É preferível concorrer por CNAES ou M23?

Quelra

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
6 Agosto 2020
Curso
Recursos (Des)humanos
É apenas por curiosidade / para ajudar um amigo.

No ano passado tinha esta dúvida e optei pelo CNAES, porque me disseram que "M23 era bastante concorrido, a probabilidade de entrar é sempre muito baixa".

Assim, supondo que a média de secundário da pessoa é 16, a nota do ultimo colocado dos dois cursos que a pessoa quer é perto de 17,3, e dos dois exames que precisa, um é apenas necessário para um curso, e a esse tem bastante facilidade (provavelmente tirando 17 sem estudar), e para o outro curso é preciso esse tal exame e um segundo exame (provavelmente 15 sem estudar).

Postos estes factos, qual dos dois métodos é melhor?

Olá, a pessoa em questão tem exames nacionais válidos no ano corrente? Se sim, segundo sei não é possível concorrer nas provas m23.

• Like
Reactions: davis
É apenas por curiosidade / para ajudar um amigo.

No ano passado tinha esta dúvida e optei pelo CNAES, porque me disseram que "M23 era bastante concorrido, a probabilidade de entrar é sempre muito baixa".

Assim, supondo que a média de secundário da pessoa é 16, a nota do ultimo colocado dos dois cursos que a pessoa quer é perto de 17,3, e dos dois exames que precisa, um é apenas necessário para um curso, e a esse tem bastante facilidade (provavelmente tirando 17 sem estudar), e para o outro curso é preciso esse tal exame e um segundo exame (provavelmente 15 sem estudar).

Postos estes factos, qual dos dois métodos é melhor?
Olá @Quelra

Quantas vagas tem o concurso para maiores de 23 anos? Ele consegue saber se as vagas costumam ser preenchidas?

A pessoa pode sempre jogar nas 2 frentes, fazendo a inscrição nos exames de maiores de 23 anos e nos exames nacionais. Tipicamente os exames para maiores de 23 anos decorrem antes, pelo que se o processo de candidaturas maiores de 23 estiver a correr bem basta faltar aos exames, não tendo condições de concorrer via o concurso nacional, e continuando habilitado a entrar via maiores de 23 anos. Se o processo não estiver a correr bem, e já tiveres o resultado até aos exames nacionais, fazes os exames e tentas o concurso nacional.

Eu iria pelo modo "normal", mas já agora qual o curso em questão?

O 1º é matemática aplicada à gestão de risco, acho eu. O 2º é na área da matemática também. Não me recordo do nome completo.
Post automatically merged:

Olá @Quelra

Quantas vagas tem o concurso para maiores de 23 anos? Ele consegue saber se as vagas costumam ser preenchidas?

A pessoa pode sempre jogar nas 2 frentes, fazendo a inscrição nos exames de maiores de 23 anos e nos exames nacionais. Tipicamente os exames para maiores de 23 anos decorrem antes, pelo que se o processo de candidaturas maiores de 23 estiver a correr bem basta faltar aos exames, não tendo condições de concorrer via o concurso nacional, e continuando habilitado a entrar via maiores de 23 anos. Se o processo não estiver a correr bem, e já tiveres o resultado até aos exames nacionais, fazes os exames e tentas o concurso nacional.

Quanto às vagas, não sei. Tenho de falar com ele sobre isso.

Por acaso não sabia que se podia jogar nas duas frentes... Mas em termos absolutos, confrontando uma e a outra, qual dirias/diriam que é mais acessível para se entrar? Assumindo que as vagas de M23 são sempre preenchidas. E se não forem, o que é que isso significa na prática, aumenta ou diminui as chances de entrar?

Mas em termos absolutos, confrontando uma e a outra, qual dirias/diriam que é mais acessível para se entrar? Assumindo que as vagas de M23 são sempre preenchidas.
De forma generalizada, sem conhecer a situação em causa, tipicamente é mais fácil entrar via o concurso especial para maiores de 23 anos, dado que costuma ter um rácio de colocados/candidatos mais favorável.

O concurso especial também costuma ter como vantagem ter provas mais acessíveis e/ou focadas no curso em causa. Como desvantagem, as provas muitas das vezes não têm critérios de classificação, pelo que é complicado reclamar dos seus resultados. Além disso, o concurso inclui elementos como as entrevistas, que podem ter resultados bastante imprevisíveis e muito subjetivos.

E se não forem, o que é que isso significa na prática, aumenta ou diminui as chances de entrar?
Aumenta, sim. Significa que qualquer candidato que cumpra os requisitos mínimos, e tenha o mínimo nos provas, tem entrada quase garantida.

• Like
Reactions: Quelra