É possível transitar para o 4ºano de MIARQ com cadeira de 1º ano por fazer?

   

Martacrp

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2026
Mensagens
1
Boa tarde,
Estou no 3ºano do curso de Arquitetura na FAUL e tenho uma cadeira (História da Arquitetura I) por fazer. Posso transitar para o 1ºano de mestrado com esta cadeira por fazer?
Obrigada
 
Solução
Boa tarde,
Estou no 3ºano do curso de Arquitetura na FAUL e tenho uma cadeira (História da Arquitetura I) por fazer. Posso transitar para o 1ºano de mestrado com esta cadeira por fazer?
Obrigada
Olá @Martacrp
Regra geral não é possível transitares para o mestrado sem teres as cadeiras de licenciatura feitas, mas como neste caso se trata de um mestrado integrado fica ao critério do regulamento da própria instituição que pode permitir.
Se não for possível, há aqui algumas alternativas que poderás explorar:
  1. Inscrição em Regime de Unidades Curriculares Isoladas: Enquanto o estudante do 3º ano para repetir História da Arquitetura I, podes pedir para te inscreveres a unidades curriculares isoladas do 1º ano...
Boa tarde,
Estou no 3ºano do curso de Arquitetura na FAUL e tenho uma cadeira (História da Arquitetura I) por fazer. Posso transitar para o 1ºano de mestrado com esta cadeira por fazer?
Obrigada
Olá @Martacrp
Regra geral não é possível transitares para o mestrado sem teres as cadeiras de licenciatura feitas, mas como neste caso se trata de um mestrado integrado fica ao critério do regulamento da própria instituição que pode permitir.
Se não for possível, há aqui algumas alternativas que poderás explorar:
  1. Inscrição em Regime de Unidades Curriculares Isoladas: Enquanto o estudante do 3º ano para repetir História da Arquitetura I, podes pedir para te inscreveres a unidades curriculares isoladas do 1º ano do Mestrado. Quando aprovares História de Arquitetura I e transitares oficialmente para o Mestrado, essas cadeiras que adiantaste são creditadas (equivalidas) automaticamente.
  2. Época Especial / Extraordinária: vale a pena verificares se reúnes as condições para ir à Época Especial de Exames (normalmente em julho/setembro) ou, se for o caso, à Época Especial para Finalistas. As faculdades costumam permitir o acesso a exames de finalista a quem falte um número muito reduzido de ECTS para concluir o grau.
O melhor será falares com os serviços académicos para ver as possibilidades ao teu dispor.
 
  • Like
Reactions: sigis
Solução