11ºano melhoria de nota, cif e prova de ingresso

antónio.alves

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2024
Neste ano letivo 23/24 terminei o 11º ano e pretendo melhorar a CIF de uma disciplina bienal ( Economia A ), ao ir á 2º fase e tendo melhor nota que no exame da primeira fico sem o exame da primeira fase? ou fico com 1 exame para cada fase? A melhoria da CIF é feita a 100% com a 2ºfase ?

Genuinamente não entendi e acho que me expliquei mal, basicamente:
-Tive 18 na 10º a Economia A e agora no 11º tive 14 que dá média de 16
-Fiz exame de economia e segundo os critérios hei de ter algo parecido com 16 17 o que me faz manter essa nota
- Pretendo ir á segunda fase melhorar a nota ( supostamente a melhoria da classificação da discipina é a 100%) é isto que não tenho a certeza
-A outra dúvida é caso eu tenho por ex. um 19 na segunda fase, substitui o 16 que tive inicialmente e o que acontece á prova de ingresso da primeira fase? é substituida pela segunda e fico sem prova de ingresso para me candidatar para o ano numa primeira fase?

supostamente a melhoria da classificação da discipina é a 100%
O Guia Geral de Exames de 2024 dá a entender que sim, mas o Despacho Normativo n.º 4/2024 dá a entender que não. Não percebo a confusão que o anterior governo andou a inventar.
A outra dúvida é caso eu tenho por ex. um 19 na segunda fase, substitui o 16 que tive inicialmente e o que acontece á prova de ingresso da primeira fase? é substituida pela segunda e fico sem prova de ingresso para me candidatar para o ano numa primeira fase?
Se tiveres um 19 na 2ª fase, a tua prova de ingresso para a 1ª fase é o exame com 16 e para a 2ª fase é o exame com 19. Se quiseres melhorar a tua prova de ingresso para a 1ª fase, repetes o exame no próximo ano, e já agora podes aproveitar e melhorar toda a CFD (100% da nota).

O Guia Geral de Exames de 2024 dá a entender que sim, mas o Despacho Normativo n.º 4/2024 dá a entender que não. Não percebo a confusão que o anterior governo andou a inventar.

Se tiveres um 19 na 2ª fase, a tua prova de ingresso para a 1ª fase é o exame com 16 e para a 2ª fase é o exame com 19. Se quiseres melhorar a tua prova de ingresso para a 1ª fase, repetes o exame no próximo ano, e já agora podes aproveitar e melhorar toda a CFD (100% da nota).
Então já nesta segunda fase posso melhorar a 100% ou é a tal cagadela feita em cima que não se percebe bem? Devo questionar na secretaria?

Então já nesta segunda fase posso melhorar a 100% ou é a tal cagadela feita em cima que não se percebe bem?
É o tal que não percebo bem.
Devo questionar na secretaria?
Podes fazê-lo. Podes até questionar a DGES (responsável pela elaboração do Guia Geral de Exames). Se conseguires uma resposta concreta, partilha connosco.

Em qualquer caso, pior não podes ficar - a questão é quanto podes melhorar nesta 2ª fase.

• Like
Reactions: Alexandra S.
É o tal que não percebo bem.

Podes fazê-lo. Podes até questionar a DGES (responsável pela elaboração do Guia Geral de Exames). Se conseguires uma resposta concreta, partilha connosco.

Em qualquer caso, pior não podes ficar - a questão é quanto podes melhorar nesta 2ª fase.
Acabei de contactar a DGES e dissseram-me que tinha de questionar na escola pois o atendimento deles não estava relacionado com as melhorias, classificações finais,etc

edit: assim que questionar a escola venho apresentar aqui uma resposta final.

Última edição:
Então já nesta segunda fase posso melhorar a 100% ou é a tal cagadela feita em cima que não se percebe bem? Devo questionar na secretaria?
A secretaria da minha escola confirmou que para quem está no 11º ano, os exames da segunda fase valem 30% para alunos internos com aprovação à disciplina. Só no ano seguinte é que tem um peso de 100% em qualquer uma das fases.