É possível estudar só com o valor da bolsa?

Roberto2005

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2021
gostaria de saber se sendo residente na ilha da madeira, é possível estudar no continente apenas com o valor da bolsa de estudos?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Roberto2005
gostaria de saber se sendo residente na ilha da madeira, é possível estudar no continente apenas com o valor da bolsa de estudos?
Isso vai depender de qual vai ser o valor de bolsa atribuído, e também da cidade em que vais estudar, já que o custo pode variar um pouco. Ajudará substancialmente se conseguires um lugar na residência da universidade.

Tens também de ter em conta que além da bolsa da DGES, como estudante madeirense tens acesso à bolsa de estudos da região, e podes ainda ter direito à bolsa de estudos da tua câmara municipal, se a tua tiver. Sei que várias têm, inclusive a do concelho de onde venho, pelo que recomendo que vejas essa possibilidade também.

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá!

Sim, é muito possível. Tens ao teu dispor apoio da região (nomeadamente a bolsa da DGES para alunos madeirenses) e também de organizações/juntas/câmaras. A Câmara do Funchal tem uma bolsa de até 500 euros (por ano) para alunos já com a bolsa da DGES, a ANA tem umas bolsas específicas para alunos de Santa Cruz se não estou em erro (ou vicinidade) e também tens bolsas de juntas como, por exemplo, São Martinho que é de 1000 euros se o teu curso não existir na região.

Depois também depende de onde vais mas acho que mesmo nas regiões mais caras (aka Lisboa) não deves ter imensooos problemas se fores poupadinho.

• Like
Reactions: davis

Roberto2005

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2021
Olá!

Sim, é muito possível. Tens ao teu dispor apoio da região (nomeadamente a bolsa da DGES para alunos madeirenses) e também de organizações/juntas/câmaras. A Câmara do Funchal tem uma bolsa de até 500 euros (por ano) para alunos já com a bolsa da DGES, a ANA tem umas bolsas específicas para alunos de Santa Cruz se não estou em erro (ou vicinidade) e também tens bolsas de juntas como, por exemplo, São Martinho que é de 1000 euros se o teu curso não existir na região.

Depois também depende de onde vais mas acho que mesmo nas regiões mais caras (aka Lisboa) não deves ter imensooos problemas se fores poupadinho.
Mas por exemplo, ouvi dizer que as bolsas chegam muito tarde, e se for o caso para pagar a renda de um alojamento torna-se dificil ou existem sulocoes
?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Mas por exemplo, ouvi dizer que as bolsas chegam muito tarde, e se for o caso para pagar a renda de um alojamento torna-se dificil ou existem sulocoes
?
Normalmente não há nenhuma solução específica relativamente a isso. As bolsas da DGES para a Madeira costumam ser enviadas relativamente cedo (Outubro). Obviamente que tens de pagar as tuas contas a tempo, a menos que acordado com o senhorio.