2ª Fase de Candidaturas

Boa tarde,
Acabei de consultar as notas dos últimos colocados e as vagas sobrantes, acontece que ao curso que pretendo canditar-me na 2º fase (RP e Comunicação Empresarial na ESCS) aparece lá que existe 0 vagas sobrantes para a segunda fase. É possivel estes dados alterarem-se e haver vagas, ou não vale a pena sequer concorrer?

Obrigada pela ajuda!
P.S: Só vou a 2º fase do concurso, na 1º fase não tinha o exame necessário feito..

Sim é, porque pode haver pessoas colocadas que acabam por não efetuar matrícula, por exemplo

• Like
Reactions: raquelsofiasilva
Boa tarde,
Acabei de consultar as notas dos últimos colocados e as vagas sobrantes, acontece que ao curso que pretendo canditar-me na 2º fase (RP e Comunicação Empresarial na ESCS) aparece lá que existe 0 vagas sobrantes para a segunda fase. É possivel estes dados alterarem-se e haver vagas, ou não vale a pena sequer concorrer?

Obrigada pela ajuda!
P.S: Só vou a 2º fase do concurso, na 1º fase não tinha o exame necessário feito..

E adiciono ao que foi dito no post acima do meu, que as faculdades abrem vagas especificamente para a segunda fase, ás quais podem ser adicionadas mais uma ou outra caso alguém não se inscreva na primeira fase na opção em que ficou. Mas obviamente que o número de vagas abertas é sempre menor do que na primeira fase.

Olá! Eu tenho uma questão, fiquei na minha 2º opção mas eu queria mesmo ir para a 1º opção porque era o que realmente queria seguir e embora a minha 2º opção ser da mesma área não era bem o que eu queria, não entrei por 0,2. Se fizer matricula na opção que fui colocada e ficar na 2º fase no que queria, o valor da inscrição e da propina são transferidos para a nova instituição, ou só o valor da propina sendo que o da inscrição perde-se? E caso que não fique na 2º fase e decida que prefira ficar um ano parada posso anular a matricula e pedir o dinheiro de volta? Também aconselham que enquanto espero os resultados da 2º fase vá ás aulas da que fui colocada? Desculpem tantas perguntas mas estou mesmo em dúvida.
--- Post atualizado ---
Olá! Eu tenho uma questão, fiquei na minha 2º opção mas eu queria mesmo ir para a 1º opção porque era o que realmente queria seguir e embora a minha 2º opção ser da mesma área não era bem o que eu queria, não entrei por 0,2. Se fizer matricula na opção que fui colocada e ficar na 2º fase no que queria, o valor da inscrição e da propina são transferidos para a nova instituição, ou só o valor da propina sendo que o da inscrição perde-se? E caso que não fique na 2º fase e decida que prefira ficar um ano parada posso anular a matricula e pedir o dinheiro de volta? Também aconselham que enquanto espero os resultados da 2º fase vá ás aulas da que fui colocada? Desculpem tantas perguntas mas estou mesmo em dúvida.

Sim, de forma geral é isso que acontece, embora quando entrei no curso no qual estou e quero mudar a média até desceu um bocado na segunda fase :P

É esperar e ver, só espero que não subam muito, tenho uma margem de 1,3 valores em relação á media da primeira fase para o último curso que equaciono entrar(2º opção), todas as outras opções caso entre, fico um ano de fora.

Thanks! Se não entrar, o ano zero será uma boa opção para "reservar" a vaga para o próximo ano ?

O ano 0 não te reserva nenhuma vaga. A vantagem é que ficas com algumas cadeiras do curso que pretendes feitas. No entanto, eu estudo na ESCS e lá não disponibilizam a opção do ano 0...

Conselho: se queres mesmo mesmo RPCE, concorre também a pós-laboral!

Boa sorte!

Boas, tenho uma dúvida!
Eu fui colocado na 1ª fase para a minha segunda opção. Mas eu queria mesmo ingressar na 1ª opção e por isso quero candidatar-me na 2ª fase.
Agora a minha dúvida é a seguinte: se eu me candidatar e nao for colocado novamente na 1ªopçao, perco a colocação que obtive na primeira fase ou esta é sempre garantida?
Obrigado pela atençao!

Caso não te tenhas matriculado na 1º fase, perdes essa vaga. O meu conselho é matriculares-te agora na 1º fase nessa faculdade, candidatares-te e esperares. Se entrares naquela que era a tua 1º opção, ótimo, matriculas-te nessa faculdade e a 1º matrícula perde efeito (questões burocráticas entre faculdades tens que ver como se processam). Se não entrares, continuas matriculado na outra faculdade e não perdes a tua vaga, entendes?

• Like
Reactions: a fish
Boa tarde .
A mim aconteceu-me o mesmo fiquei colocada na 2ª opçao e nao é o que quero mais neste momento, o problema é que a minha 1º opçao ficou supostamente sem vagas pelo que o dges divulgou no site ... É possivel abrirem mais vagas para a 2ª fase ? Penso que é injusto os alunos nao terem hipotese de conseguirem a 1ªopçao por a faculdade ter preenchido o total de vagas na 1ª fase.

Obrigada

Boa tarde .
A mim aconteceu-me o mesmo fiquei colocada na 2ª opçao e nao é o que quero mais neste momento, o problema é que a minha 1º opçao ficou supostamente sem vagas pelo que o dges divulgou no site ... É possivel abrirem mais vagas para a 2ª fase ? Penso que é injusto os alunos nao terem hipotese de conseguirem a 1ªopçao por a faculdade ter preenchido o total de vagas na 1ª fase.

Obrigada

Normalmente as faculdades abrem sempre vagas para a segunda fase. O que pode ter acontecido agora é que todas as vagas que abriram para a primeira fase foram preenchidas no curso que queres. Mas quase todos os cursos(pelo menos os que são bastante procurados) tem vagas próprias para a segunda fase as quais são adicionadas vagas de alunos/as que não se matricularam na 1ºfase. Mas obviamente que este número é sempre inferior ás vagas da primeira fase :)
--- Post atualizado ---
Boa tarde .

Obrigada

Esqueci-me de dizer que as vagas no total para a segunda fase são anunciadas num edital na página da DGES daqui a uns dias.

Ah pois calculei que fosse algo desse genero,
Acho que nao faz muito sentido nao abrirem vagas sequer para uma 2ª fase quando ainda ha muita gente que so pode concorrer na 2ª fase .

Obrigada pelo esclarecimento!

Normalmente as faculdades abrem sempre vagas para a segunda fase. O que pode ter acontecido agora é que todas as vagas que abriram para a primeira fase foram preenchidas no curso que queres. Mas quase todos os cursos(pelo menos os que são bastante procurados) tem vagas próprias para a segunda fase as quais são adicionadas vagas de alunos/as que não se matricularam na 1ºfase. Mas obviamente que este número é sempre inferior ás vagas da primeira fase :)
--- Post atualizado ---

Esqueci-me de dizer que as vagas no total para a segunda fase são anunciadas num edital na página da DGES daqui a uns dias.

• Like
Reactions: MiguelPM94
Abrem sempre mas os cursos mais procurados normalmente enchem as vagas todas da 1ºfase, logo a DGES tem de esperar que as faculdades digam quantas vagas vão abrir para a segunda fase e quantos alunos não se matricularam por algum motivo, pois caso não o façam essas vagas também passam para a segunda fase.

Ora essa, sempre as ordens :)

Abrem sempre mas os cursos mais procurados normalmente enchem as vagas todas da 1ºfase, logo a DGES tem de esperar que as faculdades digam quantas vagas vão abrir para a segunda fase e quantos alunos não se matricularam por algum motivo, pois caso não o façam essas vagas também passam para a segunda fase.

Ora essa, sempre as ordens :)
:blush:

Boa tarde .

Obrigada
há pessoas que não se chegam a matricular... essas vagas estarão disponíveis no edital de vagas da 2.a fase, a 21 de setembro. Mas mesmo que o edital indique 0 vagas, vale a pena candidares-te porque pode haver quem tenha entrado nesse curso, matricular-se, mas ter concorrido à 1.a fase e entrado, libertando uma vaga do curso que queres. :)

há pessoas que não se chegam a matricular... essas vagas estarão disponíveis no edital de vagas da 2.a fase, a 21 de setembro. Mas mesmo que o edital indique 0 vagas, vale a pena candidares-te porque pode haver quem tenha entrado nesse curso, matricular-se, mas ter concorrido à 1.a fase e entrado, libertando uma vaga do curso que queres. :)
Exactamente :) o não está sempre garantido ....

Já que estou aqui também pergunto o seguinte (provavelmente já respondido 100 vezes, mas preciso de ter a certeza)

Se eu me matricular no curso da 1ª fase e me inscrever na 2ª fase das candidaturas, não perco esse lugar no curso, correto?

Caso não entre no curso da 2ª fase, também não perco o lugar da 1ª fase, correto?

Se entrar no curso da 2ª fase, perco imediatamente o lugar da 1ª fase, correto?

Olá, tenho uma dúvida sobre a ficha ENES.
O exame de Biologia e Geologia foi o único exame em que eu subi que repeti na 2a fase, estando portanto indicado na minha ficha ENES. Eu estou a ponderar candidatar-me a um novo curso na 2a fase, mas não me vou candidatar a nenhum que peça Biologia e Geologia como prova de ingresso.
Nestas circunstâncias, terei de pedir uma nova ficha ENES ou posso usar a mesma que usei na 1a fase para me voltar a candidatar?

Última edição:
Boa noite, concorri à 1 fase de ensino superior com média de 15 e não entrei em nenhum dos cursos. Como é possível não ter entrado num curso cujo media do último colocado de 2015 foi de 11? Será que tem haver com o de ter concorrido a acabar o prazo? Sobre a 2 fase se não há vagas para o curso há alguma possibilidade de entrar? O que Sáo vagas libertadas?

Boa noite, concorri à 1 fase de ensino superior com média de 15 e não entrei em nenhum dos cursos. Como é possível não ter entrado num curso cujo media do último colocado de 2015 foi de 11? Será que tem haver com o de ter concorrido a acabar o prazo? Sobre a 2 fase se não há vagas para o curso há alguma possibilidade de entrar? O que Sáo vagas libertadas?

Podes concorrer na 2ª fase. Tens a certeza que 15 não é a tua média de secundário? A nota de candidatura é um misto entre a média de secundário e a(s) prova(s) de ingresso

--- Post atualizado ---
Como as vagas foram todas ocupadas na 1ª fase, as vagas da 2ª fase são só as desistências e os não matriculados? Ou existem um número de vagas certas para a 2ª fase? Obrigada
algumas instituições abrem vagas específicas para a 2.a fase, mas julgo que a maior parte serão nao-matriculados e recolocados (estas ultimas vagas nao aparecem no edital de vagas da 2.a fase - concorre mesmo se houver 0 vagas!). O edital de vagas para a 2.a fase sai a 21 de setembro :)

Podemos usar a mesma senha e ficha enes que usamos na 1fase para a segunda?
--- Post atualizado ---
Podemos usar a mesma senha e ficha enes que usamos na 1fase para a segunda?
a senha é a mesma. Quanto à ficha enes, se tiveres exames melhores da 2.a fase tens que pedir uma nova, caso tenhas tudo igual à primeira fase não.

• Like
Reactions: Joana C