1ª, 2ª e 3ª Fases de Candidaturas

A minha média de candidatura para engenharia biomédica na FCT é de 174 pontos na 1ª fase. Para a 2ª fase tenho 177 pontos Estou com receio de mesmo assim não conseguir entrar na 1ªfase e gostaria de pedir ajuda para decidir as prioridades.
1ªopção: Engenharia biomédica na FCT
2ª opção: Engenharia física na FCT
Entrando na 2ªopção, será que existem sempre vagas para me candidatar na 2ªfase? Ou...
2ªopção: Engenharia biomédica na FCUL, pois a média é mais baixa.
Entrando na FCUL na primeira fase tenho que efetuar matrícula e pagar propinas. Se entrar na 2ª fase em Eng.Biomédica na FCT tenho de cancelar a matrícula e perco o valor já pago das propinas?

A minha média de candidatura para engenharia biomédica na FCT é de 174 pontos na 1ª fase. Para a 2ª fase tenho 177 pontos Estou com receio de mesmo assim não conseguir entrar na 1ªfase e gostaria de pedir ajuda para decidir as prioridades.
2ª opção: Engenharia física na FCT
Entrando na 2ªopção, será que existem sempre vagas para me candidatar na 2ªfase? Ou...
2ªopção: Engenharia biomédica na FCUL, pois a média é mais baixa.
Entrando na FCUL na primeira fase tenho que efetuar matrícula e pagar propinas. Se entrar na 2ª fase em Eng.Biomédica na FCT tenho de cancelar a matrícula e perco o valor já pago das propinas?
Tenta mesmo assim, tens 6 opções para utilizar! Tens boa média :)
Se entrares na 2 fase, as propinas são transferidas para a nova instituição.

• Like
Reactions: mrscurious
Na segunda fase? Ficas na colocação anterior.

A minha dúvida é a seguinte:
Imaginemos que não tenho média para entrar em nenhum dos cursos das universidades que escolhi, ou seja, não tenho nota de candidatura suficiente para entrar em nenhuma das seis opções que coloca quando me inscrevo online. Caso isso aconteça, escolhia outras ou já não podia entrar de qualquer maneira?

Desculpa não me ter conseguido explicar melhor.

Última edição:
Boa noite,
imaginado que eu me candidato à 1º fase e entro numa opção que não era onde eu queria entrar, então vou querer voltar a candidatar-me na 2º fase...no entanto, a minha dúvida é se eu tenho de me matricular na 1º fase mesmo assim, pois quando souber se entrei na 2º fase os prazos de matrícula para a 1º fase já acabaram... espero que não esteja muito confuso!

Bom dia!

Tenho uma dúvida relativamente à candidatura ao ensino superior... Este ano frequentei o 12ºano, no curso de ciências socioeconómicas e atualmente já realizei os exames da 1ª e da 2ª fase (exame de Português e Matemática A), o problema é que reprovei à disciplina de português, na 1ªfase, porque a minha média à disciplina era 10 valores e no exame tirei 7... Fui à 2ª fase à uns dias e acho mesmo que vou ficar com positiva no exame e com a disciplina aprovada, mas agora não sei se ainda me posso candidatar à 1ªfase do ensino superior, porque a minha prova de ingresso vai ser ou matemática ou um dos outros exames que realizei no 11ºano e português não me serve mesmo de nada. Os resultados dos exame da 2ªfase saiem dia 4 de agosto e as candidaturas acabam dia 8 do mesmo mês. Será que entre dia 4 e dia 8 de agosto me posso candidatar à 1ªfase do ensino superior ou só poderei mesmo na 2ª?

Espero não ter sido confusa e desde já muito obrigado pela disponibilidade!

Viva!
Penso que só te podes candidatar à 2ª fase (caso obtenhas aprovação a Português), pois para todos os efeitos não tens o secundário concluído na 1ª fase.

Viva!
Penso que só te podes candidatar à 2ª fase (caso obtenhas aprovação a Português), pois para todos os efeitos não tens o secundário concluído na 1ª fase.

Boa tarde!
Infelizmente era o que estava à espera, mas de qualquer forma para o próximo ano já me vou poder candidatar à 1ªfase, certo?
Obrigada pela resposta!! :)

Boa tarde! A minha dúvida é a seguinte: Conclui o 12º ano, no entanto estou a pensar candidatar-me a um curso de saúde onde a prova de Ingresso é Biologia e Geologia, onde só vou conseguir ter mais de 9,5 este ano (12º) na segunda fase.
Posso candidatar-me este ano só à segunda fase sem me candidatar à primeira?

Olá @diiiananunes
Boa tarde! A minha dúvida é a seguinte: Conclui o 12º ano, no entanto estou a pensar candidatar-me a um curso de saúde onde a prova de Ingresso é Biologia e Geologia, onde só vou conseguir ter mais de 9,5 este ano (12º) na segunda fase.
Posso candidatar-me este ano só à segunda fase sem me candidatar à primeira?
Podes, sim.

Eu li num papel na minha escola que a 1ª fase de candidaturas acabava a 10 de agosto, noutros locais vi e ouvi que era a 8. Qual é afinal o último dia para nos candidatarmos à primeira fase?

Eu li num papel na minha escola que a 1ª fase de candidaturas acabava a 10 de agosto, noutros locais vi e ouvi que era a 8. Qual é afinal o último dia para nos candidatarmos à primeira fase?
No DGES diz dia 8, por isso eu não arriscava. Mais vale prevenir do que remediar. Candidata-te no máximo até dia 8 :)

• Like
Reactions: Caíssa
Esse foi o último dia do ano passado, devem ter-se esquecido de atualizar o calendário. :sweatsmile:

Boa tarde,

Na 1ªfase reprovei no exame e consequentemente à disciplina de Matemática A no 12ºano.
Concorri à 2ª fase e se esta for positiva posso concorrer com esta nota à 1ªfase?

Obrigado.

Boa tarde,

Na 1ªfase reprovei no exame e consequentemente à disciplina de Matemática A no 12ºano.
Concorri à 2ª fase e se esta for positiva posso concorrer com esta nota à 1ªfase?

Obrigado.

Não. Os exames nacionais de 2ª fase apenas podem ser utilizados como provas de ingresso na segunda fase de candidaturas.

• Like
Reactions: davis