Resultados da pesquisa

1. ricardob95

Tradução

Yup, São como qualquer outra cadeira de Prática de Tradução com a vantagem de poderes ter aulas de chinês a par do curso Os positivos são, a meu ver, a liberdade de escolha e uma mais ampla escolha de temas a estudar, como a tardução audiovisual e as cadeiras de tecnologias das línguas e de...
  2. ricardob95

Tradução

Boas! Sinceramente não sei o que dizer, talvez por não ter entendido a pergunta ^.^' Basicamente, se te decidires inscrever nas UCs de Tradução de Chinês, poderás aulas complementares da língua pelo Instituto Confúcio da UL - cujas instalações estão integradas na Faculdade de Letras - num...
  3. ricardob95

Tradução

Eu acho que, formalmente, não. A título de exemplo, eu cheguei a ter colegas no Mestrado que vinham de Licenciaturas em Direito e em Psicologia. Se por um lado podiam não ter conhecimentos práticos ou teóricos de tradução que eu já tinha, eles tinham conhecimentos sobre áreas especificas que...
  4. ricardob95

Ciências da Comunicação

Ambos os cursos, politécnicos ou universitários, são normais. Não tens de te preocupar com esse detalhe xD E nunca é tarde para seguires um curso. Entrei 2 anos depois dos meus colegas e ainda assim tive muitos colegas mais velhos que eu. Agora, a escolha depende do que quiseres seguir. É um...
  5. ricardob95

Tradução

Boas! Isso da faculdade melhor é algo extremamente subjetivo imho Portanto aconselho-te a escolheres a que tem o plano de estudos que mais te agrada e que corresponde às tuas necessidades de formação e àquilo que mais queres estudar nesta tua fase da vida académica. Relativamente a provas de...
  6. ricardob95

Inscrição nos Exames Nacionais

Boas Yup, tens de pedir sempre um novo boletim a cada ano novo
  7. ricardob95

(apagado)

Boas, Não entendi o que querias dizer ao certo, mas interpretei de duas formas: em termos de emprego e em termos académicos/de investigação. Será? Se bem que, em última análise, é praticamente irrelevante a escola que escolheres para fazer o curso. Num 1.º ciclo de estudos terás de aprender as...
  8. ricardob95

Ciências da Comunicação

Olá ;) Melhor em que sentido? Em termos de plano, a maior diferença parece residir no facto de que, relativamente às especializações, no Porto, elas se organizam por ramos, ao passo que na UMinho se centram na escolha de certas cadeiras e na natureza do Projecto Final E o curso no Porto parece...
  9. ricardob95

FLUL Línguas, Literaturas e Culturas - FLUL

Boas Está a haver aqui uma confusão entre fazer uma língua e fazer níveis de uma língua. Imaginemos este exemplo: Fazes 3 níveis de inglês para o NUCO (Inglês B1.1, inglês B1.2 e Inglês B2.1) Se quiseres fazer o Major de Línguas Modernas, podes fazer Inglês na mesma, mas terás de fazer outros...
  10. ricardob95

Olá Isso em que sentido? Penso que não estou a perceber a tua dúvida
  11. ricardob95

Línguas, Literaturas e Culturas

Boas Indo por partes: Se já leste o que se falou, não há muito mais a acrescentar, penso A questão FLUL vs FCSH é uma questão bastante debatível (e debatida também, pelo que hás de ter bastante informação em vários tópicos do fórum; basta uma simples pesquisa). Nesta questão só posso falar...
  12. ricardob95

Boas. Isso vai depender da tua preferência, daquilo que queres estudar
  13. ricardob95

Boas Eu recomendaria TAC acima de tudo. Super útil para a profissão E depois as de Práticas de Tradução e Tradução para os Media
  14. ricardob95

Tradução e Línguas, Literaturas e Cultura, Línguas Estrangeiras Aplicadas -FLUL,FCSH,UCP

Não deixa de ser, efetivamente, verdade. Mas, pelo que eu percebi, esta mudança foi feita para tornar o curso efetivamente um curso de Línguas, Literaturas e Culturas. Por exemplo, conheço algum pessoal que se inscrevia em LLC, mas fazia as 20 opções todas em Estudos Asiáticos. Ou seja, tirou EA...
  15. ricardob95

Tradução e Línguas, Literaturas e Cultura, Línguas Estrangeiras Aplicadas -FLUL,FCSH,UCP

Boas Not really :v As cadeiras da dita lista são obrigatórias, daí o nome Núcleo de Unidades Curriculares Obrigatórias (NUCO) Se bem que o plano do curso foi alterado o ano passado, que obriga a frequência de 10 cadeiras das áreas de Literatura, Cultura e Linguística, podendo essas cadeiras...
  16. ricardob95

Boas Indo por partes, podes fazer as cadeiras que enunciaste, mas até um certo ponto. Com isto quero dizer que, quando te ajudam a completares o horário, recomendam-te fazeres as cadeiras do NUCO logo no primeiro ano (ou a grande maioria delas, no caso de escolheres fazer 2 ou mais linguas no...
  17. ricardob95

Olá O primeiro exemplo que deste é, de facto, um percurso válido para o Major. No entanto, caso escolhas fazer 3 línguas para o Minor terás de ter em conta alguns pormenores: Podes perfeitamente fazer os 2 niveis de inglês, mas apenas poderás fazer 1 nivel de francês e espanhol caso faças...
  18. ricardob95

Mestrados de Tradução em Japonês

Estou na FLUL xD Mas estou a ter Japonês como cadeira do curso mesmo, não estou a fazer à parte no Centro de Línguas da Faculdade, portanto não sei :x Relativamente ao centro que referiste no outro comentário, também não conheço :x
  19. ricardob95

Tanto é possível aprender pelos institutos de línguas da FLUL ou da FCSH, que penso que oferecem ambos cursos de Japonês, ou então em algum centro de línguas em Lisboa, acho :)
  20. ricardob95

Olá! A FLUP é a única instituição portuguesa que sei que oferece a vertente de tradução para Japonês. No entanto, como está expresso na página do mestrado de Tradução e Serviços Linguísticos, "existe a possibilidade de estudar também Chinês, Italiano, Japonês e Russo, desde que haja um número...