É possível terminar o secundário de forma mais rápida?

Bárbara Silva de Almeida

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2021
Tenho 17 anos e passei agora para o 11º de Humanidades, se tudo correr bem concluirei o secundário com 19 anos, o que já é um pouco “tarde”. Não há nenhuma forma de terminar o secundário mais rapidamente sem que isso prejudique de algum modo a minha entrada na universidade?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Tenho 17 anos e passei agora para o 11º de Humanidades, se tudo correr bem concluirei o secundário com 19 anos, o que já é um pouco “tarde”. Não há nenhuma forma de terminar o secundário mais rapidamente sem que isso prejudique de algum modo a minha entrada na universidade?

Diria que não te devias preocupar muito com isso, além da tua idade não prejudicar em nada na tua entrada, 19 anos não é muito de todo.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Sim, não é muito tarde, o problema é que não pretendo terminar mais cedo apenas por motivos académicos, mas também por motivos pessoais.
Não consegues terminar o secundário mais cedo, uma vez que não consegues frequentar disciplinas do 11º e 12º pela primeira vez em simultâneo. Reforço o que te disseram: não é de todo tarde, vais encontrar pessoas muito mais velhas na faculdade e a nível do mercado de trabalho não há pressão para com a idade dos candidatos. Boa sorte 🤗