Ora bem, estou num stress enorme!
Fui aluna de humanidades o secundário todo, no entanto, no 11º descobri que o que queria realmente era arquitetura. Então, pesquisei os cursos e estava indecisa entre Arquitetura e Urbanismo e o curso de Arquitetura Especializada em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Lisboa. Achei que o último me agradava mais, e entrava com facilidade (a média é de 13.8 acho). Não quis perder um ano e fiz os exames de História e Cultura das Artes e de Geometria A com externa, tirei 16.4 e 16.0 respetivamente. Ia fazer o de Desenho, mas à última, apercebi-me que o que queria mesmo era o curso de Arquitetura no ISCTE. Terminei o secundário com média de 17.1. Fico, portanto, junto com o exame de Geometria, com nota de 16.55.
Estou a morrer de stress porque para entrar para esse curso tenho apenas meia décima acima do último colocado! (16.5).
Tenho vária dúvidas caso não consiga entrar, uma delas é, se saírem os resultados e entrar apenas na 2ª opção (universidade de Lisboa - média de 14.5), o que posso fazer? Se me increver na segunda fase posso não conseguir entrar e ainda perco a oportunidade de me matricular em algum curso, ou posso matricular-me na 2ª opção e ainda concorrer para a 2ª fase?
Outra questão, é a parte das transferências, li a legislação na página dos ISCTE e acho que não dizem nada acerca de não permitirem transferências no mesmo ano, desde que o curso seja idêntico e que a nota de ingresso fosse superior à mínima dos cursos (tinham uma tabela com vários cursos mas não estava lá arquitetura). Se eu me matriculasse na Universidade de Lisboa, no curso de Arquitetura e Urbanismo, podia pedir transferência para o ISCTE para o mesmo curso? (Apenas transferência de universidade?)
É que passei um ano inteiro a estudar todos os dias para os exames externos e ainda consegui acabar o secundário com uma média bastante boa, e não queria ir para um curso com média de 2-3 valores abaixo daquilo que me esforcei tanto para tirar, e o ISCTE tem um dos melhores cursos da área do país (nada supera o Porto, claro).
Por favor ajudem-me se souberem e obrigada desde já. Peço desculpa pelo testamento.