Boa tarde,
Tenho algumas dúvidas:
-Quanto ao processo de início de aulas da 2 fase, se entrar fico com 2 semanas atrasado em relação aos que entraram na 1 fase, mas é permitido (ou caso peça aos professores) que assista a essas aulas durante o período de tempo em que estou à espera de entrar?
-Na segunda fase ainda se pode beneficiar de preferência regional? Se sim, como funciona concretamente em termos de nota de acesso, por exemplo se tiver 15 e alguém de fora tiver 16 entro eu na mesma ou há um limite de pontos de que se pode beneficiar com a preferência regional?
-Na mudança de par curso/instituição funciona da mesma maneira que o acesso por concurso Nacional, ou seja, há X vagas e os concorrentes são ordenados por melhor nota? Se sim, a nota é a de candidatura, as notas que se obteve no 1 ano do curso que vamos abandonar ou as duas contam?
Obrigado.
- Quanto à tua primeira questão, diria que depende da instituição em causa e até do próprio professor. Porém, com as medidas do COVID e tudo mais, eu diria que, no caso das aulas presenciais, não devem deixar. É uma questão de comunicares com os próprios professores, porém, regra geral, os professores têm alguma sensibilidade para quem entra na 2ª fase, pelo que não terás perdido imensa coisa, ou seja, é algo que consegues compensar.
- Só existe na 1ª fase. Quanto aos pontos e classificações, não existe um limite, dependeria do número de vagas que o curso reservou para a preferência e as características (notas) dos candidatos que usam essa mesma preferência, podendo ser inferior às classificações dos que entraram pelo contingente geral.
- Sim. Os critérios dependem de instituição para instituição. Aconselho a pesquisares, colocando o nome da instituição que pretendes + mudança par instituição/curso e muito provavelmente vais encontrar facilmente o regulamento com tudo o que precisas saber. Alguma coisa que precises, dispõe!