1 ano fora de Portugal (e da universidade) , voltar para um curso diferente?

lh-weiss

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2016
Bom dia malta! Estou com um problema e gostava de saber se alguém me pode ajudar.

Em 2013 acabei o 12º ano e entrei para Engenharia Mecânica. Andei lá 2 anos, mas tive de ir de abandonar no 3º para ir para o estrangeiro.
Agora que voltei para Portugal (um ano depois) não quero voltar para engenharia mecânica mas antes para um curso diferente, que, se as minhas provas de ingresso ainda estiverem válidas, posso concorrer.

As minhas dúvidas são:
As minhas provas de ingresso ainda estão válidas? Se sim, concorro pelo concurso normal como fiz para mecânica?
Se as provas não forem válidas, tenho de reingressar na minha antiga universidade e pedir mudança de curso?

O quê que eu devo fazer?

Agradeço qualquer ajuda (:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @lh-weiss
As minhas provas de ingresso ainda estão válidas? Se sim, concorro pelo concurso normal como fiz para mecânica?
Se acabaste em 2013 não. Este ano só podes utilizar como prova de ingresso exames nacionais realizados em 2016, 2015 e 2014. Podes optar por realizar os exames nacionais este ano, fazendo a respectiva inscrição através do pagamento de uma multa de 25€ por inscrição fora do prazo.
Se as provas não forem válidas, tenho de reingressar na minha antiga universidade e pedir mudança de curso?
Essa poderá ser outra opção, no entanto, poderá implicar ficares 1 ano no curso em que vais reingressar, já que quando acabares o processo de reingresso, os de mudança de curso poderão já ter passado.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Ano fora ou faculdade privada? Ensino Superior 1
B Inglês 5º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
cecilia.pintoo Novo Espaço- 10 ano (Parte 2) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Ugheu Este ano dá para anular disciplinas? Ensino Secundário 1
J Recursos do Professor Zoom Fisico-Quimica Som e Luz do 8 ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 1
A fisica 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Uma dúvida- Se alguém no ano anterior fez exame a uma disciplina e baixou de média Ensino Secundário 1
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
T Recurso Fazer Geografia 9 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Resolução manual História 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Debora_Catarina Como obter o 12 ano com o 9 ano? Ensino Secundário 1
L sociologia 12º ano maria joao pais/ manuela joao gois Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
G Soluções manuais 10º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Livros do curso profissional 12 º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A aulas presenciais - 11º ano - disciplinas de exame - Ensino Secundário 3
MiguelSX Soluções de portugues 12 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
MiguelSX Soluções Portugues 12 ano livro novos percursos profissionais? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
L História B 10º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Livro História B 10º e 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Eupropria iTeen 10º ano soluções alguém me arranja urgente! eduardacarvalho2607@gmai.com Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
R Acesso à AM no ano letivo 2020/2021 Academia Militar 1
Juliarodrigues77 Transição do 10º ano para o 11º Ensino Secundário 2
I Magie des Mots 3 - 9 ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M P8 manual de português do 8.º ano da texto Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M Chumbar o ano Ensino Superior 4
A Manual "um novo tempo da História"- 10° ano parte 3 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
A soluções do caderno de atividades do manual geografia A 11°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Devo repetir o 10º ano? Ensino Secundário 5
A Resolução do manual "Há química entre nós" do 11º ano da porto editora. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
AndFlor Filosofia 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Leonor Claro Soluções Geo.A 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
D ingles Upgrade 8º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
I Geografia 11º ano desafios (santillana) Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Ana Filipa Sousa Pinto Soluções do manual Bridges 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Recursos de professor "Des crêpes et des baguettes" 9º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M Recursos de professor "Fazer geografia" 9º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 4
veracarvalho309 Português 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
P Completar 12 ano Ensino Secundário 1
S Manual do professor Mensagens 11º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Soluções biologia 11°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Ângela0104 Carga horária 12º ano 2020/2021 Ensino Secundário 5
renault Soluções Start-up inglês 11 ano alguém tem ? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Soluções fichas 2020, Novo Jogo de partículas 11 ano? Obrigada Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
A Soluções do manual Terra Universo de Vida 10 ano biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 28
A Biologia 10 ano. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Bom dia, alguém tem o manual do professor do Planeta com Vida, 12o ano? Obrigado Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
B Química 11°ano - ensino profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Lucas Parejo Exames do 12º serão obrigatórios para o ano que vem? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
FranciscaGuedes14 Raio X - Geografia 11º ano - soluções ou manual do professor Pedido de Recursos - Ensino Secundário 9
S manual do Professor de fisico-quimica do 8 ano da Asa? Pedido de Recursos - Ensino Básico 0