2ª Fase de Candidaturas

cookies

Membro
Matrícula
3 Julho 2015
Boa tarde,

Eu tenho algumas dúvidas quanto à 2ªfase de candidaturas ao ensino superior. A minha situação é a seguinte: fiquei colocada em Medicina na UC, mas gostaria de ter ficado na ECS-UM, por isso para ficar de consciência tranquila estou a pensar em candidatar-me na 2ª fase e é aí que surgem as minhas dúvidas:

- Posso colocar apenas uma opção na 2ªfase de candidatura ao ES, neste caso Medicina na ECS-UM, nas 6 opções curso/instituição? Se SIM e não ficar colocada na UM, perco a minha colocação na UC?

- Caso tenha que colocar as 6 opções curso/instituição, se colocar em 1º Medicina-UM, em 2º Medicina-UC e nas outras opções Medicina noutras instituições, existe a possibilidade de ficar colocada noutra universidade sem ser a UM ou a UC, apesar de estar colocada pela 1ªfase na UC e esta é a minha 2ªopção na 2ªfase de candidatura?

Acho que isto está uma grande zaragata xD, mas esperam que compreendam e me possam ajudar!
Obrigada :)

Mara Gabriel

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2015
Existe vária gente a dizer que é necessário pedir uma nova ficha enes para a segunda fase .. Não é necessário pois não ? visto que vou com os exames da 1ªa fase

Claudia Filipa

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
O que e que eles querem dizer com isto "as vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso" sobre as vagas da 2 fase?

Sara C

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2015
Candidatei-me em primeira opção para a Nova em Lisboa, no curso de gestão com média de 170.5 mas como as médias subiram bastante relativamente ao ano passado fui colocada na minha terceira opção ISCTE em gestão, porém a minha dúvida é se devo voltar a candidatar-me na segunda fase para economia na Nova já que a média é mais baixa e o primeiro ano é comum ou se devo manter-me no ISCTE, peço que me ajudem a decidir. Obrigado
Não é obrigatório. Se toda a gente se matricular e ninguém desistir, não há segunda fase. Por exemplo, na FMUP não houve 2ª fase no ano letivo passado.

Podes e deves. A esperança é a última a morrer! :) Pode haver quem não se matricule e pessoas a mudar de curso.

Érica Veiga

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2015
P.: Entrei em Eng. Redes e Sistemas Informáticos na FCUP, minha 3ª opção, mas queria realmente era entrar em Eng. Informática na UM. Há alguma maneira de pedir transferência de curso+universidade, e ficar no curso onde quero? A minha média é 15.66, e a do último colocado 15.9 (wtf subiu 2.3 valores a média...).
Apenas podes trocar na 2ª e 3ª fases e no fim do ano. Lê isto: Mudar de curso deixa de ser possível no primeiro ano | Uniarea.

não sei se percebi muito bem uma coisa. entre universidade e politécnico pode se fazer transferencia? e como assim trocar na 2ª e 3ª fase? ao candidatar-me? ja nao é possivel pedir tranferencia, é isso?

D

Deleted member 2018

Guest
O que e que eles querem dizer com isto "as vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso" sobre as vagas da 2 fase?
  • Pessoal que não se matriculou;
  • Resultados de reapreciações que não tenham sido divulgados até ontem;
  • Eventuais erros nas colocações (raríssimo);
  • Eventuais desempates.
Por isso é que só divulgam as vagas dia 16.
Candidatei-me em primeira opção para a Nova em Lisboa, no curso de gestão com média de 170.5 mas como as médias subiram bastante relativamente ao ano passado fui colocada na minha terceira opção ISCTE em gestão, porém a minha dúvida é se devo voltar a candidatar-me na segunda fase para economia na Nova já que a média é mais baixa e o primeiro ano é comum ou se devo manter-me no ISCTE, peço que me ajudem a decidir. Obrigado
Passa pelo tópico de economia e gestão: Economia vs. Gestão
não sei se percebi muito bem uma coisa. entre universidade e politécnico pode se fazer transferencia? e como assim trocar na 2ª e 3ª fase? ao candidatar-me? ja nao é possivel pedir tranferencia, é isso?
É possível pedir transferência após estares 1 ano letivo completo no curso. Antigamente dava para pedir antes. Podes candidatar-te para o curso na 2ª e 3ª fase, este ano ainda.

Pedro Moura

Membro
Matrícula
16 Julho 2015
boas noites. uma duvida eu na segunda fase vou me candidatar a uminho nos seguintes cursos
historia
geologia
administracao publica
ciencias politicas
sociologia e ciencias da computaçao
o que eu queria saber e se os cursos sao todos uns a beira dos outros no campus de gualtar porque tenho um familiar la e queria ficar a beira dele?

máriojm

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2015
Boa noite, continuo com uma dúvida que me deixa inquietante.
Imaginemos que um curso abre 50 vagas na 1ªfase e essas 50 vagas são colocadas.
Para a 2ªfase, se existir uma situação que não se realizou nenhum destes tópicos abaixo mencionados, ou seja, as 50 colocações são as mesmas, os responsáveis do concurso nacional poderão abrir vagas extras ou simplesmente não há vagas para a 2ªfase?
  • Eventuais desempates.

• Like
Reactions: gui5000
D

Deleted member 2018

Guest
boas noites. uma duvida eu na segunda fase vou me candidatar a uminho nos seguintes cursos
historia
geologia
administracao publica
ciencias politicas
sociologia e ciencias da computaçao
o que eu queria saber e se os cursos sao todos uns a beira dos outros no campus de gualtar porque tenho um familiar la e queria ficar a beira dele?
Em princípio são. Tens essa informação no site da UM.

Boa noite, continuo com uma dúvida que me deixa inquietante.
Imaginemos que um curso abre 50 vagas na 1ªfase e essas 50 vagas são colocadas.
Para a 2ªfase, se existir uma situação que não se realizou nenhum destes tópicos abaixo mencionados, ou seja, as 50 colocações são as mesmas, os responsáveis do concurso nacional poderão abrir vagas extras ou simplesmente não há vagas para a 2ªfase?
  • Eventuais desempates.
Pode abrir vagas que não sejam preenchidas, ou pessoal que mude de curso na 2ª fase.

• Like

matos1995

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2015
Tenho perguntas a fazer: 1-Andei no ensino recorrente no 12 ano por não ter feito fq, e agora tenho duvidas no tipo de curso a escolher na minha candidatura se é um curso de 3 anos ou um curso de 2anos +1anos?

2-Quando vou para fazer a candidatura o meu código de activação diz que é invalido, o que devo fazer?Ou será devido ao tipo de curso?

JoelM

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2015
Boas a todos, preciso de uma questão resolvida urgentemente.

Fui colocado na minha última hipótese, precisava de saber se, sem fazer matrícula na primeira fase, se concorrendo outra vez para as mesmas universidades posso voltar a ser colocado no mesmo sítio que fui colocado ou quando se diz 'perder a vaga' significa que não volto a poder candidatar-me ou ser colocado nesse mesmo sitio?

• Like

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
2-Quando vou para fazer a candidatura o meu código de activação diz que é invalido, o que devo fazer?Ou será devido ao tipo de curso?
Olá, quanto ao ponto 1., tanto quanto sei, é um curso de 3 anos (os cursos de 2+1 já não existem). Quanto ao ponto 2, não faço ideia do que possa causar o erro. @davis?
Isso não tem que ver com a ficha ENES?

André_Viseu

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2015
Bom dia, foi colocado na 1ª fase na minha sexta opção, nunca pensei que fosse entrar pelo que meti um curso que não me interessa muito. Na 2ª fase tenho uma nota muito melhor e já me candidatei, mesmo assim devo ir matricular na escola? E se for "posso" não ir as aulas até saber o resultado da 2ª fase?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Bom dia, foi colocado na 1ª fase na minha sexta opção, nunca pensei que fosse entrar pelo que meti um curso que não me interessa muito. Na 2ª fase tenho uma nota muito melhor e já me candidatei, mesmo assim devo ir matricular na escola? E se for "posso" não ir as aulas até saber o resultado da 2ª fase?
Olá @André_Viseu
Se quiseres garantir essa vaga tens de fazer a matrícula. Sim, podes, é uma escolha tua.

• Like

Filipa Sousa

Membro
Matrícula
10 Maio 2015
Boa tarde. Para me inscrever na 2ª fase preciso de ter a ficha ENES de 2ª fase ou a ficha ENES de reapreciação de 1ª fase (que já tem as notas da 2ª fase) serve?

Érica Veiga

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2015
Boa tarde,
tenho algumas dúvidas. Fiquei colocada na última opção, e obviamente quero mesmo candidatar-me á segunda fase.
1 - durante o periodo de candidaturas a segunda fase, imaginando que alguem que esta no curso que eu quero se candidata a outro curso, só vai saber os resultados no dia 25 de setembro. sendo assim no dia 16 quando postarem as vagas já sabem se essa pessoa entrou no outro curso para eu saber se tenho vaga no curso que realmente quero?

2 - Vou fazer a matricula para assegurar o curso. visto que os resultados so saem dia 25 tenho que assistir as aulas no curso onde estou? se assistir não tranferem depois o dinheiro para a nova faculdade caso seja aceite? e vou na mesma à semana do caloiro nesta faculdade sem ter certezas se cá fico?

3 - ouvi dizer que o exame de biologia só tem validade de 2 anos. se quiser candidatar-me no fim deste ano outra vez para o curso que realmente quero não posso porque o exame já nao é valido?