1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

Se não tiveres um exame de 1ª fase válido e precisares dele, sim

Boas! Tenho 2 questoes. Estou a planear concorrer a biologia no ISA na 2ª fase usando os exames de mat a + bio. A nota do ultimo colocado da 2 fase do ano passado foi 128,3 (1ª fase - 128,8). A minha nota de candidadatura é 135,5. Acham q as médias vao subir muito? Como tanto o exame de bio de 2014 como o de mat a foram mais acessiveis... A minha segunda questao é: se só entrar na 2 fase, nao perco aulas, praxes e afins? é q começo 2 semanas depois do resto e estou um bocado receosa quanto ao facto de perder materia e nao me integrar tao bem
Ola Inês. Olha eu acho que as médias a Biologia não vão subir e aa matemática um pouco, por isso deves entrar. Quanto a entrares na 2ª fase perdes apenas o inicio das aulas mas como é o inicio consegues acompanhar a matéria.. Quanto a praxes, não sei mas pode ser que haja aqui alguem do ISA e te responda :)

Eu entrei em 2ª fase à dois anos, e só perdi apresentações e algumas praxes. No meu caso os professores foram espetaculares e ajudaram imenso, dando revisões das matérias dadas, e recordo-me que uma professora até alterou a data de uma frequência por causa dos alunos de 2ª fase. Não me achei nada "desprestigiada", começando em 1ª fase ou 2ª fase, vais fazer a licenciatura como os outros. Relaxa.
obrigado!! sinto-me tao stressado, a sério, obrigado

• Like
Reactions: patriciac
A primeira parte é possível, já a última, comparado com a matéria que darás em todo o semestre, nem por isso.

Por quem? Na minha opinião estás a complicar uma situação por que milhares de alunos passam todos os anos sem complicações de maior, já para não falar que existe ainda quem entre só na 3ª fase de candidaturas...
ok, obrigado pele ajuda

• Like
Reactions: davis
Boa noite,
Eu tenho dúvidas que gostaria de , se possível, ver esclarecidas. Acabei agora o 12º ano e não sei se entro na 1ª fase, mas se entrar na primeira fase mas não for o curso que eu mesmo quero posso concorrer á 2ª fase de acesso ao ensino superior? E ainda se entrar na 1ª fase de acesso, mas também me candidatar á 2ª fase de acesso e também entrar, e o curso que eu quero eu tenha apenas entrado na 2ª fase o que devo fazer?
E finalmente, se quiser mudar de curso para uma outra universidade posso pedir equivalência às cadeiras iguais ou semelhantes entre esse dois cursos?
Obrigada pela ajuda. :)

Boa noite,
Eu tenho dúvidas que gostaria de , se possível, ver esclarecidas. Acabei agora o 12º ano e não sei se entro na 1ª fase, mas se entrar na primeira fase mas não for o curso que eu mesmo quero posso concorrer á 2ª fase de acesso ao ensino superior?
Sim, podes. Se entrares na 2ª fase, a tua matricula no 1º curso será automaticamente anulada.

E ainda se entrar na 1ª fase de acesso, mas também me candidatar á 2ª fase de acesso e também entrar, e o curso que eu quero eu tenha apenas entrado na 2ª fase o que devo fazer?
Como disse, a tua matrícula será anulada e todos os pagamentos que tenhas feito serão passados para a tua nova instituição (caso mudes de universidade). Apenas terás que te ir matricular de novo.

E finalmente, se quiser mudar de curso para uma outra universidade posso pedir equivalência às cadeiras iguais ou semelhantes entre esse dois cursos?
Podes, sim.

@Fraser obrigada pela ajuda, mas agora surgiu uma nova. se eu concorrer na 1º fase e entrar, mas mesmo assim candidatar-me á 2ª fase mas não entrar, a minha candidatura na 1ª fase fica anulada?

@Fraser obrigada pela ajuda, mas agora surgiu uma nova. se eu concorrer na 1º fase e entrar, mas mesmo assim candidatar-me á 2ª fase mas não entrar, a minha candidatura na 1ª fase fica anulada?
Se não entrares fica tudo na mesma. Ou seja, continuas no curso da 1ª fase como se nada se tivesse passado :P

como posso concorrer á 3º fase?
Funciona tal como a 1ª e a 2ª fase de candidatura, excepto que nem todos os cursos/faculdades abrem vagas. Tens alguma dúvida mais específica?

Boa noite. Tenho uma dúvida que ninguém me consegue responder: eu fui fazer exames à 1ª e 2ª fases e inscrevi-me na 1ª fase de candidaturas. No entanto, nos cursos que me inscrevi em nenhum tenho media suficiente e, alem disso, inscrevi-me em cidades longes da minha (eu sou de aveiro, inscrevi me em coimbra e em lisboa, onde queria mesmo estudar). Por isso, caso fique colocada na 1ªfase num curso em lisboa e na 2ªfase ficar colocada em coimbra como faço? Vou as aulas na 1fase sem ter estadia? Eu nao sei mesmo nada :/

Olá @InêsCTVergas
Por isso, caso fique colocada na 1ªfase num curso em lisboa e na 2ªfase ficar colocada em coimbra como faço? Vou as aulas na 1fase sem ter estadia?
São só entre 1 e 2 semanas de aulas, pelo que é uma escolha tua. Ou decides não ir a nada enquanto esperas pelos resultados da 2ª fase de candidaturas, ou arranjas um sítio temporário onde possas ficar para assistir às aulas.

Boa tarde.
Eu queria expor uma duvida:
Candidatei me na primeira fase e se entrar pretendo me inscrever , no entanto, como só tenho prova de ingresso para aquilo que realmente quero na segunda fase já decidi que me vou candidatar na segunda fase do ensino superior. A minha dúvida é se posso me candidatar na primeira fase e inscrever e depois me candidatar na segunda fase e se entrar poder trocar?
Obrigado

Eu tenho uma pergunta eu fiz reapreciação a português e consegui completar o secundário na 1ª fase, agora que fiz a candidatura reparei que nos exames realizados em 2015 aparece um exame de português de 1ªfase e o de 2ª fase há algum em problema em ter os dois exames de português.

Olá @AnaCatFernandes
A minha dúvida é se posso me candidatar na primeira fase e inscrever e depois me candidatar na segunda fase e se entrar poder trocar?
Podes fazer isso, tens só de ter em atenção que quando és colocada na 2ª fase de candidaturas a tua colocação e matrícula anteriores são automaticamente anuladas.

Eu tenho uma pergunta eu fiz reapreciação a português e consegui completar o secundário na 1ª fase, agora que fiz a candidatura reparei que nos exames realizados em 2015 aparece um exame de português de 1ªfase e o de 2ª fase há algum em problema em ter os dois exames de português.
Não tem problema nenhum. Esse exame da 2ª fase de exames deste ano não será considerado para esta fase de candidaturas.

Obrigado , outra questão , caso eu pague a matricula e as propinas e se entrar na segunda fase elas passam para essa? ou não?
Só o que tiveres pago relativo às propinas é transferido para a nova instituição de ensino.

Dado que isto não tem nada a ver com mudanças de curso, optei por transferir as mensagens para outro tópico.