2ª Fase de Candidaturas

Checa

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2018
É voz corrente na Católica que quem se candidatar na 2.ª fase do Concurso Nacional e for colocado perde o lugar na privada onde se tiver matriculado.
Julgo que anula a matrícula se for uma pública, mas numa privada não me parece.
Alguém confirma por favor?

D

Deleted member 24639

Guest
É voz corrente na Católica que quem se candidatar na 2.ª fase do Concurso Nacional e for colocado perde o lugar na privada onde se tiver matriculado.
Não faz muito sentido essa informação, dado que é possível tirar um curso numa privada e outro numa pública ao mesmo tempo, no mesmo ano letivo.

• Like
Reactions: Checa

Checa

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2018
Não faz muito sentido essa informação, dado que é possível tirar um curso numa privada e outro numa pública ao mesmo tempo, no mesmo ano letivo.
@fi94 a justificação que é dada é que se não houver matrícula na 1.ª fase a vaga passa para a 2.ª; havendo colocação na 2.ª fase e não sendo efectuada a matrícula a vaga não é preenchida logo foi “ roubado” o lugar a um candidato. Faz algum sentido, mas não me parece ser verdade. No entanto gostava de ter a certeza ...

D

Deleted member 24639

Guest
@fi94 a justificação que é dada é que se não houver matrícula na 1.ª fase a vaga passa para a 2.ª; havendo colocação na 2.ª fase e não sendo efectuada a matrícula a vaga não é preenchida logo foi “ roubado” o lugar a um candidato. Faz algum sentido, mas não me parece ser verdade. No entanto gostava de ter a certeza ...
Mas em relação a perder a vaga na privada, tendo a matrícula feita, por colocação na 2ª fase pelo concurso nacional, nunca li nada sobre isso. O que me faz confusão é que o concurso no ensino privado é próprio de cada instituição, não está relacionado com o concurso nacional de acesso, logo essa perda de vaga, a existir, não seria automática... E depois as privadas, penso eu, não devem ter acesso direto à informação da base de dados do concurso nacional de acesso, por isso, não vejo como é que teriam conhecimento de que alguém entrou em 2a. fase 😅

Mas sim, quanto a matrículas, penso que as regras são as mesmas que no concurso nacional... Deve ser preciso fazer a matrícula para assegurar a vaga.

Editado por um moderador:
  • Like

leonormoraes

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2017
Olá, boa tarde
Quero-me candidatar à 2ª fase de candidaturas e sei que tenho de pedir uma nova ficha ENES.
Alguém sabe a data limite para o pedido da mesma?
Obrigada.
Leonor

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @bea.m
Boa tarde, se entrar na segunda fase quando começam as aulas?
Mal faças a matrícula, quando o fizeres as aulas já começaram.

Olá @Checa
Desde que faça a matrícula o concurso nacional de acesso não vai influenciar nada na sua vaga na privada.

Olá @leonormoraes
Quero-me candidatar à 2ª fase de candidaturas e sei que tenho de pedir uma nova ficha ENES.
Alguém sabe a data limite para o pedido da mesma?
Até ao fim das candidaturas, embora as escolas possam demorar uns dias a emitir, pelo que não convém deixar para os últimos dias.

• Like

barbara7722

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Posso utilizar o código da ficha ENES que diz "Reapreciação 1ª fase" para me candidatar à 2ª fase? A nota da 2ª fase já está atualizada.

ana teresa marujo

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Onde podemos ver no dia 19 se sobraram vagas para a 2ª fase relativamente ás pessoas que não efetuaram matrícula ? E podemo-nos candidatar a um curso mesmo que não tenham sobrado quaisquer
vagas? E também tenho uma dúvida, nós podemos utilizar a ficha ENES da 1ª fase certo?

dani_santos05

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2017
Olá, boa tarde! Vou ser caloira na 2a fase, ainda não fiz a minha candidatura porque o que queria seguir não há vagas da 1 fase... esperei ate hoje (dia 14) para ver se na pagina do dges atualizam as vagas, irão atualizar? obirgada desde já!

• Like
Reactions: Joana FG

Sara Camposinhos

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMUC
Boa noite! Tenho uma dúvida. Se eu me candidatar à segunda fase e se entrar a minha matrícula da primeira fase é anulada, certo? Se eu não entrar, fica tudo na mesma e é como se não me tivesse candidatado à segunda fase. Funciona assim? Obrigada

D

Deleted member 24639

Guest
Boa noite! Tenho uma dúvida. Se eu me candidatar à segunda fase e se entrar a minha matrícula da primeira fase é anulada, certo? Se eu não entrar, fica tudo na mesma e é como se não me tivesse candidatado à segunda fase. Funciona assim? Obrigada
Funciona. Não podes é ficar colocada em nenhuma opção mesmo. :)

Onde podemos ver no dia 19 se sobraram vagas para a 2ª fase relativamente ás pessoas que não efetuaram matrícula ? E podemo-nos candidatar a um curso mesmo que não tenham sobrado quaisquer
vagas? E também tenho uma dúvida, nós podemos utilizar a ficha ENES da 1ª fase certo?
A lista das vagas para a 2ª fase será, muito provavelmente, disponibilizada no site da DGES.
Quanto a candidatares-te a um curso mesmo que não haja vagas, penso que podes, dado que poderão surgir vagas por recolocação (pessoas que ficam colocadas noutro curso em 2ª fase e cujas vagas são postas a concurso).
E sim, podes utilizar a ficha ENES da 1ª fase para qualquer fase do acesso. A não ser que queiras utilizar exames feitos em 2ª fase... Aí terías que pedir nova ficha ENES.

• Like
Reactions: Sara Camposinhos

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
CPO -Ciência Politica
Instituição
ISCTE-IUL
será que há possibilidade de sabermos o resultado da colocação, umas horas antes como aconteceu na 1ª fase?