1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
Boa noite.
Tenho uma duvida à cerca da candidatura ao ensino superior. Eu estou a pensar fazer novamente os exames na 2° fase mas para me candidatar à 1° fase do concurso nacional tenho que esperar que as notas desses exames saiam correto?
Se não o fizer, estou a concorrer apenas com as notas da primeira fase certo?
Isso, as notas saem já amanhã, dia 13, e caso queiras ir a 2 fase é só inscrever :) No entanto, podes concorrer à 2 fase com as notas da 1 fase dos exames, se achares que tens média suficiente para o curso que queres.

Pedro Souza

Membro Veterano
Matrícula
7 Setembro 2015
Quem entrar na 2° fase de candidaturas irá perder alguns dias de aulas no início ( perderá por volta 1 mês) correto?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
Quem entrar na 2° fase de candidaturas irá perder alguns dias de aulas no início ( perderá por volta 1 mês) correto?
Costuma ser 3 / 2 semanas. No ano passado, as candidaturas para 2 fase começaram dia 12 e terminaram a 16 e os resultados da 2 fase saíram a 29 de setembro, e tendo em conta que a primeira semana costuma ser recepção do caloiro, o pessoal não costuma perder muito. Depende das universidades :)

• Like
Reactions: Pedro Souza

Pedro Souza

Membro Veterano
Matrícula
7 Setembro 2015
Supomos que eu consigo concluir todas as disciplinas já com estes exames da 1° fase e fique com o 12° concluído. Devido a problemas pessoais terei que faltar cerca de 1 mês desde o início das aulas na universidade que quero entrar. É melhor eu candidatar-me à 1° fase de candidaturas e faltar um mês ou candidatar-me à 2° fase visto que as aulas começam mais tarde?

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Supomos que eu consigo concluir todas as disciplinas já com estes exames da 1° fase e fique com o 12° concluído. Devido a problemas pessoais terei que faltar cerca de 1 mês desde o início das aulas na universidade que quero entrar. É melhor eu candidatar-me à 1° fase de candidaturas e faltar um mês ou candidatar-me à 2° fase visto que as aulas começam mais tarde?
É igual, não é por te candidatares à segunda (e entrares eventualmente) que vais perder menos aulas :p

• Like
Reactions: Pedro Souza

Pedro Souza

Membro Veterano
Matrícula
7 Setembro 2015
Exato ;) então é melhor candidatar-me logo à 1°...e será que tenho que justificar as faltas ? Ou depois desse um mês faltando é só começar a ir normalmente às aulas sem justificar nada?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
Exato ;) então é melhor candidatar-me logo à 1°...e será que tenho que justificar as faltas ? Ou depois desse um mês faltando é só começar a ir normalmente às aulas sem justificar nada?
Algumas cadeiras têm uma componente presencial, podendo reprovar por faltas, tem isso em atenção, mas com certeza que as consegues justificar :) Se entrares logo na 1 fase melhor!

Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
ESALD
Boa tarde, eu estou com uma dúvida sobre a candidatura à universidade e já ouvi várias versões o que me deixou ainda mais confusa.
Eu tendo apenas provas de ingresso válidas na 2a fase tenho que concorrer à 1a fase de acesso ao ensino superior? Ou tenho apenas que concorrer à 2a fase?
Já agora, quando for ver as notas da 1a fase peço logo a ficha ENES ou peço só na 2a fase?

Obrigada!! :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: catarinafferraz

Tsofia2

Membro
Matrícula
20 Setembro 2016
Imaginem que se envia a prova para reapreciação, mas so se sabe a nota de reapreciação no dia 14 de Agosto e as candidaturas para a 1°fase da Universidade acaba dia 8 de agosto (uma semana antes).. como é que as pessoas que pedem reapreciação podem concorrer a 1 fase de candidatura? :/

D

Deleted member 2018

Guest
Imaginem que se envia a prova para reapreciação, mas so se sabe a nota de reapreciação no dia 14 de Agosto e as candidaturas para a 1°fase da Universidade acaba dia 8 de agosto (uma semana antes).. como é que as pessoas que pedem reapreciação podem concorrer a 1 fase de candidatura? :/
http://uniarea.com/e-se-a-nota-do-exame-nacional-nao-for-a-que-esperavas-reapreciacao-de-prova/ :)
Depois do resultado, tens 3 dias úteis para alterares/fazeres a candidatura.

goris

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Boa noite. Há 1 ano tinha deixado Matemática A por concluir e acabei por tomar a decisão de acabar o secundário no ensino recorrente. Tendo conluído o mesmo, gostaria de me candidatar ao ensino superior, logo, ontem, pedi a minha senha do DGES para o poder fazer, sendo que ao fazê-lo, não sabia se deveria selecionar a escola onde tinha deixado o secundário por concluir ou a escola em que fiz por recorrente. Acabei por selecionar a escola onde tinha deixado por fazer Matemática e, chegando lá, dissera-me que teria de ser na outra e assim o fiz. Quando fui à outra, o que me disseram foi que não podiam pedir a senha, pois eu não me tinha candidatado a nenhum exame este ano. Fiz os exames o ano passado, e sim, este ano, não me candidatei a nenhum, a minha pergunta é: posso pedir na mesma a senha e, se sim, como e em qual das escolas o faço? Posso candidatar-me ao ensino superior, ou, pelos simples facto de não ter feito nenhum exame este ano letivo, já não posso? Agradecia imenso que me ajudassem, e peço desculpa pelo "testamento", tentei ser esclarecedor.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado pela resposta. Já agora, relativamente à ficha ENES, como posso pedi-la, sendo que neste ano letivo não me inscrevi em nenhum exame? Segundo sei, mesmo querendo utilizar provas de ingresso do ano passado, este ano deveria ter-me inscrito na 1ª fase na mesma, mas não o fiz, pois desconhecia que o deveria fazer...
Já te respondi na mensagem privada.

D

Deleted member 40507

Guest
Boas :)
Eu só passei na 2ª fase do exame nacional de matematica a, a minha questão é se posso candidatar-me a um curso na 1ª fase para o qual matematica a não é prova específica desse curso.
Obrigada :)
Olá, eu estou na mesma situação de cima, mas ainda vou concluir a disciplina de matemática na segunda fase, como é que eu faço para depois para me inscrever à mesma à primeira fase? Obrigada !

D

Deleted member 2018

Guest
Olá, eu estou na mesma situação de cima, mas ainda vou concluir a disciplina de matemática na segunda fase, como é que eu faço para depois para me inscrever à mesma à primeira fase? Obrigada !
Apenas te podes candidatar à 2.ª e 3.ª fases, caso não tenhas tido aprovação a matemática na 1.ª fase.