Resultados da pesquisa

1. M

Bolsa de Estudo - Dúvidas gerais

Eu recebi a bolsa deste mês. Porém, dá-me a sensação de que se esqueceram que a aulas começaram em Setembro, porque até agora ainda não recebi nada dos meses anteriores.
  2. M

Inscrição nos exames nacionais 2017

Boa Tarde Davis, Podias manter-nos atualizados sobre esta notícia que se segue, por favor?: Conselho de Educação recomenda fim de nota mínima nos exames para acesso ao superior Eu não entendi bem, mas tudo está encaminhado para que essa recomendação seja aprovada em parlamento? Se sim, já...
  3. M

Português - Exame

O Olá Joana. Fiquei muito contente quando percebi que podias disponiblizar apontamentos. Eu estou um pouco na situação da JAS. Mas para mim o 9,5 no exame português garante a minha entrada onde quero. Inferior a isso não tenho hipóteses de entrar em lado nenhum. Podias ajudar-me por favor? É...
  4. M

Praxes e traje nos CSTESP

Depende da tua Instituição e normalmente é o Presidente da Associação Académica que define isso. Na minha escola isso não é possível, nem mesmo que nós peçamos. Entretanto já ouvi falar de 2 Politécnicos que permitem isso.
  5. M

IPG Instituto Politécnico da Guarda

Boas. Estou a estudar no IPG numa área diferente e não sou de Setúbal, mas acho que te posso ajudar. Em relação ao Desporto Universitário, tens imensas modalidades e os alunos de Desporto têm promoções especiais caso queiram candidatar-se a algum Desporto Universitário. Em relação à residência...
  6. M

Ensino Artístico e Profissional - Exames a realizar

Obrigado. Só tenho mais uma dúvida. O Curso Profissional terminou à 1 ano atrás. Por mais regras que este governo implemente para este ano, eu vou cingir-me sempre ás regras do ano passado, não é?
  7. M

Ensino Artístico e Profissional - Exames a realizar

Boa Noite, quero só confirmar uma informação. Imaginemos o seguinte caso: -Tive 16 Valores no fim do meu Curso Profissional. -Fui fazer o Exame de Português e tirei 9,5 Valores. -Fui fazer o Exame de Economia e tirei 5,5 Valores. -O curso superior que eu pretendo só me pede o exame nacional de...
  8. M

IPG Instituto Politécnico da Guarda

Comecei a estudar este ano no IPG também, mas no meu caso estou na ESTG. Mas se eu puder ajudar, podes dizer. :)
  9. M

Estratégias para estudar no ensino superior

Desculpa fazer estar pergunta... Com que finalidade utilizas os Post-Its, ou o que costumas lá apontar?
  10. M

CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Boa Tarde Davis. Mas existem exceções, certo? Digo isto porque li no Regulamento dos TESP que o presidente do estabelecimento tem a total liberdade para abrir mais vagas caso não sejam preenchidas pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Por exemplo: A Licenciatura em que quero...
  11. M

Tenho a mesma dúvida. Mas vão mesmo facilitar? Estão a dar a entender que quem fez os CTeSP já não vão ser dispensados das provas, mesmo que esteja estipulado isso. Eles podem alterar as "regras do jogo" desta forma? No site, está bem explicito que somos dispensados das provas. Eles não podem...
  12. M

Praxe depende muito. Para onde vais? Segundo informações que obtive de alunos do Estabelecimento de Ensino Superior que vou entrar este ano, no ano passado não houve, mas como os TESP estão a atrair cada vez mais alunos, estão a planear integrar os alunos dos TESP nas praxes. (Mas só ainda são...
  13. M

Obrigado. Isso foi quando? Agora em Setembro ou ainda foi em Agosto? E foste pedi-la aos Serviços Socias do teu Instituto em causa, não foi? É que eu cheguei apenas a pedi-la aos Serviços Administrativos que trataram da minha matrícula. Se calhar eu devia ir ao SAS. :\
  14. M

"Como funciona" a praxe

Em relação aos CETs estou interessado. Achas que me podias contar tudo o que sabes por favor? :) Sendo nós, turmas pequenas (pelo menos foi o que entendi pela lista de colocados que já vi), ficamos integrados com os cursos em regime de Licenciatura que se relacione com o nosso? E como nós...
  15. M

Obrigado, pela resposta. Sim coloquei, e a resposta que eles me deram foi para deixar o ano letivo começar e só entretanto isso, é que eles começam a tratar de tudo. Mas o problema surgiu quando cheguei a casa e percebi que as aulas começam dia 26 de Setembro. Acho que o limite de candidatura...
  16. M

Boa noite Davis, podia ajudar-me? Já fui colocado num TESP, mas estou cheio de dúvidas quanto à candidatura à Bolsa. No meu caso, processa-se também no site da DGES? Se sim, como obtenho o código de acesso? Eu não concorri pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, como é normal...
  17. M

Eu concorri por concurso instituicional (Ctesp). Não foi por Candidatura ao Cuncurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Por isso acabei por não receber a Palavra-Passe. Na outra questão eu perguntava-me quais eram. Eu considero: Não viver na mesma casa dos mesmo e não possuir bens...
  18. M

Primeiro eles pedem uma palavra-passe. Como obtenho? (Vou para o ensino superior fazer um CTesp) Segundo ponto: Se os meus pais se recusarem a pagar propinas serei eu a pagá-las. Vou alugar um quarto porque preciso de me deslocar. A partir de que ponto posso candidatar-me à Bolsa como sendo...
  19. M

Quando lá for no próximo mês vou levantar essa questão novamente. E como se processa isso?
  20. M

Eu não entendo... aqui toda a gente diz que podemos fazer logo candidatura à Bolsa mas no IPG disseram-me para deixar começar as aulas, e só no decorrer é que concorro à Bolsa. Wtf?? Alguém me pode ajudar?