1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

Olá,
Realizei a segunda fase de um dos exames e se tiver a nota necessária pretendo candidatar-me à segunda fase do respetivo curso. Mas para questões de segurança candidatar-me-ei na primeira fase a outro curso. A questão é se entrar em ambas as fases o que é que acontece? E, supostamente, aquando a segunda fase já tenho de ter a matrícula feita da primeira? Estou confusa em relação a isso...

Após seres colocada na 1º fase de candidaturas, matriculaste na faculdade... Entre o dia 7 a 18 de Setembro vais te candidatar à 2º fase de candidaturas, caso entres perdes a vaga da 1º fase, e a tua matrícula é automaticamente anulada... Caso não entres, mantes a vaga e matrícula da primeira :smile:

Entao e se ficar colocada na 2 fase... Basicamente ja terei de me ter matricular na 1 fase para assegurar o lugar... Se eu preferir ficar na 2 fase... Em relacao ao dinheiro que gastei na matricula?

Entao e se ficar colocada na 2 fase... Basicamente ja terei de me ter matricular na 1 fase para assegurar o lugar... Se eu preferir ficar na 2 fase... Em relacao ao dinheiro que gastei na matricula?

os valores da propinas serão transferidos de uma instituição para a outra

Última edição:
Boa Noite,

Acabei este ano o 12º ano e apresento algumas dúvidas em relação à candidatura ao ensino superior.

1º- Posso candidatar-me à 1ª fase do concurso onde entro num curso, mas como a minha média da 2ª fase é superior à primeira, posso voltar a concorrer à 2ª e entrar num outro curso que mais goste, anulando o concurso da 1ª fase?

2º- Como anteriormente referi, a minha média da 2ª fase é superior à 1ª (2 valores acima) e é por isso tenho esta duvida. Na minha Ficha Enes a média da 2ª fase é igual à 1ª, mas com os exames que ai vêm é provável que ela suba (irá a escola disponibilizar uma nova ficha Enes para concorrer à segunda fase com tudo atualizado, tanto os exames como a média interna?).

3º- Relativamente à pergunta anterior, as notas dos exames da segunda fase vão alterar a minha média da 1ª fase ou só a 2ª ? E por isso posso concorrer já,uma vez que não vai alterar ou devo esperar até depois do dia 4 Agosto? Ou é a própria DGES a atualizar tudo?

Atenciosamente,
Pedro Marcos

Boa Noite,

Acabei este ano o 12º ano e apresento algumas dúvidas em relação à candidatura ao ensino superior.

1º- Posso candidatar-me à 1ª fase do concurso onde entro num curso, mas como a minha média da 2ª fase é superior à primeira, posso voltar a concorrer à 2ª e entrar num outro curso que mais goste, anulando o concurso da 1ª fase?

2º- Como anteriormente referi, a minha média da 2ª fase é superior à 1ª (2 valores acima) e é por isso tenho esta duvida. Na minha Ficha Enes a média da 2ª fase é igual à 1ª, mas com os exames que ai vêm é provável que ela suba (irá a escola disponibilizar uma nova ficha Enes para concorrer à segunda fase com tudo atualizado, tanto os exames como a média interna?).

3º- Relativamente à pergunta anterior, as notas dos exames da segunda fase vão alterar a minha média da 1ª fase ou só a 2ª ? E por isso posso concorrer já,uma vez que não vai alterar ou devo esperar até depois do dia 4 Agosto? Ou é a própria DGES a atualizar tudo?

Atenciosamente,
Pedro Marcos

1- Sim, podes, se ficares colocado na 2ª fase, perdes a vaga da 1ª fase e a tua matrícula é anulada automaticamente, caso não entres, manténs a vaga da 1ªfase.
2- Após sairem os resultados da 2ª fase de exames, convém pedires uma nova ficha ENES com os dados atualizados.
3-Como te vais candidatar este ano, as notas da 2ª fase, não altera a CFD pelo que não altera a tua média para a 1ª fase de candidaturas, apenas para a 2ª e 3ª, pelo que te podes candidatar já.

• Like
Reactions: Deleted member 2018
Candidatei-me à primeira fase mas repeti o exame nacional de desenho e à partida só vou precisar daquela nota para subir a média porque não é a prova de ingresso. Amanhã quando for ao colégio tenho de pedir uma nova ficha ENES ou aquela que usei para me candidatar à primeira fase dá?

Ola Joana! Para a primeira fase do concurso nacional só podes concorrer com as notas da primeira fase dos exames nacionais. Mesmo que não utilizes os exames da 2ª fase como prova de ingressão, apenas seja utilizado para a subida de média é um exame de 2ª fase pelo que não pode ser utilizado na primeira fase.
Espero que tenha sido esclarecedor qualquer duvida diz :)

• Like
Reactions: Joana Catarina
Candidatei-me à primeira fase mas repeti o exame nacional de desenho e à partida só vou precisar daquela nota para subir a média porque não é a prova de ingresso. Amanhã quando for ao colégio tenho de pedir uma nova ficha ENES ou aquela que usei para me candidatar à primeira fase dá?

Se te pretendes candidatar à 2ª fase convêm pedir uma nova ficha ENES com os dados atualizados.

• Like
Reactions: Joana Catarina
Olá, eu nos exames nacionais não obti nota suficiente na prova de ingresso que necessito para a 1º fase, então não me inscrevi, hoje saíram as notas da 2º fase e consegui a nota que necessitava para me candidatar ao curso que quero, como vou proceder á minha candidatura? já me posso inscrever na candidatura online hoje ou tenho de esperar pelo prazo indicado para as candidaturas á 2ºfase?

Olá @Mariana373
já me posso inscrever na candidatura online hoje ou tenho de esperar pelo prazo indicado para as candidaturas á 2ºfase?
Estes exames da 2ª fase de exames só podem ser utilizados como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas, pelo que só nessa altura é que podes concorrer.

Tenho uma dúvida, caso entre na primeira fase mas não seja no curso desejado e vá à segunda fase para tentar entrar no que quero, devo na mesma efetuar matrícula na escola onde entrei? Isso garante o meu lugar ou não vale de nada caso concorra à 2ª fase?

Se fizeres a matrícula no curso onde ficaste colocada na 1ª fase podes candidatar-te à 2ª sem problemas. Só perdes a vaga da 1ª caso sejas colocada na 2ª fase do concurso nacional

• Like
Reactions: davis
Boa noite, tenho as seguintes questões
Na 2ª fase continua a haver o critério de preferência regional?
Frequento o 12º ano e fui fazer novamente o exame de bg, a nota q obtive na 2ª fase deste ano foi superior à nota interna com que fiquei nesta disciplina no ano passado. A minha nota interna na disciplina de bg altera com este exame? isto é, eu tive de nota interna 13 e no exame q fiz este ano na 2ª fase tive 16, a minha nota interna altera para 16?

obrigada pela atençao

Boa noite, tenho uma duvida. Eu já me candidatei na 1º Fase e vou ficar colocado na 2º opção, eu posso candidatar-me na 2º fase a outro curso, estando já colocado no da 1º fase? Desculpem o incomodo e a confusão

Boa noite, tenho uma duvida. Eu já me candidatei na 1º Fase e vou ficar colocado na 2º opção, eu posso candidatar-me na 2º fase a outro curso, estando já colocado no da 1º fase? Desculpem o incomodo e a confusão

Podes claro

Boa noite. Hoje com um exame da 2ª fase consegui concluir o 12º ano, contudo, como não preciso dessa prova para prova de ingresso, gostaria de saber se me posso candidatar à 1ª fase de acesso ao ensino superior com as provas de ingresso da 1ª fase. Obrigado.

Boa noite. Hoje com um exame da 2ª fase consegui concluir o 12º ano, contudo, como não preciso dessa prova para prova de ingresso, gostaria de saber se me posso candidatar à 1ª fase de acesso ao ensino superior com as provas de ingresso da 1ª fase. Obrigado.

Não, porque para todos os efeitos não tinhas o secundário concluído. Apenas te podes candidatar à 2ª e à 3ª fase.