1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

Ok, isso funciona entre todas as instituiçoes publicas?
Sim, funciona com todas as públicas dentro do concurso nacional de acesso.

Então se entrar numa universidade como por exemplo (U.Minho) na primeira fase e pagar a primeira prestação da propina. Na segunda fase se entrar no Politécnico do porto essa primeira prestação ja esta paga certo?

Então se entrar numa universidade como por exemplo (U.Minho) na primeira fase e pagar a primeira prestação da propina. Na segunda fase se entrar no Politécnico do porto essa primeira prestação ja esta paga certo?
Se for o mesmo valor, sim.

E se não for?
O valor que pagares da propina é todo transferido para a nova instituição de ensino, pelo que depois a última é que deverá gerir o pagamento do restante.

Outra questão, Se me matricular na primeira fase não implica que tenha de fazer uma mudança de curso, se me quiser matricular a outro curso na segunda fase?

Outra questão, Se me matricular na primeira fase não implica que tenha de fazer uma mudança de curso, se me quiser matricular a outro curso na segunda fase?
Não, isso não é considerado mudança de curso, faz parte do que é o concurso nacional de acesso.

Posso entrar com os exames da primeira fase na segunda fase de candidatura? Tive 19,2 a História no exame da 1ª fase e não pedi reapreciação nem fui à 2ª fase de exames, será que posso candidatar-me à segunda fase a uma universidade diferente?

Sim, os exames de primeira fase podem ser usados na segunda :)

Sim, os exames de primeira fase podem ser usados na segunda :)
ok, obrigado, só uma pergunta/opinião: achas ( ou acham) que vale a pena ir à 2ª fase, no meu caso, que me arrependi do curso que coloquei em primeiro ( e entro de certeza nesse, o que nao quero), ou ir à 2ª fase não trás nada de mau? é que já me disseram que entrar na 2ª fase trás muitos problemas... e eu quero ter notas bem altas ( e preciso!). obrigado

A única coisa é que te acontecerá é perderes entre 1 e 2 semanas de aulas, nada de significativo.
obrigado... é que disseram-me que se perde a apresentação dos alunos professores e da universidade, bem como tambem se perde as praxes e montes de materia... a conjugar tudo isto, os alunos da 2ª fase são altamente desprestigiados...

é que disseram-me que se perde a apresentação dos alunos professores e da universidade, bem como tambem se perde as praxes e montes de materia
A primeira parte é possível, já a última, comparado com a matéria que darás em todo o semestre, nem por isso.
a conjugar tudo isto, os alunos da 2ª fase são altamente desprestigiados...
Por quem? Na minha opinião estás a complicar uma situação por que milhares de alunos passam todos os anos sem complicações de maior, já para não falar que existe ainda quem entre só na 3ª fase de candidaturas...

obrigado... é que disseram-me que se perde a apresentação dos alunos professores e da universidade, bem como tambem se perde as praxes e montes de materia... a conjugar tudo isto, os alunos da 2ª fase são altamente desprestigiados...

Eu entrei em 2ª fase à dois anos, e só perdi apresentações e algumas praxes. No meu caso os professores foram espetaculares e ajudaram imenso, dando revisões das matérias dadas, e recordo-me que uma professora até alterou a data de uma frequência por causa dos alunos de 2ª fase. Não me achei nada "desprestigiada", começando em 1ª fase ou 2ª fase, vais fazer a licenciatura como os outros. Relaxa.

• Like
Reactions: gbmadureira12
Não sei se é aqui o tópico, mas tenho uma questão a fazer quando a candidaturas. É assim: tenho uma média muito baixa para a 2º fase, para os cursos que quero. Como tal, julgo que não vou ficar colocado em nenhuma Universidade nos cursos que pretendo. A acontecer isso, a minha nota da 2º fase de 2015 pode ser usada na 1º fase de 2016?

Não sei se é aqui o tópico, mas tenho uma questão a fazer quando a candidaturas. É assim: tenho uma média muito baixa para a 2º fase, para os cursos que quero. Como tal, julgo que não vou ficar colocado em nenhuma Universidade nos cursos que pretendo. A acontecer isso, a minha nota da 2º fase de 2015 pode ser usada na 1º fase de 2016?

Para efeitos de média sim. Se for como prova de ingresso, não

Quer dizer que não me serviu de nada o esforço de um ano, para como prova de ingresso usá-la para o ano se for o caso?

Como podes ver por este artigo: http://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/

"Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

• Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2015;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2013 e de 2014;
  • Classificações obtidas na 2.ª fase de exames de 2013, 2014 e de 2015 em disciplinas que não integram o plano de estudos do teu curso de ensino secundário e cujo exame coincidia em dia e hora de realização com um exame da 1.ª fase efetivamente realizado por ti."
(adicionas 1 ano aos que ai estão e serão as regras para o ano que vem)

A não ser que te enquadres no terceiro caso, prova de ingresso de 2ª fase só mesmo a partir da 2ª fase do concurso nacional

• Like
Reactions: davis
Como podes ver por este artigo: http://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/

"Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

• Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2015;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2013 e de 2014;
  • Classificações obtidas na 2.ª fase de exames de 2013, 2014 e de 2015 em disciplinas que não integram o plano de estudos do teu curso de ensino secundário e cujo exame coincidia em dia e hora de realização com um exame da 1.ª fase efetivamente realizado por ti."
(adicionas 1 ano aos que ai estão e serão as regras para o ano que vem)

A não ser que te enquadres no terceiro caso, prova de ingresso de 2ª fase só mesmo a partir da 2ª fase do concurso nacional

Quer dizer que para estar na 1º fase do próximo ano tenho que passar na 1º fase de 2016, né?