farmácia. Ambas vão dar ao mesmo, ou seja, nutricionista.
  5. F

UA Preferência regional

Olá! São abrangidos todos os cursos da Escola Superior de Saúde, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (há exceção de secretariado e comunicação empresarial). Já agora, este tipo de informação pode ser consultada aqui (guia de...
  6. F

Preferência regional

Eu diria o da DGES, mas não tenho certeza. Tanto o site do índice de cursos da DGES bem como o guia de candidatura de 2022 só referem Braga e Viana do Castelo. De qualquer forma podes sempre entrar em contacto com a instituição e esclarecer essa dúvida.
  7. F

ESEP Sobre o curso

Olá! Não consigo responder à maioria das questões porque não estudo na ESEP e também nunca estive em estágio, por isso não te consigo dizer o quão monótono é (ou não) o trabalho no dia a dia. Relativamente às saídas profissionais é mesmo a de enfermeiro e os locais de trabalho principais é os...
  8. F

ESEL ESEL

Olá Lara! Tens uma média muito boa, por isso diria para ficares tranquila. Em 2021 o último colocado da 1ªfase entrou com 16,06, e com isso duvido muito que suba 1,3 valores do ano passado para este ano. Em termos de horários tens 2 > o de manhã (8h-14h) e o de tarde (14h30-20h30). A principal...
  9. F

Atraso na inscrição nos Pré-Requisitos

Não há necessariamente uma data própria para o tirares, tens é que o ter preenchido na altura das matrículas. Aquilo que acontece é que algumas faculdades pedem que o documento não ultrapasse 1 mês (entre a data de emissão e data da realização da matrícula). Pelo que sei a FMUL é uma faculdade...
  10. F

Atraso na inscrição nos Pré-Requisitos

Olá @Bárbara Ramos. A fase de inscrição não se aplica ao pré-requisito A, aplica-se apenas aos pré-requisitos C, H, I, K, M, R, S e Z. No caso do pré-requisito A é uma declaração médica. Deves ir a um médico e o mesmo deve preencher o modelo...
  11. F

apagar

Olá! São os 69.70€ por mês durante os 10 meses (fazendo os 697€) para estudantes nacionais. Os 700€ por mês durante 10 meses (que dá os 7000€) são as propinas para estudantes internacionais.
  12. F

Validade dos exames nacionais

Olá. Sim, ainda podes usá-lo este ano.
  13. F

medias enfermagem

Olá @jpsantos2021 As médias de enfermagem subiram imenso devido às regras excecionais que foram aplicadas aos exames de 2020. Isto derivou, naturalmente, da pandemia e dos diversos confinamentos. Acontece que as medidas excecionais fizeram com que as médias dos exames subissem imenso (o exame de...
  14. F

Memes

Sounds like Black Fraude Friday to me 🤣
  15. F

Enfermagem numa universidade ou Politécnico??

Essa questão de física e química também pode variar conforme o plano de estudos de cada faculdade. Eu posso dizer-te que na minha (até então) não senti grande utilidade de física e química. Em geral, não deves ter grandes problemas com isso. Boa sorte com o ensino secundário!
  16. F

Diário do Estudante 2021/2022

Gostava de dizer o mesmo mas ainda tenho 3 frequências, 1 apresentação e 2 exames. Por enquanto está a correr bem, só não quero é ver a frequência que me aguarda no dia 31 :/
  17. F

Saídas Biologia e Geologia vs Geometria Descritiva?

Olá. Tens aqui o link para o guia de cursos da DGES, onde podes encontrar todos os cursos e as instituições que os lecionam, como também as respetivas provas de ingresso: Acesso ao Ensino Superior 2021 - Índices de Cursos (por curso e instituição) É perfeitamente normal ainda estares indeciso e...
  18. F

Thanks malta, vamos ver o que acontece com o passar dos dias 😄
  19. F

Já que está toda a gente a partilhar experiências de primeiro dia na faculdade, aqui vai a minha. :) Iniciei esta nova jornada com 1h30 de psicologia logo pelas 8h da manhã, a professora pareceu-me bastante simpática e teve a preocupação de perceber quem é que teve psicologia como opcional no...
  20. F

Enfermagem - Tirar especialidade

Olá. Eu não sei muito sobre o assunto (até porque acabei de entrar para o 1ºano da licenciatura 🙃 😬 ).Tudo o que mencionei nas mensagens acima foi por causa dos vários documentos que já li e encontrei na Ordem dos Enfermeiros, tanto em termos de acesso à profissão, como os regulamentos das...