1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

Bom dia, esta semana fiz como aluna externa o exame de biologia e não tendo explicações ou aulas, não vou ter uma nota suficiente para entrar na primeira fase de acesso ao ensino superior, entrar na segunda fase vai prejudicar-me em alguma coisa? Ou será melhor esperar um ano e ter uma melhor nota na primeira fase de 2017?

Ok, posso escolher de todos os exames que fiz aquele que prefiro independentemente da fase em que foi feito, tento em conta que me pretendo candidatar na 2.ª fase à universidade.

Ok, posso escolher de todos os exames que fiz aquele que prefiro independentemente da fase em que foi feito, tento em conta que me pretendo candidatar na 2.ª fase à universidade.

Tu não escolhes nada, o sistema é que escolhe automaticamente os exames válidos e de maior nota, mas tendo em conta que é a 2ª fase de candidatura sim, escolherá sempre o melhor independentemente da fase em que foi feito

• Like
Reactions: gui5000
Boa tarde!

Fiz os exames da 1ª fase e gostaria de concorrer à 1ªfase do concurso de acesso ao ensino superior. Todavia, se repetir todos os exames na 2ª fase, posso voltar a concorrer à 2ª fase, sem prejudicar a primeira candidatura ou esta primeira candidatura é anulada?

Boa tarde!

Fiz os exames da 1ª fase e gostaria de concorrer à 1ªfase do concurso de acesso ao ensino superior. Todavia, se repetir todos os exames na 2ª fase, posso voltar a concorrer à 2ª fase, sem prejudicar a primeira candidatura ou esta primeira candidatura é anulada?

Tu não escolhes nada, o sistema é que escolhe automaticamente os exames válidos e de maior nota, mas tendo em conta que é a 2ª fase de candidatura sim, escolherá sempre o melhor independentemente da fase em que foi feito

No meu caso, no 11.º ano fiz o exame de filosofia só na 1.ª fase e tirei 14,2. Fiz o exame de biologia no 11.º, na 1.ª fase tirei 8 e na 2.ª fase, tirei 10,00. Este ano estou no 12.ºano e fiz o de português e devo tirar mais ou menos um 12. Mas o exame de matemática não me correu como esperava e vou à 2.ª fase. Quando me candidatar na 2.ª fase qual é o exame que vou utilizar como prova de ingresso?

Boa tarde!

Podes concorrer à 1.ª fase normalmente. Se repetires os exames na 2.ªfase, na 2.ªfase de candidaturas conta a melhor nota das duas fases. A candidatura não é anulada só porque irás fazer exames na 2.ªfase .Não percebi muito bem a tua pergunta, mas espero ter ajudado.:grinning:

No meu caso, no 11.º ano fiz o exame de filosofia só na 1.ª fase e tirei 14,2. Fiz o exame de biologia no 11.º, na 1.ª fase tirei 8 e na 2.ª fase, tirei 10,00. Este ano estou no 12.ºano e fiz o de português e devo tirar mais ou menos um 12. Mas o exame de matemática não me correu como esperava e vou à 2.ª fase. Quando me candidatar na 2.ª fase qual é o exame que vou utilizar como prova de ingresso?

Isso depende do curso, claro! (Desculpa se já o referiste antes e não vi :P )

Se ficares colocada na 2ª fase a tua vaga da 1ª é automaticamente anulada, apenas isso

Boas,
Este ano o exame de matemática na 1° fase correu me um pouco mal, e estou a pensar ir a segunda fase, contudo pondero candidatar-me na primeira fase. A minha duvida e como vou ha segunda fase e supondo que tiro melhor resultado posso me candidatar na mesma na primeira fase com a nota do 1°exame?

Olá @Francisco
Boa noite. Tenho um caso na minha família um pouco raro e gostava que me esclarecessem... A minha prima este ano não irá passar no exame de matemática na primeira fase e irá a segunda fase... A minha duvida é, a matemática não sendo prova de ingresso; ela só se poderá candidatar na 2ª fase? Ou há algum tipo de exceção nestes casos?
Só à 2ª e 3ª fases de candidaturas, dado que para efeitos da 1ª fase não tem o secundário concluído.

Olá @Ricardo Magalhães
Este ano o exame de matemática na 1° fase correu me um pouco mal, e estou a pensar ir a segunda fase, contudo pondero candidatar-me na primeira fase. A minha duvida e como vou ha segunda fase e supondo que tiro melhor resultado posso me candidatar na mesma na primeira fase com a nota do 1°exame?
Podes.

• Like
Reactions: Francisco Santos 18
Olá @Beatriz Castres
Bom dia, esta semana fiz como aluna externa o exame de biologia e não tendo explicações ou aulas, não vou ter uma nota suficiente para entrar na primeira fase de acesso ao ensino superior, entrar na segunda fase vai prejudicar-me em alguma coisa? Ou será melhor esperar um ano e ter uma melhor nota na primeira fase de 2017?
Apenas perdes 1/2 semanas de aulas, nada de significativo.

Olá
Sou uma aluna de 12º ano e vou entrar este ano na universidade.
As notas de 1ª fase de exames só dão para a 1º fase de candidatura ao ensino superior e as notas de 2ª fase só dão para a 2ªfase de candidatura ao ensino superior.
O curso onde gostava de entrar pede a prova de Físico-química e matemática como especificas. A minha melhor nota de físico-química é a de 2ªfase, ou seja, só posso concorrer com essa nota na 2º fase de candidatura. Para concorrer na 2ª fase de candidatura posso utilizar a nota de 2ª fase de físico-química e a da matemática de 1º( se não for à segunda fase repetir matemática)? E outra dúvida: posso concorrer à 2ª fase com a nota da 2ªfase de físico-química e (se tiver exame de 1ª e 2ª fase de matemática e a da 1ª for melhor) a de 1ª fase de matemática ou tem de ser obrigatoriamente a de 2ª fase?

Olá @MarianaPatrício
Para concorrer na 2ª fase de candidatura posso utilizar a nota de 2ª fase de físico-química e a da matemática de 1º( se não for à segunda fase repetir matemática)?
Podes.
E outra dúvida: posso concorrer à 2ª fase com a nota da 2ªfase de físico-química e (se tiver exame de 1ª e 2ª fase de matemática e a da 1ª for melhor) a de 1ª fase de matemática ou tem de ser obrigatoriamente a de 2ª fase?
É a melhor.

• Like
Reactions: MarianaPatrício
Tenho três questões:

1) Os exames realizados na segunda fase do presente ano letivo podem ser usados para concorrer à primeira fase do ano letivo seguinte?
2) Posso usar o exame da segunda fase para melhorar a CIF e concorrer com o exame da primeira fase?
3) Se usar os exames da segunda fase de 11º e da segunda fase de 12º, tenho de concorrer na segunda fase, certo?

Muito obrigada!

• Like
Reactions: gui5000
Boa tarde.
Realizei no passado dia 23 a 1ª fase do exame de 12º ano de Matemática A. Como tenho média dos três anos de 12 valores, tenho no mínimo que tirar um 4 no exame (para ser aprovada à disciplina). Em caso de isso não acontecer, terei que ir à 2ª fase.
A minha questão é, sendo que este exame não me irá servir como prova de ingresso, é-me possível candidatar à 1ª fase de candidaturas das Universidades ou só poderei ir à 2ª fase das mesmas? (isto caso não passe à disciplina)

Tens que ter no mínimo quatro valores para transitar de ano e te candidatares à Universidade - sem a disciplina feita, terás de tentar a segunda fase para ver se consegues tirar uma nota superior.
Se tiveres mais alguma dúvida, estou ao dispor!

ola! eu no ano passado (frequentava o 11ºano) fiz os exames de biologia e geologia e física e química, fui a exame na 1ª fase e na 2ª fase, este ano para me candidatar à 1ª fase da universidade posso usar as notas do exame da 2ª fase?

Olá @Vera O.
A minha questão é, sendo que este exame não me irá servir como prova de ingresso, é-me possível candidatar à 1ª fase de candidaturas das Universidades ou só poderei ir à 2ª fase das mesmas? (isto caso não passe à disciplina)
Este ano só poderias concorrer à 2ª fase de candidaturas, dado que para efeitos de candidaturas à 1ª fase não tens o secundário concluído.
Olá @Danielablue10
ola! eu no ano passado (frequentava o 11ºano) fiz os exames de biologia e geologia e física e química, fui a exame na 1ª fase e na 2ª fase, este ano para me candidatar à 1ª fase da universidade posso usar as notas do exame da 2ª fase?
Como prova de ingresso: não. Para o cálculo das classificações finais das disciplinas: podes.