1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

boa noite :) passa-se o seguinte: não concorri à1ª fase de candidatura porque so agora tive certeza que podia frequentar o ensino superior mas também só fui a 1ª fase dos exames nacionais, a minha dúvida é, ainda posso concorrer à 2ª fase de candidatura ao ensino superior ?
aguardo resposta urgentemente, obrigada

boa noite :) passa-se o seguinte: não concorri à1ª fase de candidatura porque so agora tive certeza que podia frequentar o ensino superior mas também só fui a 1ª fase dos exames nacionais, a minha dúvida é, ainda posso concorrer à 2ª fase de candidatura ao ensino superior ?
aguardo resposta urgentemente, obrigada
Olá @Jéssica Gomesz
Sim, podes concorrer à 2ª fase de candidaturas (e à 3ª fase) com os exames da 1ª fase de exames.

so mais uma questao nao pedi ainda a minha ficha ENES mas se for a secretaria da secundaria que frequentei ainda me a facultam certo ?
Boa noite!
A ficha ENES esta disponivel ate ao final das candidaturas, pelo que ainda te vão facultar a ficha ENES na tua escola secundaria!

Bom dia.

Se eu no próximo ano me candidatar ao ensino superior com a nota de um exame realizado na 2º fase (este ano), só me posso inscrever na 2º fase de candidaturas, certo?

Última edição:

Se eu no próximo ano me candidatar ao ensino superior com a nota de um exame realizado na 2º fase (este ano), só me posso inscrever na 2º fase de candidaturas, certo?
Certo, exames da 2ª fase só podem ser utilizados como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas.

Ao concorrer á 2ª fase tendo sido colocado na 1ª fase a 1ªfase fica sem efeito? ou se não se for colocado na 2ª fase podemos prosseguir com a colocação da 1ª fase???

Obrigado por informações

Olá, se eu entrar na 1'fase em Santarém (não é a primeira opção) e me matricular nessa universidade mas depois for colada na 2'fase em outro sitio, perco o dinheiro entregue no ato da matricula?
Vi num artigo aqui no site que o dinheiro era transferido para a nova instituição mas tenho receio de estar em erro.
Podem ajudar-me? :)

Boa noite, este ano nao consigo entrar no curso que quero portanto vou iniciar um outro na universidade.
Acontece que ainda conseg concorrer para a primeira fase no entanto nao consigo entrar em algums cursos dos que coloquei e agora nao me deixam alterar um.
Se nao conseguir entrar em nenhum posso concorrer a uma 2 fase?

Boa noite, este ano nao consigo entrar no curso que quero portanto vou iniciar um outro na universidade.
Acontece que ainda conseg concorrer para a primeira fase no entanto nao consigo entrar em algums cursos dos que coloquei e agora nao me deixam alterar um.
Se nao conseguir entrar em nenhum posso concorrer a uma 2 fase?
Olá @TelmaLourenco
Sim, podes concorrer à 2ª fase de candidaturas caso não entres em nenhum curso na 1ª fase de candidaturas.

• Like
Reactions: TelmaLourenco

Ora bem, estou num stress enorme!

Fui aluna de humanidades o secundário todo, no entanto, no 11º descobri que o que queria realmente era arquitetura. Então, pesquisei os cursos e estava indecisa entre Arquitetura e Urbanismo e o curso de Arquitetura Especializada em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Lisboa. Achei que o último me agradava mais, e entrava com facilidade (a média é de 13.8 acho). Não quis perder um ano e fiz os exames de História e Cultura das Artes e de Geometria A com externa, tirei 16.4 e 16.0 respetivamente. Ia fazer o de Desenho, mas à última, apercebi-me que o que queria mesmo era o curso de Arquitetura no ISCTE. Terminei o secundário com média de 17.1. Fico, portanto, junto com o exame de Geometria, com nota de 16.55.

Estou a morrer de stress porque para entrar para esse curso tenho apenas meia décima acima do último colocado! (16.5).

Tenho vária dúvidas caso não consiga entrar, uma delas é, se saírem os resultados e entrar apenas na 2ª opção (universidade de Lisboa - média de 14.5), o que posso fazer? Se me increver na segunda fase posso não conseguir entrar e ainda perco a oportunidade de me matricular em algum curso, ou posso matricular-me na 2ª opção e ainda concorrer para a 2ª fase?

Outra questão, é a parte das transferências, li a legislação na página dos ISCTE e acho que não dizem nada acerca de não permitirem transferências no mesmo ano, desde que o curso seja idêntico e que a nota de ingresso fosse superior à mínima dos cursos (tinham uma tabela com vários cursos mas não estava lá arquitetura). Se eu me matriculasse na Universidade de Lisboa, no curso de Arquitetura e Urbanismo, podia pedir transferência para o ISCTE para o mesmo curso? (Apenas transferência de universidade?)

É que passei um ano inteiro a estudar todos os dias para os exames externos e ainda consegui acabar o secundário com uma média bastante boa, e não queria ir para um curso com média de 2-3 valores abaixo daquilo que me esforcei tanto para tirar, e o ISCTE tem um dos melhores cursos da área do país (nada supera o Porto, claro).

Por favor ajudem-me se souberem e obrigada desde já. Peço desculpa pelo testamento.

Olá @Jessica V.
Tenho vária dúvidas caso não consiga entrar, uma delas é, se saírem os resultados e entrar apenas na 2ª opção (universidade de Lisboa - média de 14.5), o que posso fazer? Se me increver na segunda fase posso não conseguir entrar e ainda perco a oportunidade de me matricular em algum curso, ou posso matricular-me na 2ª opção e ainda concorrer para a 2ª fase?
Podes fazer a matrícula na tua colocação da 1ª fase de candidaturas e concorrer ao mesmo tempo à 2ª fase de candidaturas. Caso fiques colocada a tua anterior matrícula é automaticamente anulada e fazes a inscrição na nova colocação. Caso contrário, manténs a tua vaga anterior.
Outra questão, é a parte das transferências, li a legislação na página dos ISCTE e acho que não dizem nada acerca de não permitirem transferências no mesmo ano, desde que o curso seja idêntico e que a nota de ingresso fosse superior à mínima dos cursos (tinham uma tabela com vários cursos mas não estava lá arquitetura). Se eu me matriculasse na Universidade de Lisboa, no curso de Arquitetura e Urbanismo, podia pedir transferência para o ISCTE para o mesmo curso? (Apenas transferência de universidade?)
Só podes pedir transferências ou mudanças de curso no fim do 1º ano de curso. Tens aqui as novas regras para estas mudanças:
Mudar de curso deixa de ser possível no primeiro ano | Uniarea

Boa tarde eu candidatei me á 1fase de candidaturas mas caso algo corra mal quero candidatar me á 2 fase para tal necessito esperar ate o resultado sair e saber onde fui colocada? é preciso uma nova ficha ENES? se sim posso pedi la ja ou so depois de sairem os primeiros resultados? é feito da msm forma q da primeira? e se entrar num da primeira fase posso fazer na msm a 2?

Se entrares na 1ª fase tens de ponderar bem se é o que realmente queres. Imagina que és colocada na 1ªfase mas ainda assim candidatas te à 2ªfase se ficares na 2ª a tua inscrição na 1ª fica anulada.

• Like
Reactions: TelmaLourenco

Olá :)!
Tenho um duvida sobre da minha candidatura ao acesso superior.
Eu vou concorrer em 2fase pois só obtive aprovação em matemática com o exame da 2fase. No entanto quero concorrer com o meu exame de portugues que fiz de 1fase. Gostava de saber se devo guiar-me pelas notas da 2fase do ano passado ou pelas notas da 1fase do mesmo uma vez que concorro com o exame feito em 1fase.
Obrigada