2ª Fase de Candidaturas

MistyNdark23

Membro
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Sociologia (PL)
Instituição
NOVA/FCSH
Boa noite
Gostaria de saber se me candidatar a 2ª fase (e apenas escolher um opção) e não for colocado, contínuo na vaga 1º de fase ? Obrigado.

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
CPO -Ciência Politica
Instituição
ISCTE-IUL
é verdade que depois das inscrições, ou seja, para a semana as instituições revelam quantas vagas vão disponibilizar para a 2ª fase?

• Like
Reactions: Joana FG

Joana Gaspar

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2018
Olá,
Entrei na 1ªfase porém não foi na minha primeira opção. Gostava de me candidatar à 2ª Fase mas tenho algumas dúvidas.
1- Caso não entre na 2ª fase perco o meu lugar na 1ª fase?
2- Para me candidatar à 2ª fase preciso de uma nova ficha ENES?
3- Na candidatura da 2ª fase existem na mesma 6 opções?
4- E se não entrar na 2ª fase não há maneira de pedir transferência para outra universidade? (tendo em conta que o curso é o mesmo, apenas mudaria a instituição)

Francisco Barata

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2018
Boa tarde, ontem fiz a cadidatura online para as 6 opções de curos/universidades que me quero propor em segunda fase. Não participei na primeira fase das candidaturas pois a minha média consoante os exames da primeira fase era muito baixa. No entanto, aumentou bastante na segunda fase e por isso estou agora então a candidatar-me. Os cursos para os quais me candidatei foram mestrado integrado ou licenciatura em Engenharia Informática em diversas universidades do destrito de Lisboa e Setúbal. No entanto, em todas elas, os cursos têm as vagas esgotadas. O que é que isto significa? Se as vagas estão esgotadas então como é que é suposto uma pessoa se inscrever em segunda fase? Eu sei que há pessoas que mudam de curso mesmo depois de terem sido aceites, mas não creio que sejam assim tantas. A minha média é 7 pontos acima do último colocado na minha primeira opção, no entanto acredito que hajam outras pessoas com media mais alta que a minha a concorrer à segunda fase para o mesmo curso. Mesmo tendo uma media alta parece-me que vai ser muito difícil para mim de entrar na maior parte das opções para quais me candidatei. A minha pergunta é, Isto costuma acontecer? É algo normal não haverem vagas nenhumas após a primeira fase? Outra dúvida que também me surgiu com isto tudo é se é possível sermos aceites em mais que uma das opções. Obrigado, Francisco.

dmarlenesantos

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2016
Boa tarde. A candidatura à segunda fase iniciou ontem, dia 10, no entanto posso esperar pelo dia 19 que é quando se sabe as vagas dos estudantes que não efectuaram matrícula? Ou os alunos que se candidatam logo nos primeiros dias têm alguma vantagem?

Fernando

Membro
Matrícula
16 Dezembro 2015
Boa tarde. A candidatura à segunda fase iniciou ontem, dia 10, no entanto posso esperar pelo dia 19 que é quando se sabe as vagas dos estudantes que não efectuaram matrícula? Ou os alunos que se candidatam logo nos primeiros dias têm alguma vantagem?
Podes esperar pelo dia 19, os que se candidatam logo nos primeiros dias não têm nenhuma vantagem.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Francisco Barata
O que é que isto significa? Se as vagas estão esgotadas então como é que é suposto uma pessoa se inscrever em segunda fase? Eu sei que há pessoas que mudam de curso mesmo depois de terem sido aceites, mas não creio que sejam assim tantas. A minha média é 7 pontos acima do último colocado na minha primeira opção, no entanto acredito que hajam outras pessoas com media mais alta que a minha a concorrer à segunda fase para o mesmo curso. Mesmo tendo uma media alta parece-me que vai ser muito difícil para mim de entrar na maior parte das opções para quais me candidatei. A minha pergunta é, Isto costuma acontecer? É algo normal não haverem vagas nenhumas após a primeira fase? Outra dúvida que também me surgiu com isto tudo é se é possível sermos aceites em mais que uma das opções.
Antes de mais, sugiro que leias isto com atenção:
Colocado e agora? Matrículas e 2ª fase de candidaturas | Uniarea

E sim, mesmo em cursos mais procurados é normal haver quem não faça a matrícula e desistas da vaga, resta-te esperar por dia 19 para saber. Só ficas colocado numa das tua opções.

Francisco Barata

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2018
  • Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Joana Gaspar
Olá,
Entrei na 1ªfase porém não foi na minha primeira opção. Gostava de me candidatar à 2ª Fase mas tenho algumas dúvidas.
1- Caso não entre na 2ª fase perco o meu lugar na 1ª fase?
2- Para me candidatar à 2ª fase preciso de uma nova ficha ENES?
3- Na candidatura da 2ª fase existem na mesma 6 opções?
4- E se não entrar na 2ª fase não há maneira de pedir transferência para outra universidade? (tendo em conta que o curso é o mesmo, apenas mudaria a instituição)
1) Desde que faças a matrícula, não.
2) Só se a que tiveres não contiver todos os exames que realizaste.
3) Sim.
4) Só no fim do 1º ano.

Joana Gaspar

Membro Caloiro
Matrícula
11 Setembro 2018
Olá @Joana Gaspar

1) Desde que faças a matrícula, não.
2) Só se a que tiveres não contiver todos os exames que realizaste.
3) Sim.
4) Só no fim do 1º ano.
Obrigada. Mas no caso do 2) eu realizei um exame na 2a fase mas esse exame tecnicamente não serve de nada pois a nota ainda foi mais baixa...neste caso ainda é necessário pedir na mesma a ficha ENES?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada. Mas no caso do 2) eu realizei um exame na 2a fase mas esse exame tecnicamente não serve de nada pois a nota ainda foi mais baixa...neste caso ainda é necessário pedir na mesma a ficha ENES?
Nesse caso podes usar a mesma.

Matrícula
23 Julho 2018
Curso
Ciências da Comunicação
Instituição
UTAD
Pessoal, tenho um colega meu que concorreu à segunda fase e quer saber quando tem de ir fazer a matricula, se é logo no dia a seguir ou tens alguns dias?

Cath

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Olá, tenho uma dúvida enorme e é urgente. Entrei na minha 1° opção na 1° fase de candidaturas e fiz a matrícula por conselho de várias pessoas. O problema é que o curso que eu realmente queria só me posso inscrever agora na 2° fase mas caso não entre gostava de ficar neste curso da 1° fase. Informaram-me que se ficar colocada na 2°fase a 1° anula. Mas anula se ficar colocada ou se fizer uma nova matrícula?? Outra dúvida que tenho que que resolveria todos os meus problemas é: na inscrição da 2° fase é obrigatório a colocação das 6 opções? Não posso apenas por 2? Obrigada!!

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, tenho uma dúvida enorme e é urgente. Entrei na minha 1° opção na 1° fase de candidaturas e fiz a matrícula por conselho de várias pessoas. O problema é que o curso que eu realmente queria só me posso inscrever agora na 2° fase mas caso não entre gostava de ficar neste curso da 1° fase. Informaram-me que se ficar colocada na 2°fase a 1° anula. Mas anula se ficar colocada ou se fizer uma nova matrícula?? Outra dúvida que tenho que que resolveria todos os meus problemas é: na inscrição da 2° fase é obrigatório a colocação das 6 opções? Não posso apenas por 2? Obrigada!!
Podes preencher as opções que quiseres na Candidatura à 2a Fase. Caso fiques colocada numa dessas opções, a matrícula da 1a Fase é anulada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
  • Like
Reactions: Carlitos Magalhães

Kybalion

Membro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Boa tarde, preciso de um pouco de guidance, sinto-me um bocado inseguro...
Um colega meu que entrou na 1 fase mostrou-me a lista das vagas de todos os cursos e a maioria dizia 0 vagas, (visto que só me posso candidatar á 2ª fase porque o meu exame é da 2ª fase) andei num curso efa e perdi a média do secundário, tenho média de 16 e 16 no exame com que me candidatei á 2ª fase.
Tenho tido muita ansiedade em relação a isto no ultimo ano visto que fiquei um ano parado, não sei mesmo o que fazer visto que todos os cursos que tinha em mente já têm as vagas ocupadas...help!

D

Deleted member 24639

Guest
Boa tarde, preciso de um pouco de guidance, sinto-me um bocado inseguro...
Um colega meu que entrou na 1 fase mostrou-me a lista das vagas de todos os cursos e a maioria dizia 0 vagas, (visto que só me posso candidatar á 2ª fase porque o meu exame é da 2ª fase) andei num curso efa e perdi a média do secundário, tenho média de 16 e 16 no exame com que me candidatei á 2ª fase.
Tenho tido muita ansiedade em relação a isto no ultimo ano visto que fiquei um ano parado, não sei mesmo o que fazer visto que todos os cursos que tinha em mente já têm as vagas ocupadas...help!
Tem calma, dado que essa lista apenas contém as vagas sobrantes da 1ª fase. No entanto, poderão surgir vagas provenientes de alunos que não se matricularam ou que ficaram colocados noutra opção em 2ª fase.