Resultados da pesquisa

1. Rui Manuel

Comunicação sináptica 2018-06-05

Para quem quer saber como funciona de forma mais pormenorizada a comunicação sináptica. De acordo com o programa de biologia atual não é preciso saber para exame com este detalhe a comunicação sináptica, no entanto, para os mais interessados segue este documento, que mostra como funciona a...
  2. Rui Manuel

Potencial de ação 2018-06-05

Mnemónica para perceber como funciona o potencial de ação
  3. Rui Manuel

Exercícios de geologia que desenvolvem o raciocínio lógico da geologia 2018-06-05

Ficha com vários conceitos de geologia que desenvolvem o raciocínio lógico Proposta de resolução publicada no dia 05/06/2018
  4. Rui Manuel

NMS|FCM NOVA Medical School | Faculdade Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

Boa tarde! Em anatomia o estudo é feito em peças cadavéricas ou em moldes? Obrigado
  5. Rui Manuel

UBI Medicina - UBI

Boa tarde! Em anatomia o estudo é feito em peças cadavéricas ou em moldes? Obrigado
  6. Rui Manuel

Biologia e Geologia - Dúvidas, apontamentos e discussões

Eu diria que é verdadeira. Fui agora confirmar a um livro que tenho e também colocaram verdadeira. Confirma nas soluções ;)
  7. Rui Manuel

Nesse caso estás a realizar um processo de datação relativa, logo a idade determinada não é absoluta, mas sim relativamente a outra coisa, tendo em conta o princípio da identidade paleontológica, ou seja, rochas com o mesmo conteúdo fossilífero possuem a mesma idade relativa. No entanto, tens de...
  8. Rui Manuel

Reapreciação de Prova

Bom dia. A mim deram-me a fotocópia do exame de biologia na quinta feira e gostaria de fazer reapreciação da prova. Tenho até que data? 20 de Julho ou só até esta segunda feira (dia 17)? Obrigado
  9. Rui Manuel

Na última pergunta de desenvolvimento do exame eu escrevi: A exposição da célula a determinados tipos de radiação( como a UV) poderá promover a ocorrência de mutações durante a fase S em que ocorre a replicação semiconservativa da molécula de DNA. Assim, se isto acontecer forma-se uma molécula...
  10. Rui Manuel

Pessoal na primeira pergunta de desenvolvimento do exame eu escrevi isto: Os depósitos polimetálicos submarinos são ricos em compostos como o cobalto, níquel, telúrico, terras raras e sulfuretos. Estes depósitos são formados a profundidades relativamente elevadas, o que irá dificultar a sua...
  11. Rui Manuel

Penso que o elevado fluxo térmico nessa região seja explicado pela espessura reduzida da crusta oceânica, visto que estamos a falar de uma zona de limites divergentes, logo as rochas sofreram um estiramento. Sendo assim o calor das rochas do manto dissipa-se muito mais facilmente, daí o elevado...
  12. Rui Manuel

Sinceramente também acho que vou ter mal a sequência. Era super confusa. Nem percebi quando falavam de coluna de água
  13. Rui Manuel

Eu nem no rio falei, mas se calhar até tinha feito sentido. :o --- Post atualizado --- E a sequência do primeiro grupo? Que era aquilo? Apetecia-me atirar com ela pela janela. Ahaha
  14. Rui Manuel

Achei os grupos de geologia extremamente estupidos! A das grutas Andei a falar da meteorização química do calcário. Dissolução da cálcite pelas chuvas ácidas. Formação de fracturas que permitem a circulação da água ácida a profundidades cada vez maiores, possibilitando a dissolução de um maior...
  15. Rui Manuel

Só são águas juvenis se Forem o resultado de fenómenos de diferenciação magmatica. Porque a água também pode inflitrar-se por fracturas existentes nas rochas e entrar em contacto com rochas que estão perto da câmara magmatica, e portanto irá aquecer e dissolver os sais minerais, e ascender à...
  16. Rui Manuel

regulares? Nem todas as nascentes termais são consideradas fenómenos de vulcanismo residual. Existem nascentes termais, as de chaves, por exemplo, que nem estão em zonas vulcânicas. Ocorrem devido à infiltração de água da chuva em falhas e fracturas existentes nas rochas, o que permite a sua...
  17. Rui Manuel

A reprodução assexuada permite originar um elevado número de descendentes sem despêndio de elevadas quantidades de energia, ao contrário do que acontece com a reprodução sexuada. Logo se as condições são favoráveis os organismos querem é aumentar a quantidade de indivíduos na população, digamos...