1.° Semestre do 11.° Ajno

Marya.C.A.

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2026
Olá 🙂,
Frequento o curso científico-humanístico Línguas e Humanidades e terminei agora o 1.° Semestre estando no 11.° ano.

Em termos gerais, considero que tenha notas boas embora com exceções em duas disciplinas. No entanto, calculei a média deste primeiro semestre e o que vi não me deixou satisfeita. O resultado da média é 14,57.

Eu sempre dou tudo de mim mas nunca consigo uma média (geral) de 160 para cima. Os professores adoram-me, sabem que me esforço e que dou tudo de mim (até aquilo que não tenho), porém esse "tudo" não está a ser suficente. Não sei o que fazer para aumentar a média, uma vez que já estou a dar o meu máximo (e se tentar dar mais de mim vou explodir e esgortar-me).

Pretendo seguir Psicologia (nem tenho outras opções de cursos porque não me idenfico com mais nada), mas só posso entrar em duas universidades e ambas pedem notas altíssimas (embora saiba que as notas podem mudar). Sei que o meu 14.57 não chega perto daquilo que preciso e ando a entrar em pânico, além de me sentir um completo lixo (por não estar a conseguir chegar ao que tanto me esforço para ter).

Podem dizer o que acham disto? Acima de tudo do que acham do meu 14.57?

Obs: A minha turma também não facilita as aulas e estão sempre a colocar caos em tudo. Além disso, fazem bullying comigo e não me podem ver à frente (só porque não sou "fixe" aos olhos deles).

Olá,
É normal o que sentes e há muitas pessoas nessa situação.
Em relação á turma, não há muito que possa sugerir para além de pedires para mudar de turma, se achares que é uma boa solução.
Sobre as notas, se já estudas imenso e não está a dar resultado pode ser o teu método de estudo que não se adequa a ti. De que forma estudas? Exercícios? Resumos? Ler a matéria? Ver vídeos? Estudas muitas horas seguidas ou fazes pausas? Tenta experimentar outros métodos para ver se resulta melhor.
Em último caso podes também tentar falar com os professores das disciplinas que tens mais dificuldades para te sugerirem formas de melhorares, ou arranjar explicadores para te ajudarem.
É normal haver disciplinas piores, também podes tentar melhorar as que tens boas notas para compensar as dificuldades nas outras.

Boa sorte! Qualquer dúvida dispõe.

• Like
Reactions: davis and sigis

Olá 🙂,
Frequento o curso científico-humanístico Línguas e Humanidades e terminei agora o 1.° Semestre estando no 11.° ano.

Em termos gerais, considero que tenha notas boas embora com exceções em duas disciplinas. No entanto, calculei a média deste primeiro semestre e o que vi não me deixou satisfeita. O resultado da média é 14,57.

Eu sempre dou tudo de mim mas nunca consigo uma média (geral) de 160 para cima. Os professores adoram-me, sabem que me esforço e que dou tudo de mim (até aquilo que não tenho), porém esse "tudo" não está a ser suficente. Não sei o que fazer para aumentar a média, uma vez que já estou a dar o meu máximo (e se tentar dar mais de mim vou explodir e esgortar-me).

Pretendo seguir Psicologia (nem tenho outras opções de cursos porque não me idenfico com mais nada), mas só posso entrar em duas universidades e ambas pedem notas altíssimas (embora saiba que as notas podem mudar). Sei que o meu 14.57 não chega perto daquilo que preciso e ando a entrar em pânico, além de me sentir um completo lixo (por não estar a conseguir chegar ao que tanto me esforço para ter).

Podem dizer o que acham disto? Acima de tudo do que acham do meu 14.57?

Obs: A minha turma também não facilita as aulas e estão sempre a colocar caos em tudo. Além disso, fazem bullying comigo e não me podem ver à frente (só porque não sou "fixe" aos olhos deles).
Olá! Acho que tens de colocar as coisas numa outra perspectiva e isto é capaz de ajudar-te:

1) A tua média do secundário quando concorreres ao Ensino Superior vai ser calculada com as notas finais das disciplinas do teu currículo. Ou seja, o 14,57 não só não é muito estabelecedor da tua média como o que vai importar são as notas com que concluis a disciplina - no caso das anuais de 12° ano, a nota final do último período, no caso das bienais a média das duas notas finais (nota final 10° ano + nota final 11° ano) e as trienais sucessivamente a média da nota final de cada um dos três anos. Isto para dizer que 14,57 é uma média que deves valorizar, se esta reflectiu todo o teu esforço e se corresponde com justiça ao que achas que merecias.

Recordo-me que em Português foi uma disciplina que inicialmente tirei 16 nos testes e concluí com 19 valores no final do 12° ano. As nossas notas podem melhorar e a tendência às vezes até é essa; no final do dia, estás ainda a adaptar-te ao secundário e com o tempo e experiência tens oportunidade de melhorar. Isto tudo para dizer que concluíres o secundário com média de 160 não é de todo impossível, não estás condenada e se queres melhorar os teus resultados deves concentrar-te nos aspectos que podes melhorar e não propriamente pesar a balança no "preciso mesmo de ter X, se não sinto-me derrotada".

Se as notas ainda assim não corresponderem, tens forma de as melhorar através dos exames nacionais. Portanto, é pensar um semestre de cada vez, tentar melhorar e observar os resultados, não entrar em pânico quando num período uma nota foi um pouco mais baixa.

2) Em segundo lugar, a tua nota de candidatura é um cálculo entre a média final de secundário (algo que ainda estás muito longe de poder saber) e a nota da(s) tua(s) prova(s) de ingresso. E nem sempre estas pesam o mesmo no cálculo, tens de ver no site da DGES ou da instituição do curso que te interessa se é 50/50 ou outra fórmula. Vamos assumir que é 50/50 - nesse caso, tens de te mentalizar que uma prova de ingresso muito boa ajuda imenso na tua nota de candidatura e isto inclui ajudar a levantar um pouco a tua média, caso esta ficasse um bocadinho abaixo do teu objectivo. Imagina que concluías agora o secundário com média final de 150,0 e tinhas 180,0 num exame que conseguiste fazer com óptimos resultados - a tua nota de candidatura ia ser 165,0 - graças à prova de ingresso, aumentaste 1,5 valores.

Portanto, neste cenário todo, a média do secundário é só uma parte do peso da nota de candidatura. Os exames de prova de ingresso serão outra. O que podes fazer até lá é simplesmente tentares o teu melhor e não desesperar com os exames ou com os próximos períodos. As tuas notas foram sólidas e melhorar não significa necessariamente teres de fazer um esforço absurdo que te vá esgotar - às vezes é só uma melhoria significativa fruto de consistência e uma melhor adaptação às matérias, disciplinas e funcionamento do ensino secundário em geral.

Espero que ajude e boa sorte!
🍀

• Like
Reactions: davis and sigis