Resultados da pesquisa

1. Alterado

Diário do Estudante 2020/2021

Saiu mesmo da existência, RIP ACED (2007-2021)
  2. Alterado

Felicitações de aniversário

Muito obrigado! 😁
  3. Alterado

Escolha do curso... Helpp

Olá! Pela tua mensagem, parece-me que Bioquímica é uma excelente opção (e a FCUL tem, tanto quanto sei, vários grupos de investigação excelentes em bioquímica) e ter várias cadeiras de matemática é sem dúvida uma vantagem. Acho que não deves ter receios em relação à qualidade de formação na FCUL...
  4. Alterado

Olá! A cadeira ainda não existiu em nenhum ano, mas relatividade dava-se em Mecânica e Relatividade no MEFT no 1º Ano 1º Semestre e não era vista pelos alunos como a parte difícil da cadeira (até pelo contrário, talvez). Vai haver um projeto, avaliação contínua (resolver séries de exercícios nas...
  5. Alterado

Como não sou pago para fazer publicidade ao IST, vou dizer que as licenciaturas em Física na FCUP e FCUL também tem opções interessantes na área da astrofísica (e provavelmente noutras universidades também, mas só conheço mais ou menos estas) e planos curriculares parecidos. No geral, em termos...
  6. Alterado

Olá! Em relação ao dia-a-dia de um engenheiro na parte da indústria, não sei se consigo dar uma resposta muito boa. Por outro lado, o NFIST tem uma iniciativa em que põe professores do curso a entrevistar ex-alunos e segunda-feira, vai ser entrevistado um aluno que fundou uma startup tecnológica...
  7. Alterado

Olá! Acho que sentia mais ou menos o mesmo em relação às disciplinas que tive no secundário, por isso posso tentar dar alguns conselhos. Eu achava que (e) era um bocadinho (muito) socially awkward também. Agora, já não diria tanto isso e sinto-me bastante mais confortável em falar em público e...
  8. Alterado

Questões LGBTQIA+

Estava a procrastinar muito e tive um momento de "hey, conheço esta pessoa!" (o que é pouco surpreendente, o QueerIST foi criado essencialmente por pessoas de MEFT, com o que aliás muita gente goza nestes comentários). Nestes 3 anos, o QueerIST fez um excelente trabalho (e ótimos churrascos) e...
  9. Alterado

Bem, fazer exames em casa tem algumas vantagens, pelo menos. Estou de pijama, não preciso de pedir autorização para ir à casa de banho, posso ouvir música se as aulas online dos meus irmãos ficarem barulhentas e tenho um pacote de bolachas ao lado...
  10. Alterado

Bem, vou estudar para o meus exames, que talvez sejam na próxima semana, talvez daqui a duas ou talvez sejam daqui a seis meses. Talvez presenciais, talvez online, talvez com consulta, talvez sem consulta. Para me distrair vou ver a que universidades me candidato em ERASMUS, que pode acontecer...
  11. Alterado

Diário do Estudante 2019/2020

Adoro o Fénix 💙
  12. Alterado

Engenharia Física UP / MEFT IST

O número de equivalências no último ano foi maior para Eng. Eletrotécnica (8 cadeiras), mas o número para Aero não há de ser muito diferente (mas não sei de cor 😅 ). Acho que LMAC ser uma licenciatura e não um mestrado integrado não afeta de todo na transição. As cadeiras com nome igual, nos...
  13. Alterado

Física vs Engenharia Física

Sim, a formação não é orientada nesse sentido de todo. Por outro lado, aquilo que as pessoas que fizeram essa transição dizem é que não é particularmente difícil, apesar de parecerem áreas muito distintas e que a formação em MEFT ajuda a pensar quantitativamente, a programar bem e a aprender...
  14. Alterado

Colocar as máquinas cirúrgicas no forno a pelo menos 70ºC durante 30 minutos é um método de desinfeção eficaz que não as parece danificar (até pelo menos 10 vezes, possivelmente mais), mas isto não é uma recomendação oficial, obviamente.
  15. Alterado

Física vs Engenharia Física

Olá! Se seguires um perfil de Física em MEFT na licenciatura, não há praticamente diferença para um curso de Física 'pura'. Com o currículo atual, tens na licenciatura algumas disciplinas mais de 'engenharia' obrigatórias às quais não te consegues escapar (Laboratório de Oficinas, Sistemas...
  16. Alterado

Canta sobre as tuas coisas preferidas? Pelo contrário, acho trovoadas mesmo fixes, fiquei quase uma hora a olhar para o céu pelas janelas do meu quarto antes de adormecer aconchegado pelo barulho.
  17. Alterado

Engenharia Física UP / MEFT IST

Olá! Como o @davis disse, é mesmo muito improvável não entrares. O curso que te daria mais equivalências para MEFT para posterior transferência no IST é Engenharia Eletrotécnica, mas LMAC tem a vantagem de teres as cadeiras de Matemática do primeiro ano com MEFT. Tanto LMAC, como Eletrotécnica...
  18. Alterado

Engenharia Informática (e computação): FEUP (reconhecimento) vs UA (propinas pagas)

Python é uma linguagem mesmo muito fácil de aprender e é por isso que se usa muitas vezes no início Acho que não conheço ninguém que concordaria com essa afirmação 😅
  19. Alterado

Engenharia Física

A partir do momento em que entras (a menos de eventuais prémios), ninguém quer realmente saber da nota com que entraste - e não garante nada sobre o teu desempenho no curso. Compara as vantagens vs desvantagens de ambos (planos curriculares, Lisboa vs Porto, etc) e escolhe o que preferires, mas...
  20. Alterado

Dúvidas de Física

Bem, a probabilidade nunca poderia ser a opção que seleccionaste, fosse do que fosse... Em primeiro lugar, tens de normalizar a função de modo a que; \[ \int_{-\infty}^{+\infty} |\psi(x)|^2 \; dx = 1 \] Depois, calculas o integral do quadrado da função de onda entre os limites dados (x = 0.5...