É preferível fazer o mestrado na mesma universidade?

Rita*

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2023
Ainda estou no secundário mas tenho noção que quero seguir biotecnologia. Devido a localização e opiniões pessoais decidi fazer mestrado no ist. No entanto, a licenciatura que o ist tem mais perto dos meus gosto é em engenharia biológica. Sendo que existem outras licenciaturas que me agradam muito mais (como biologia na FCUL, biotecnologia em Setúbal, biologia CM na fct), a minha pergunta é se tenho mais chances de entrar no mestrado fazendo licenciatura na mesma faculdade ou se esse fator não importa.

se tenho mais chances de entrar no mestrado fazendo licenciatura na mesma faculdade ou se esse fator não importa
Depende da faculdade. Cada uma decide os termos do concurso aos seus mestrados. Algumas poderão, directa ou indirectamente, dar uma vantagem aos seus estudantes (por exemplo, realizar primeiro o concurso interno e só depois o concurso externo), e outras não. Para além disso, como o edital é publicado cada ano, poderão mudar até então os critérios que aplicam.
Para já, porém, dei uma olhada rápida lá na página deles e não vejo nenhuma indicação de que estudantes da instituição terão essa vantagem.

Última edição: