2ª Fase de Candidaturas

As inscrições para a faculdade na pública estendem-se até dia 14, se não estou em erro. Várias pessoas NÃO se vão inscrever nos cursos em que ficaram colocadas e só após as inscrições estarem fechadas se tem uma noção das vagas que ficaram em branco por desistências e fatores semelhantes. Não deixes já que a ansiedade tome conta de ti, candidata-te à 2ª fase que mais cedo ou mais tarde deve sair uma informação atualizada das vagas disponíveis para a 2ª fase.
Mesmo assim, normalmente há sempre quem concorra à 2ª fase e "liberte" a vaga para outro candidato, se ficar colocado. Por isso, mesmo que se saiba as vagas resultantes por desistência, há sempre possibilidade de abertura de mais vagas até acabar o concurso :grimacing:

• Like
Reactions: Brbrcrr
As inscrições para a faculdade na pública estendem-se até dia 14, se não estou em erro. Várias pessoas NÃO se vão inscrever nos cursos em que ficaram colocadas e só após as inscrições estarem fechadas se tem uma noção das vagas que ficaram em branco por desistências e fatores semelhantes. Não deixes já que a ansiedade tome conta de ti, candidata-te à 2ª fase que mais cedo ou mais tarde deve sair uma informação atualizada das vagas disponíveis para a 2ª fase.
Obrigado, a sério, é que isto dá cabo da cabeça de uma pessoa....

Tem calma, dado que essa lista apenas contém as vagas sobrantes da 1ª fase. No entanto, poderão surgir vagas provenientes de alunos que não se matricularam ou que ficaram colocados noutra opção em 2ª fase.
Obrigado!

Boa tarde!! Candidatei-me à faculdade na primeira fase e não entrei na 1ª opção . Não estava à espera de facto. Por isso, já recorri à 2ª fase de candidaturas à faculdade. Contudo comecei a gostar do curso onde fiquei colocada. A minha dúvida é, até quando posso anular a candidatura da 2ª fase? Ou se é possível fazê-lo?

Boa tarde!! Candidatei-me à faculdade na primeira fase e não entrei na 1ª opção . Não estava à espera de facto. Por isso, já recorri à 2ª fase de candidaturas à faculdade. Contudo comecei a gostar do curso onde fiquei colocada. A minha dúvida é, até quando posso anular a candidatura da 2ª fase? Ou se é possível fazê-lo?
Deve haver a opção na tua área de candidatura, "Anular candidatura". Podes anulá-la até ao fim do prazo para candidatura.

As candidaturas á 2ª fase fecham dia 20 aparentemente, tens até aí para a anular.

• Like
Reactions: aaarrrraaaaassssa
Tem calma, dado que essa lista apenas contém as vagas sobrantes da 1ª fase. No entanto, poderão surgir vagas provenientes de alunos que não se matricularam ou que ficaram colocados noutra opção em 2ª fase.

mas mesmo que dos colocados da 1ª fase, se matriculem todos.. a instituição pode disponibilizar um nº de vagas para a segunda fase? pois é o que eu vejo.. principalmente nas universidades de Lisboa.. regra geral há no minimo 8 vagas (ou por volta disso)

estou indeciso entre colocar a minha #1 opção (que é o mesmo curso) na ISCTE-UL e no ISCSP
a minha média está dentro da estimativa da 1ª fase e 2ª fase dos ultimos colocados dos anos anteriores, no entanto quando as instituições divulgarem as vagas para a 2ª fase aí é que irei decidir qual é que efetivamente vai ficar no topo da lista pois algo que eu tenho vindo a reparar quanto mais vagas existem na 2ª fase mais a nota do ultimo colocado desce.

acham que estou a agir de forma inteligente? estou mesmo nervoso e paranóico.. não consigo confiar nestes dados da DGES.. nada é constante e tudo pode mudar.

mas mesmo que dos colocados da 1ª fase, se matriculem todos.. a instituição pode disponibilizar um nº de vagas para a segunda fase? pois é o que eu vejo.. principalmente nas universidades de Lisboa.. regra geral há no minimo 8 vagas (ou por volta disso)
Sim, pode. Muitas pessoas apenas se matriculam para salvaguardarem a vaga, no caso de não ficarem colocadas em nenhum curso que queiram na 2ª fase. E quando essas pessoas ficam colocadas na 2ª fase, a vaga é automaticamente libertada e é posta em concurso. É tudo automático. E esta situação é muito frequente.

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: davis and sam_mukka
Também pode acontecer que haja pessoas que anulem a matrícula, e a vaga também passa a entrar em concurso.
Neste caso não. Só mesmo nos casos recolocação e caso o aluno não chegue a fazer a matrícula.

Neste caso não. Só mesmo nos casos recolocação e caso o aluno não chegue a fazer a matrícula.

@davis tu no ano passado redigiste um artigo, em que fazias uma comparação entre o nº de colocados da 1ª fase de hà 2 anos com o do ano passado e também com os da 2ª fase...

fizeste também este ano? o balanço da 1ª Fase?

as pessoas que concorreram a 1a fase e que se matricularam/vao matricular esta semana podem concorrer a 2a fase com a ficha ENES da 1a fase na mesma?

Não, para te candidatares à segunda fase tens de ter a ficha ENES da segunda fase (que também será valida para a terceira).
a serio? é que eu n tenho exames de segunda fase nenhuns... so fiz exames na primeira fase em todos os anos por isso pensei q nao ia mudar nada

@fi94 isto é verdade?

@fi94 isto é verdade?
Só precisas de ter a ficha da segunda fase se realizaste exames na segunda fase. Como tal não aconteceu podes-te candidatar à vontade com a da primeira! Boa sorte :)

a ficha ENES a mim só me serviu para atualizar a média do secundário porque mesmo antes da validar o código, a plataforma automaticamente já reconhecia a prova de ingresso da 2ª fase com a nota mais alta.para o cálculo da nota de candidatura porém com a média da 1ª fase :v

Eu tenho uma dúvida um bocado estranha.

O que acontece se eu errar o código de ativação da ficha ENES? Por exemplo, trocar uma letra maiúscula por outra minúscula ou mesmo trocar alguma letra.

@davis tu no ano passado redigiste um artigo, em que fazias uma comparação entre o nº de colocados da 1ª fase de hà 2 anos com o do ano passado e também com os da 2ª fase...

fizeste também este ano? o balanço da 1ª Fase?
Qual deles? Este ano coloquei estes dois, era isto?
Os 26 cursos mais procurados na 1ª fase de 2018 | Uniarea
As 12 instituições públicas mais desejadas na 1.ª fase de 2018 | Uniarea

Eu tenho uma dúvida um bocado estranha.

O que acontece se eu errar o código de ativação da ficha ENES? Por exemplo, trocar uma letra maiúscula por outra minúscula ou mesmo trocar alguma letra.
Não consegues submeter, dá erro.

• Like
Reactions: sam_mukka