2ª Fase de Candidaturas

Heinsenberg

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Boa noite.

Quem conseguir mudar de curso na segunda fase consegue depois integrar-se no novo curso da mesma maneira como os outros? E vai perder muita matéria, ou é algo insignificante?

• Like
Reactions: annamarie
Olá @Heisenberg (bom nick :P)

Na segunda fase perdes 2 semanas de aulas (pode ser menos, depende da faculdade que entras), que é pouca coisa. Na primeira semana nunca se dá grande matéria, com introduções às cadeiras e afins. Na segunda semana começas a dar coisas mais a fundo. Contudo, não é nada que não consigas apanhar rapidamente. Muitos alunos nessas duas semanas nem tocam nos livros e portanto às vezes chegas à terceira semana de aulas a saber tanto ou mais que eles :tongueclosed:

Perdes a parte inicial da praxe, mas que não é problema algum. Não deves ter qualquer problema em integrar-te no curso e no meio dos teus novos colegas! :D

Não te preocupes, no meio de tanto dia que esta tua nova fase terá, 2 semanas não é nada! :)

Obrigado pela resposta :)
Outra coisa, se eu ficar colocado na primeira fase, mas voltar a concorrer à segunda fase para mudar para a primeira opção de candidatura e tiver a certeza que entro, com base nas médias, achas que é dispensável fazer a matricula do curso da primeira fase?

• Like
Reactions: Isa Machado
Obrigado pela resposta :)
Outra coisa, se eu ficar colocado na primeira fase, mas voltar a concorrer à segunda fase para mudar para a primeira opção de candidatura e tiver a certeza que entro, com base nas médias, achas que é dispensável fazer a matricula do curso da primeira fase?

Não. É sempre melhor jogar pelo seguro, e como a matrícula da 1ª fase fica automaticamente anulada caso fiques colocado na 2ª, assim como o valor que tiveres pago em termos de propinas é transferido para a nova instituição, não tens nada a perder :)

Pois, foi o que eu pensei, só não me queria era estar a deslocar de Aveiro a Coimbra para fazer a matrícula xD
Mas ao que parece já dá para fazer online, mas não fica tudo tratado.

Na Universidade alguém pode se candidatar na 2ª fase com provas de ingresso realizadas na 1ª fase? Sei que parece estúpida esta pergunta, mas estou com esta dúvida.
Desde já, obrigado.

Última edição:
  • Like
Reactions: Inês Pires
Estou com dúvidas, é obrigatório abrir uma 2ª fase? Se ninguém desistir, haverá 2ª fase?

Sim, pode! :) Podes usar os exames da 1ª fase em todas as fases.

Boa noite!
Não entrei no curso pretendido por uma décima, a minha média é de 122 e a média do último colocado de 123!
No entanto não sobrou nenhuma vaga!! Isso quer dizer que jánão me posso candidatar a esse curso na 2ª fase??! Preciso que me expliquem como se procede isso das vagas, pois estou a entrar em desespero!

Muito obrigado.

Nota: O curso pretendido é Ciências Musicais na Uni. Nova de Lisboa – Fac. De Ciências Sociais e Humanas.

• Like
Reactions: InêsCoelho
Estou com dúvidas, é obrigatório abrir uma 2ª fase? Se ninguém desistir, haverá 2ª fase?
Não é obrigatório. Se toda a gente se matricular e ninguém desistir, não há segunda fase. Por exemplo, na FMUP não houve 2ª fase no ano letivo passado.
Boa noite!
Não entrei no curso pretendido por uma décima, a minha média é de 122 e a média do último colocado de 123!
No entanto não sobrou nenhuma vaga!! Isso quer dizer que jánão me posso candidatar a esse curso na 2ª fase??! Preciso que me expliquem como se procede isso das vagas, pois estou a entrar em desespero!

Muito obrigado.

Nota: O curso pretendido é Ciências Musicais na Uni. Nova de Lisboa – Fac. De Ciências Sociais e Humanas.
Podes e deves. A esperança é a última a morrer! :) Pode haver quem não se matricule e pessoas a mudar de curso.

boas,eu so posso ir a segunda fase e os meus cursos eram;
ciencias do ambiente
ciencias politicas
administracao publica
sociologia
geologia

visto que para a segunda fase so a 4 vagas para geologia e eu querias pela ordem que pus na uminho so que nao tem vagas como faço

boas,eu so posso ir a segunda fase e os meus cursos eram;
ciencias do ambiente
ciencias politicas
administracao publica
sociologia
geologia

visto que para a segunda fase so a 4 vagas para geologia e eu querias pela ordem que pus na uminho so que nao tem vagas como faço
Pões assim. Não tem problema (nem afeta a tua chance de entrar)

Bom dia!
Segundo as noticias a Universidade de Direito de Lisboa será a instituição que vai receber mais alunos, 480 que era o numero de vagas que estavam disponíveis para o curso. Isso significa que já não vai haver segunda fase para este curso?

Bom dia,

Só me vou candidatar à 2ª fase do concurso nacional de acesso, pois os exames que vou utilizar só os realizei na 2ª fase. A minha dúvida agora é a seguinte, no curso que pretendo já vi que foram 25 os colocados, sendo que as vagas esgotaram. No entanto esse curso no mesmo politécnico existe em regime pós-laboral, e ficaram 25 vagas por preencher. Será que se não conseguir entrar mesmo no regime normal e as 25 vagas ficarem realmente ocupadas, se entrar no regime pós-laboral existirá possibilidade de conseguir transferência para regime normal ou coisa semelhante?
Obrigado

Bom dia!
Segundo as noticias a Universidade de Direito de Lisboa será a instituição que vai receber mais alunos, 480 que era o numero de vagas que estavam disponíveis para o curso. Isso significa que já não vai haver segunda fase para este curso?
Pode haver. O edital de vagas ainda será anunciado, com vagas de quem não se matriculou, por exemplo.

• Like
Reactions: FilipaC
Olá , é o seguinte: Eu fui operada aos pés e não vou poder começar as aulas agora , de qualquer forma eu não quero ficar onde fiquei colocada , vou tentar a segunda fase , o que perco ? é preciso outra ficha ? Uma das tentativas vai ser na UTAD em serviço social, para já não a vagas mas poderá ainda haver? Amanhã vou-me matricular na mesma , para não perder a vaga em viseu no curso de educação social , mas será que posso pedir transferência para Bragança em educação social ?

• Like
Reactions: Inês Pires
Olá , é o seguinte: Eu fui operada aos pés e não vou poder começar as aulas agora , de qualquer forma eu não quero ficar onde fiquei colocada , vou tentar a segunda fase , o que perco ? é preciso outra ficha ? Uma das tentativas vai ser na UTAD em serviço social, para já não a vagas mas poderá ainda haver? Amanhã vou-me matricular na mesma , para não perder a vaga em viseu no curso de educação social , mas será que posso pedir transferência para Bragança em educação social ?
Convém matriculares-te para salvaguardares a vaga. Caso não queiras mesmo, não te matriculas, perdes a vaga e candidatas-te à 2ª fase. Se não tencionas usar exames da 2ª fase, não precisas de uma ficha nova. Quanto às vagas, espera pela saída do edital, pois há gente que pode não se matricular. Apenas podes pedir transferência no fim do 1º ano, Lê isto: Mudar de curso deixa de ser possível no primeiro ano | Uniarea

Boas!

Tenho 3 questões, duas das quais já vi respondidas aqui no fórum enquanto lia outros tópicos relativos à 2ª fase.

P.: Concorrendo à 2ªfase, perco a matrícula da primeira?
R.: Não, só é anulada caso entres numa das opções da 2ª.

P.: Não havendo vagas sobrantes, posso concorrer à 2ª fase em X estabelecimento na mesma?
R.: Podes e deves, pode haver quem não se inscreva, ou mude de curso.

P.: Entrei em Eng. Redes e Sistemas Informáticos na FCUP, minha 3ª opção, mas queria realmente era entrar em Eng. Informática na UM. Há alguma maneira de pedir transferência de curso+universidade, e ficar no curso onde quero? A minha média é 15.66, e a do último colocado 15.9 (wtf subiu 2.3 valores a média...).
R: Agradecia que ma dessem ((:)

EDIT: Por exemplo, se eu puser Ciências da Computação na UM, consigo trocar para engenharia informática, na UM também, no primeiro ano?

Cumprimentos!

Última edição:
  • Like
Reactions: Ricardo Cabral