Resultados da pesquisa

1. nymeria

Candidatura a mestrado

Boa noite, Penso que sim. Tenho colegas que saíram de Relações Internacionais para Mestrados em Marketing em diversas instituições. Dependerá também dos critérios de cada faculdade e de como preparares a tua candidatura. Recomendo que consultes as páginas dos mestrados em que tens mais...
  2. nymeria

Que Mestrado devo escolher depois de CPRI?

Vejo que estás principalmente interessada em faculdades na área de Lisboa, mas penso que o Mestrado em Economia e Gestão Internacional (na FEP, Universidade do Porto) também tem boa reputação, se estás mais virada para a economia. Tenho muitas amigas que seguiram para essa área, mas a maioria no...
  3. nymeria

Alojamento em residências SASUP

As condições variam muito de residência para residência. Por exemplo, a Novais Barbosa tem o grande problema de não ter cozinha; mas tive colegas a morar na Alberto Amaral e o feedback é bastante positivo. Só conheço essas duas, porque andei em Letras.
  4. nymeria

Línguas, Literaturas e Culturas vs Ciências Da Linguagem

No meu caso, foi isso mesmo! Já tinha conhecimentos de Francês, mas fui perdendo o domínio da língua ao longo dos anos e é uma coisa de que tenho muita pena. Ainda falo e escrevo o suficiente para viagens e conversas com família, mas arrependo-me de não ter escolhido na faculdade para me sentir...
  5. nymeria

Pessoalmente, é uma língua de que gosto, e queria refinar os conhecimentos que já tinha ao máximo. Confesso que me arrependi um bocadinho mais para a frente, mas, em geral, acho que o meu inglês melhorou bastante a nível técnico e académico.
  6. nymeria

Refazer os Exames Nacionais durante a Universidade

É muito trabalho, mas conheço quem o tenha feito e conseguiu alcançar as notas que pretendia. Uma coisa que ajudou bastante foi ter de usar conhecimentos das áreas na licenciatura que estava a frequentar (no caso, Ciências Farmacêuticas).
  7. nymeria

Línguas e Relações Internacionais

Olá a todos! O meu nome é Mariana, tenho 20 anos e terminei este ano a Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais. Vou iniciar, em setembro, o Mestrado em Direito Internacional e Europeu na NOVA School of Law. Já falei com alguns de vocês pelas mensagens privadas, mas, aproveitando o...
  8. nymeria

Qual é o melhor curso que devo me candidatar na FLUP para um dia ser uma professora de ingles no setor privado?

Isto porque estás a visualizar a página em inglês, e os critérios de admissão são diferentes para estudantes vindos de fora de Portugal (exige uma prova de português, dado que o mestrado é lecionado nessa língua). Podes visualizar o mesmo mestrado em português aqui.
  9. nymeria

Transportes FLUP

Olá! Tinha uma amiga que vinha de comboio até São Bento. Neste momento, com as obras da linha rosa ainda a causar disrupção no centro, o metro é muito mais rápido do que o autocarro.
  10. nymeria

Não te preocupes demasiado com isso! Há muita gente que se candidata a mestrado diretamente depois da licenciatura. Claro que quanto mais experiência, melhor – mas conheço quem tenha entrado em mestrado na FLUP sem experiência profissional. Na FLUP, podes escolher nível introdutório em todas as...
  11. nymeria

Cadeiras por fazer - UA

Olá! Estive a espreitar o plano curricular de LRE na UA e, pelo que entendi, as cadeiras de Inglês são obrigatórias para a conclusão da Licenciatura. Sem os créditos de Inglês, não penso que seja possível terminar. Apesar de teres a possibilidade de mudar de vertente / percurso, o Inglês é...
  12. nymeria

Universidade: Medo de não socializar

Olá! Percebo-te perfeitamente: durante 12 anos estudei numa cidade pequena do interior. Os colegas que tive na creche foram os mesmos com quem acabei o 12.º ano. Tive muito medo, quando saí, de não conhecer ninguém. Mas foi precisamente o contrário! Conheci imensa gente, e formei um grupo de...
  13. nymeria

Línguas e Relações Internacionais + Línguas Aplicadas, FLUP

Olá! A vertente de Relações Empresariais tem bastantes cadeiras em comum com LRI (é mais fácil fazer com RE do que com Tradução), daí ser possível fazer a dupla licenciatura. Normalmente, o pessoal que escolhe fazer fica mais um ano depois a terminar as cadeiras que faltarem (ou seja, total de...
  14. nymeria

Qual é o melhor curso que devo me candidatar na FLUP para um dia ser uma professora de ingles no setor privado?

Olá, boa noite! Na FLUP, tens dois mestrados em ensino que podem incluir o inglês: o de Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e o de Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. A candidatura aos mestrados exige um determinado número de...
  15. nymeria

Olá! É possível, sim. Tenho uma colega de Línguas e Relações Internacionais que se candidatou este ano ao Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos na FLUP. A candidatura a mestrado tem certos critérios de avaliação, nomeadamente, como diz no site da FLUP (deixo o link para poderes...
  16. nymeria

Quais são as vossas opções? 2024/2025

Muito boa sorte! Enquanto ex-LRIer, caso precises de alguma coisa, não hesites em contactar :)
  17. nymeria

Bolsa de Deslocamento

Olá! Segundo o site da DGES, têm direito a complemento de deslocação estudantes bolseiros deslocados que beneficiem de complemento de alojamento. O máximo anual do valor é de 250 euros. Quanto aos documentos, serão os normais que te pedem para comprovar que durante o tempo de aulas não moras...
  18. nymeria

Transportes FLUP

Olá! Podes apanhar metro até à Casa da Música e, daí, ficas a 15 minutos a pé. Não te recomendo ir de autocarro diretamente de Campanhã porque o 207 (a outra opção que conheço) passa no centro e demora muito tempo nas horas de trânsito. Nas proximidades do metro tens outros autocarros (403, 204...
  19. nymeria

Bolsa da dges para instituiçao privada

Sim. A candidatura é igual ao do ensino superior público. A única diferença é que o pedido das credenciais DGES deve ser feito aos serviços de ação social da faculdade onde ficares colocado. Não sei se cobrem a taxa de candidatura, e também não sei exatamente se há algumas particularidades por...
  20. nymeria

Chances de entrar em MECC no Porto?

Honestamente, até me parece uma candidatura forte. Tens uma média boa, cartas de recomendação e currículo. Boa sorte!