Resultados da pesquisa

1. Snarky_Puppy

Diário do Estudante 2018/2019

Parabéns a todos os caloiros e aproveitem os melhores anos da vossa vida 🙂 sdds faculdade...
  2. Snarky_Puppy

Calinadas de português

Disclaimer: o meu trabalho é escrever (escrita científica). Na minha área, escrever bem resume-se a estes 3 Cs. Claro: Sem ambiguidades nem segundos sentidos. A mensagem deve ser compreendida pelo recetor tal como pretendido (exceções: escrita artística e criativa). Evitar o jargão sempre que...
  3. Snarky_Puppy

Ciencias Biomédicas

Claro! Se vires os meus comentários no fórum, eu sempre desaconselhei fortemente CB a qualquer pessoa que procura qualquer tipo de prática clínica e explico que são profissões restritas por lei a certos cursos ;). Explico sempre que CB é um curso de introdução para investigação e costumo até ser...
  4. Snarky_Puppy

Ciencias Biomédicas

Eu disse licenciatura politécnica, o que é um facto, para ajudar a perceber a diferença de 4 anos para 3 das licenciaturas universitárias e para explicar a índole mais prática de CBL comparativamente ao foco 100% teórico e não profissionalizante de CB. CB dura 3 anos como qualquer outro curso de...
  5. Snarky_Puppy

Música

Ui esse filme é super marado, tenho de o voltar a ver quando o vi pela primeira vez fiquei muito baralhado! A artista não conhecia mas fiquei intrigado, vou explorar. Para não ficar totalmente off-topic:
  6. Snarky_Puppy

Tocas um instrumento musical?

Não conhecia, vou explorar obrigado pela dica!
  7. Snarky_Puppy

Grande Zé Nabo o melhor baixista português!
  8. Snarky_Puppy

Muito boa escolha! O ukulele é um dos melhores instrumentos para começar! É confortável, fácil de transportar, os acordes básicos são muito fáceis de fazer (ao contrário do cavaquinho, por exemplo) e as cordas são tipicamente de nylon, confortáveis para dedos nao calejados. O que podes fazer...
  9. Snarky_Puppy

Baixo é um instrumento lindo que enriquece em dinâmica, profundidade, melodia, harmonia... Qualquer pessoa percebe o poder do baixo mal ouça a Portrait of Tracy do Jaco Pastorius. Grandes influências que me acompanham incluem o James Jamerson, Paul McCartney, Andy Rourke, Colin Greenwood...
  10. Snarky_Puppy

Toco guitarra e baixo (autodidata) há mais anos que gostaria de admitir, tempo suficiente para já ter gravado umas coisas amadoras e tocado ao vivo sozinho e com outras pessoas. Acho que pegar num instrumento foi das melhores decisões que tomei na vida (e não aprender formalmente uma das piores...
  11. Snarky_Puppy

Ciência vs Pseudociência: onde está a fronteira?

Isso é verdade, se bem que eu acho que muita gente formada em saúde/ciências junta-se a estas coisas apenas com interesse em ganhar uns trocos (alegadamente, vá), mas não me surpreendo que também haja quem acredita, apesar de eu não o saber justificar. E por isso, não vejo uma solução para...
  12. Snarky_Puppy

Enquanto não resolvermos o problema de iliteracia científica que temos na sociedade, estas licenciaturas não perderão o seu valor legal. As pessoas não compreendem e desconfiam da ciência (big pharma, médicos só querem ganhar dinheiro, por aí fora). Isto resolver-se-ia com educação científica...
  13. Snarky_Puppy

São decisões meramente políticas 🤷‍♂️
  14. Snarky_Puppy

Ciencias Biomédicas

Ciências biomédicas é uma licenciatura de banda larga em ciências da saúde. O objetivo é dar as bases necessárias para uma profissionalização (através de mestrado ou doutoramento) dentro da investigação em saúde. Possíveis saídas incluem a investigação biomédica fundamental ou aplicada ao...
  15. Snarky_Puppy

Bioquímica

Química medicinal, pela descrição, abrange o desenvolvimento de fármacos em especial numa fase inicial (drug design, hit to lead, screening e sintetização de moléculas, etc). Qualquer indústria farmacêutica que se dedique à I&D de fármacos emprega ou subcontrata profissionais para assegurar esta...
  16. Snarky_Puppy

Qualquer pessoa que faça investigação a sério e que já sofreu com a submissão e publicação de artigos sente-se insultada ao saber que um estudo (e artigo) daqueles está publicado numa revista indexada na Medline (como é que aquilo está indexado na Medline??).
  17. Snarky_Puppy

E agora, que curso devo escolher!?

Há opções para conciliar matemática com o desejo de ajudar pessoas sim. A bioestatística, por exemplo, é uma especialização possível para quem segue licenciaturas tanto em áreas matemáticas como biológicas, sendo essencial para o planeamento e análise de qualquer investigação biológica ou...
  18. Snarky_Puppy

E agora, que curso devo escolher!?

Olá Aconselho-te a visitar este tópico: Área da Investigação Nesse tópico discutem-se diferentes cursos e ramos da investigação, com maior ênfase nas ciências da saúde, que parece ser o que procuras. Se tiveres dúvidas específicas, podes também colocar lá. Espero que ajude!
  19. Snarky_Puppy

Medicina / Engenharia Biomédica

Não sendo de biomédica nem de medicina, alguns pontos que gostaria de alertar: - A minha mulher é médica. Ela trabalha muito e para a responsabilidade que tem ganha pouco. Mas faz o que realmente gosta de fazer e sei que voltaria a escolher o mesmo curso e passar por tudo outra vez se assim...
  20. Snarky_Puppy

Bioquímica

Para seres farmacêutico tens mesmo de tirar o mestrado integrado em ciências farmacêuticas. Não há outra hipótese. O que queres fazer no futuro? Se tiveres uma ideia mais ou menos clara do que gostarias de explorar no curso e que possíveis empregos estarias a considerar neste momento, pode ser...