📣 Um alerta para quem quer estudar Engenharia em Portugal

Silva96

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2025
Curso
Engenharia Química
Instituição
Instituto Superior Técnico
As Engenharias são cursos altamente romantizados, mas a realidade no país é bem diferente. Um resumo honesto:

🔧 Eng. Mecânica – Formação sólida, mas o mercado nacional é fraco. Valoriza-se… lá fora.
🚀 Eng. Aeroespacial – Indústria praticamente inexistente. Emigrar ou mudar de área são os caminhos.
⚡ Eng. Eletrotécnica – Milhares de formados por ano para poucas vagas. A maioria tenta transitar para informática.
💻 Eng. Informática – A exceção. Bons salários, qualidade de vida e procura constante. Mas… há muita competição.
🧬 Eng. Biomédica – Aprende-se de tudo, mas pouco em profundidade. Muitos mudam de área no mestrado.
🧠 Eng. Física – Só para quem ama mesmo. Caso contrário, são anos a aprender coisas que nunca vais usar.
🧪 Eng. Química – Emprego existe, mas os salários são fracos comparando com outras áreas técnicas.

📉 Apesar da elevada procura para entrar nestes cursos, a verdade é que menos de metade dos graduados encontra emprego na área em Portugal (com exceção da informática). Faltam oportunidades, não falta talento.

📢 Pensem bem antes de escolher. Não deixes que o nome bonito do curso te feche portas no mercado de trabalho.

Para alguém que se vai candidatar a uma engenharia, é um bocadinho desencorajador ler um post destes... 😢 Mas pelo menos agradeço-te a honestidade, é sempre bom saber ao que vamos.

Já agora, tens alguma ideia sobre Engenharia Civil? Eu ouvi dizer que durantes muito tempo foi um curso completamente desvalorizado, mas que nestes últimos anos tem vindo a ter grande procura no mercado de trabalho. Achas que é verdade?

O que me podem dizer sobre o curso de Engenharia Civil, é uma das minhas grandes opções. Como é que são as cadeiras?

Para alguém que se vai candidatar a uma engenharia, é um bocadinho desencorajador ler um post destes... 😢 Mas pelo menos agradeço-te a honestidade, é sempre bom saber ao que vamos.

Já agora, tens alguma ideia sobre Engenharia Civil? Eu ouvi dizer que durantes muito tempo foi um curso completamente desvalorizado, mas que nestes últimos anos tem vindo a ter grande procura no mercado de trabalho. Achas que é verdade?
Sim, Civil esteve mesmo muito mal durante vários anos, mas nos últimos tempos parece ter havido uma recuperação no mercado. Ainda assim, os salários continuam muito baixos, talvez dos piores entre as engenharias no início da carreira. E, infelizmente, é uma área onde o networking (ou as "cunhas") ainda pesa bastante... não seria o meu curso de eleição, porém se é o que gostas força!

• Like
Reactions: ricardo_s

Sim, Civil esteve mesmo muito mal durante vários anos, mas nos últimos tempos parece ter havido uma recuperação no mercado. Ainda assim, os salários continuam muito baixos, talvez dos piores entre as engenharias no início da carreira. E, infelizmente, é uma área onde o networking (ou as "cunhas") ainda pesa bastante... não seria o meu curso de eleição, porém se é o que gostas força!
Ok, vou ter isso em conta quando fizer a candidatura.
Obrigado pela tua disponibilidade em partilhares estas informações, são uma grande ajuda para quem está indeciso com a escolha dos cursos!

Tendo a discordar com este post...

Dizer que menos de metade dos graduados em engenharia arranja emprego é bastante erróneo, na minha opinião. Há que distinguir também se estamos a falar de licenciados, ou mestres (diria que em qualquer engenharia, excetuando talvez a engenharia informática, o mestrado é não só vantajoso como praticamente obrigatório, uma vez que a grande maioria das pessoas segue mestrado).

Só consigo falar das áreas com as quais estou relacionado, mas vou dar os meus inputs:

• Engenharia Aeroespacial: Sim, o mercado em Portugal é muito pequeno mas tem crescido bastante nos últimos anos. Já há empresas de renome e cada vez maiores, como a Tekever, ou centros de investigação como o CeiiA, que empregam engenheiros aeroespaciais e o nº. de empresas neste setor é cada vez maior - para não falar dos investimentos que estão a ser feitos neste momento por empresas de grande nome, como a Airbus ou a Lufthansa, ou mesmo os projetos de investigação relacionados com a área financiados pela União Europeia. Para além disto, um engenheiro aeroespacial tem uma formação que mistura o essencial da engenharia mecânica e da engenharia eletrotécnica, podendo em último recurso trabalhar numa destas áreas, mesmo que não ligado ao espaço/aeronáutica.
  • Engenharia Eletrotécnica: Existe grande falta de engenheiros eletrotécnicos, especialmente na área da eletrónica/microeletrónica neste momento em Portugal. Isto vem da parte de professores universitários que referem cada vez mais que um reforço dos formados nesta área é urgente, devido à falta enorme de profissionais qualificados. Na área da eletrónica em si, há novamente empresas recentes que estão a crescer substancialmente, como a Synopsys ou MPS, e existem N empresas na área das telecomunicações por aí. Mais uma vez, existem também montes de projetos financiados pela UE na área da engenharia eletrotécnica/engenharia de telecomunicações, inclusive em parceria com a NATO. Conheço imensas pessoas que acabaram este curso recentemente e que não tiveram qualquer dificuldade em arranjar emprego, e nenhuma delas transitou para informática. Diria até que um engenheiro eletrotécnico tem tanto conhecimento de desenvolvimento de software e programação em linguagens de alto nível como qualquer outro engenheiro, não se tornando mais fácil esta transição.
Posto isto, talvez o mercado de trabalho no geral não esteja tão bom como esteve há uns anos, qualquer um dos cursos que mencionei continuam a ter uma empregabilidade elevada, e a engenharia no geral continua a ser uma área de estudo em que arranjar emprego não é difícil no nosso país. Aos que estão agora a tomar a decisão de qual curso escolher, devem fazê-lo não a pensar no emprego que vão arranjar daqui a 3/5 anos quando estiverem a sair da universidade, mas sim pelo gosto que têm pelo mesmo e a pensar se se vêm a trabalhar nessa área no futuro: acreditem que ao longo da universidade, se assim o desejarem, vão surgir imensas oportunidades para demonstrarem os vossos talentos, e aproveitem-nas.

Quanto às outras engenharias, não posso falar sobre o que não sei, mas em relação a engenharia aeroespacial, engenharia eletrotécnica, engenharia informática e talvez até engenharia mecânica, a empregabilidade destes cursos é elevadíssima