1° ou 2° fase de candidatura para a universidade?

IAMS

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2019
Olá, não sei se devo me inscrever na 1° fase de candidatura da universidade, pois chumbei a matemática, então tive de fazer o exame como externa, que também é a minha prova de ingresso. O exame não me correu bem, por isso vou me inscrever na segunda fase do exame!
Devo me inscrever na 1° fase de candidatura ou só na 2°?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, não sei se devo me inscrever na 1° fase de candidatura da universidade, pois chumbei a matemática, então tive de fazer o exame como externa, que também é a minha prova de ingresso. O exame não me correu bem, por isso vou me inscrever na segunda fase do exame!
Devo me inscrever na 1° fase de candidatura ou só na 2°?
Olá!

Dependerá do resultado do teu exame e do cenário consequente. Passo a explicar-te:
1) O teu exame nacional teve nota de 9,5 ou mais, concluíste a disciplina. -> Podes concorrer à 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNAES). Podes escolher faltar ao exame da 2ª fase, não te prejudica, mas se achares que, por precaução, não perdes nada em tentar a 2ª fase do exame, podes repetir e concorrer à 1ª fase com o 1º exame. Caso não entres no curso pretendido, concorres à 2ª fase, potencialmente com o exame da 2ª fase que vais fazer e que poderá ser melhor. Este é o cenário que eu mais recomendaria: se tirares positiva, candidata-te e vai à 2ª fase do exame na mesma.
2) O teu exame teve nota inferior a 9,5 -> Não podes concorrer à 1ª fase do CNAES, porque não concluíste a disciplina de matemática, logo, ainda não terminaste oficialmente o secundário. Vais à 2ª fase e, caso passes, podes concorrer à 2ª e 3ª fase do CNAES.

Alguma dúvida, dispõe! 🤗