É possível recorrer ao Curso Especial de Licenciados para tirar Medicina com a Licenciatura em Enfermagem?

MarInês

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2019
Esta história das médias não é nada fácil...
Tal como muita gente já partilhou aqui, eu desde sempre que quis tirar Medicina porém a vida prega-nos destas partidas e no meu caso, o obstáculo é a média. Tenho vindo a pesquisar para tentar tirar as minhas próprias conclusões mas surgiu-me então a dúvida que explicitei no tópico, "Será possível recorrer ao Concurso Especial de Licenciados para tirar Medicina com a Licenciatura em Enfermagem?"
Agradeço antecipadamente uma resposta talvez porque acredito que seja um tema importante não só para mim como também para os restantes que se encontram nesta situação. Obrigada!

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Esta história das médias não é nada fácil...
Tal como muita gente já partilhou aqui, eu desde sempre que quis tirar Medicina porém a vida prega-nos destas partidas e no meu caso, o obstáculo é a média. Tenho vindo a pesquisar para tentar tirar as minhas próprias conclusões mas surgiu-me então a dúvida que explicitei no tópico, "Será possível recorrer ao Concurso Especial de Licenciados para tirar Medicina com a Licenciatura em Enfermagem?"
Agradeço antecipadamente uma resposta talvez porque acredito que seja um tema importante não só para mim como também para os restantes que se encontram nesta situação. Obrigada!
Olá!
Sim, é possível. É muito comum encontrar-se enfermeiros a tirar Medicina, que concorreram por esse concurso, muitos deles, aliás, com vários anos de experiência na área. E como é uma área da saúde, é normal que esteja contemplada como um curso que pode ser usado para concorrer, nos regulamentos do concurso especial de licenciados, nas diferentes faculdades de Medicina. Sei que até há regulamentos que aceitam cursos que não estão relacionados com saúde, mas acho que é uma ou outra faculdade, não são todas. É uma questão de acompanhares os regulamentos de cada faculdade, que podem ser alterados todos os anos (ou não).

Boa sorte!! Com perseverança e esforço, vais conseguir entrar no curso que queres!!!

• Like
Reactions: davis and MarInês

MarInês

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2019
Olá!
Sim, é possível. É muito comum encontrar-se enfermeiros a tirar Medicina, que concorreram por esse concurso, muitos deles, aliás, com vários anos de experiência na área. E como é uma área da saúde, é normal que esteja contemplada como um curso que pode ser usado para concorrer, nos regulamentos do concurso especial de licenciados, nas diferentes faculdades de Medicina. Sei que até há regulamentos que aceitam cursos que não estão relacionados com saúde, mas acho que é uma ou outra faculdade, não são todas. É uma questão de acompanhares os regulamentos de cada faculdade, que podem ser alterados todos os anos (ou não).

Boa sorte!! Com perseverança e esforço, vais conseguir entrar no curso que queres!!!
Muito obrigada pela atenção! Sinto-me muito mais confiante neste momento. É tão agradável percebermos que por mais que algo seja difícil não é impossível. Portanto, só para ter a certeza, não de "escolher" um curso com o máximo de cadeiras semelhantes a Medicina mas tenho de ter sempre em conta o regulamento de determinadas universidades, certo?

• Like
Reactions: Sofia C.

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
De nada! :P Também já estive nesse impasse e só à 3ª tentativa pelo concurso nacional de acesso é que consegui entrar em Medicina.
Portanto, só para ter a certeza, não de "escolher" um curso com o máximo de cadeiras semelhantes a Medicina
Não sei se percebi a tua questão. :tongueout: O número de equivalências, por si só, não quer dizer que te permite ou não candidatar a Medicina. O que importa é se o curso que tiraste está contemplado no regulamento.
tenho de ter sempre em conta o regulamento de determinadas universidades, certo?
Sim, mas só vale mesmo a pena verificares o regulamento da(s) faculdade(s) à(s) qual/quais te queres candidatar no ano em que concorreres por esse concurso, porque só o regulamento em vigor nesse ano importará. Às vezes, não há alterações nos regulamentos durante alguns anos, mas és informada na altura, nem que seja pelo site da instituição, de qual é o regulamento mais recente.

Duvido que alguma vez retirem Enfermagem como licenciatura possível para a candidatura no concurso especial de licenciados a Medicina, porque são áreas super próximas, portanto, não te preocupes com isso.
Até lá, procura investir no teu currículo, através de estágios (mesmo que sejam extra-curriculares), voluntariado, simpósios, workshops, na área da saúde, porque uma das fases desse concurso tem a ver com isso mesmo.

Qualquer dúvida extra que tenhas, podes sempre mandar-me mp, ou então tens vários tópicos aqui onde podes colocar as tuas dúvidas e que te poderão ajudar: Acesso a Medicina para Licenciados

• Like
Reactions: davis