É possível fazer exames para trocar de curso?

helwna

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2023
Olá, boa tarde a todos
Estou no 11°. ano em CT e queria saber se é possível fazer os exames da área de humanidades (Geografia, História e MACS) para conseguir equivalência e ir para o 12°. em Humanidades.
Eu já tenho 17, então não queria começar o 10°. ano com 18 anos (faço anos em setembro, mesmo na semana do início letivo) :P

Quando entrei, pensei em fazer medicina, mas pelas médias não vou conseguir (tou com 15,86 de média do 10°. e 14,58 de média do 11°.) mas mudei de ideia e quero fazer Historia e virar professora. Quero mesmo ir para humanidades e se for preciso volto para o 10°., mas se pudesse fazer os exames e ir diretamente pro 12°. seria ideal :)

Alguém sabe se é possível

Quando entrei, pensei em fazer medicina, mas pelas médias não vou conseguir
Como a tua média cumpre a nota mínima (14), ainda seria possível entrares, se usasses um contingente que não o contingente geral. Por exemplo, se estiveres apta para o serviço militar, podes alistar-te no Exército por 1 ano em RV, sair após esse ano, e depois usar o contingente para militares para entrar em Medicina. Em 2022, houve um candidato a entrar através deste contingente na FMUP, conforme o documento da DGES.
Quero mesmo ir para humanidades e se for preciso volto para o 10°., mas se pudesse fazer os exames e ir diretamente pro 12°. seria ideal :)
Não te sei dizer se isso é possível, mas há outros caminhos que podias seguir. Podias inscrever-te no Ensino Recorrente, em Humanidades, no próximo ano, obtinhas equivalências às disciplinas comuns, e realizavas mais rapidamente as disciplinas específicas de Humanidades. Assim, em vez de mais 3 anos, poderias concluir tudo já no próximo ano lectivo.

Até podias ingressar na licenciatura em História sem trocar de curso. Acabavas o teu curso de Ciências e Tecnologias, realizavas exame de Português, e candidatavas-te. Maior parte das universidades com cursos de História aceitam o exame de Português. Em alternativa ou em conjunto, podias estudar autonomamente para o exame de História A ou o exame de História B, realizá-lo, e usá-lo para ingressar.

Mais acrescento, se for possível esse teu método e se fosses realizar exame de História A, seria apenas no próximo ano, não neste, já que essa específica acaba no 12º, não no 11º.

Como a tua média cumpre a nota mínima (14), ainda seria possível entrares, se usasses um contingente que não o contingente geral. Por exemplo, se estiveres apta para o serviço militar, podes alistar-te no Exército por 1 ano em RV, sair após esse ano, e depois usar o contingente para militares para entrar em Medicina. Em 2022, houve um candidato a entrar através deste contingente na FMUP, conforme o documento da DGES.

Não te sei dizer se isso é possível, mas há outros caminhos que podias seguir. Podias inscrever-te no Ensino Recorrente, em Humanidades, no próximo ano, obtinhas equivalências às disciplinas comuns, e realizavas mais rapidamente as disciplinas específicas de Humanidades. Assim, em vez de mais 3 anos, poderias concluir tudo já no próximo ano lectivo.

Até podias ingressar na licenciatura em História sem trocar de curso. Acabavas o teu curso de Ciências e Tecnologias, realizavas exame de Português, e candidatavas-te. Maior parte das universidades com cursos de História aceitam o exame de Português. Em alternativa ou em conjunto, podias estudar autonomamente para o exame de História A ou o exame de História B, realizá-lo, e usá-lo para ingressar.

Mais acrescento, se for possível esse teu método e se fosses realizar exame de História A, seria apenas no próximo ano, não neste, já que essa específica acaba no 12º, não no 11º.
Entendi!
Muitíssimo obrigada! Não queria fazer mais um ano de Ciências, mas acho que talvez só mais um ano não faça tanta diferença. Eu tinha visto que História só acabava no 12º. ano, mas não sabia que o exame também era no 12º., sendo assim acho que vou tentar terminar no curso de ciências e tentar fazer o exame como externa :)

• Like
Reactions: sigis