1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

Olá @CLEIDE FERREIRA FERRAO
e como e quando sabemos de nossa aprovação?
As colocações serão divulgadas também online segundo o seguinte calendário:
http://uniarea.com/acesso/calendario/
a matrícula tem que ser presencial?
Tipicamente a matrícula é presencial, mas algumas universidades possibilitam a inscrição online.
qual a data provável da matrículas e documentos necessários?
As matrículas costumam realizar-se na semana seguinte à divulgação dos resultados de cada fase de candidatura. Os documentos necessários variam conforme a instituição de ensino superior em causa, mas inclui o BI/CC/Passaporte, fotografias, boletim de vacinas, entre outros.

Se não conseguir colocação nenhuma na primeira fase, posso candidatar na segunda fase com os mesmos exames da primeira fase para outros cursos?
Quantas exames posso fazer em cada fase?

Boa tarde a todos :)

Tenho o 12o semi-feito, tendo todas as disciplinas exceto Matemática A feitas. A Matemática, tive 8 no 10o e 10 no 11o. No 12o acabei por anular a disciplina. Neste momento, tenho no meu Certificado de Habilitações o 8 e o 10, mas com a nota do 12o em branco.

Inscrevi-me como aluno externo, e vou fazer o exame dia 23. Estou confiante, mas nunca se sabe. Supostamente, a nota que tiver no exame vai contar como nota de 10o, 11o, 12o e prova de ingresso.

Se na 1a fase não conseguir ter 95 pontos (e assim não completar o 12o), poderei ir à 2a fase, conseguir os 95 pontos ou mais, e depois candidatar-me só na 2a fase ao curso que quero?

Obrigado desde já :)

Olá @Martins2759
Supostamente, a nota que tiver no exame vai contar como nota de 10o, 11o, 12o e prova de ingresso.
Vai mesmo, a informação está correta.
Se na 1a fase não conseguir ter 95 pontos (e assim não completar o 12o), poderei ir à 2a fase, conseguir os 95 pontos ou mais, e depois candidatar-me só na 2a fase ao curso que quero?
Podes, sim, se só completares a disciplina na 2ª fase só podes mesmo concorrer à 2ª fase de candidaturas (e à 3ª).

• Like
Reactions: Martins2759
Boa noite. Gostaria de saber se por exemplo, eu entrar na 1ºfase num instituto politécnico e na 2º fase quiser concorrer para uma universidade, posso depois ir para a universidade? E também gostaria de saber, se ao houver vagas disponíveis, entram todos aqueles que tenham media de 9,5 e provas de ingresso 9,5?

Olá @Pedro_12
Gostaria de saber se por exemplo, eu entrar na 1ºfase num instituto politécnico e na 2º fase quiser concorrer para uma universidade, posso depois ir para a universidade?
Podes, sim.
E também gostaria de saber, se ao houver vagas disponíveis, entram todos aqueles que tenham media de 9,5 e provas de ingresso 9,5?
Teoricamente se existirem vagas para todos, sim.

Olá!
Encontro-me este ano no 12o ano e pretendo candidatar-me a enfermagem apenas com o exame de biologia e geologia.
Pretendo fazer o exame de matematica na 1a fase mas apenas estudar para ele e tentar tirar uma boa nota na 2a fase. Posso concorrer à 1a fase de candidaturas ao ensino superior com a nota que tirar na 2a fase do exame de matematica, para média interna da disciplina e não como prova de ingresso?
Obrigada!

Olá!
Encontro-me este ano no 12o ano e pretendo candidatar-me a enfermagem apenas com o exame de biologia e geologia.
Pretendo fazer o exame de matematica na 1a fase mas apenas estudar para ele e tentar tirar uma boa nota na 2a fase. Posso concorrer à 1a fase de candidaturas ao ensino superior com a nota que tirar na 2a fase do exame de matematica, para média interna da disciplina e não como prova de ingresso?
Obrigada!
Boa tarde,

Este ano não; a nota da 2ª fase só pode ser utilizada na 2ª e 3ª fase de candidaturas.

No próximo ano e seguintes já podes utilizar essa nota na 1ª fase de candidaturas.

Joana

Boa tarde,

Este ano não; a nota da 2ª fase só pode ser utilizada na 2ª e 3ª fase de candidaturas.

No próximo ano e seguintes já podes utilizar essa nota na 1ª fase de candidaturas.

Joana
Então a nota que tirei o ano passado em biologia e geologia na 2ª fase de exames pode ser utilizada como prova de ingresso na primeira fase este ano (estou no 12º ano e vou fazer melhoria a a disciplina)?

Peço desculpa intrometer me mas agora surgiu me essa duvida...

Então a nota que tirei o ano passado em biologia e geologia na 2ª fase de exames pode ser utilizada como prova de ingresso na primeira fase este ano (estou no 12º ano e vou fazer melhoria a a disciplina)?

Peço desculpa intrometer me mas agora surgiu me essa duvida...
Não, aquela resposta era relativa à melhoria da CFD, não era sobre utilização das notas como prova de ingresso.

olá! vou com 13 ao exame de português, ou seja para passar só preciso de tirar 1,5, por isso estava descansada e não estudei muito porque me ia concentrar em matemática e biológia, se tirar apenas 1,5 e acabar com 10 à disciplina e na segunda fase subir muito para manter o 13, quando me for a candidatar à 1a fase do ensino superior irá contar o 10 ou o 13 para a média? vou para enfermagem, ou seja não preciso de português como específica/prova de ingresso

olá! vou com 13 ao exame de português, ou seja para passar só preciso de tirar 1,5, por isso estava descansada e não estudei muito porque me ia concentrar em matemática e biológia, se tirar apenas 1,5 e acabar com 10 à disciplina e na segunda fase subir muito para manter o 13, quando me for a candidatar à 1a fase do ensino superior irá contar o 10 ou o 13 para a média? vou para enfermagem, ou seja não preciso de português como específica/prova de ingresso
Boa tarde,

Na 1ª fase deste ano contará a nota da 1ª fase de exames; a nota da 2ª fase só poderá ser utilizada na 2ª e 3ª fase de candidaturas.

Joana

nas disciplinas em que tenho exame, como e feita a media?
nao sendo prova de ingresso, para a media final conta a melhor nota dos exames, ou é sujeito tambem a 1 fase apenas se candidatar com a nota do exame na 1 fase e na 2 com a melhor?

nas disciplinas em que tenho exame, como e feita a media?
nao sendo prova de ingresso, para a media final conta a melhor nota dos exames, ou é sujeito tambem a 1 fase apenas se candidatar com a nota do exame na 1 fase e na 2 com a melhor?
Boa noite,

Se te candidatares no mesmo ano em que realizas o exame: na 1ª fase calculas a CFD com a nota da 1ª fase de exames e na 2ª e 3ª fase calculas com a melhor nota que tiveres.
Se te candidatares nos anos seguintes a realizares o exame: calculas a CFD com a melhor nota que tiveres, independentemente da fase.

Joana

• Like
Reactions: sofia rocha
Boa noite,

Se te candidatares no mesmo ano em que realizas o exame: na 1ª fase calculas a CFD com a nota da 1ª fase de exames e na 2ª e 3ª fase calculas com a melhor nota que tiveres.
Se te candidatares nos anos seguintes a realizares o exame: calculas a CFD com a melhor nota que tiveres, independentemente da fase.

Joana

obrigada :)

ola sou aluna do 12 ano .
imaginemos que eu chumbe a matematica na 1 fase mas consiga fazer na segunda fase , desde que nao use o exame como prova de ingresso possso concorrer à primeira fase de candidaturas? obrigada

ola sou aluna do 12 ano .
imaginemos que eu chumbe a matematica na 1 fase mas consiga fazer na segunda fase , desde que nao use o exame como prova de ingresso possso concorrer à primeira fase de candidaturas? obrigada
Boa noite,

Se chumbares a Matemática A na 1ª fase de exames ficas impedida de te candidatar à 1ª fase de candidaturas.

Joana

Boa noite, vou exemplificar a minha dúvida para ser mais fácil:
Supondo que tenho 17 de média interna a Português. Vou a exame e tenho, por exemplo, um 14 o que não me permite manter a média interna. O exame de português não é de acesso ao ensino superior mas vou à 2ª fase e tenho 16. Ao candidatar-me na 1ª fase ao ensino superior, a minha média interna vai ter em conta o 14 ou o 16 no exame?
Digo isto pois as candidaturas começam antes de sairem as notas da 2ª fase. Desde já, obrigada

Olá @Catarina_96
Para a candidatura à 1ª fase deste ano conta o 14, o 16 só conta para a 2ª fase de candidaturas deste ano e para as candidaturas de qualquer fase de anos seguintes.