2ª Fase de Candidaturas

Mary Gomes

Membro
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
História
Instituição
FLUP
Olá, queria saber se posso concorrer à 2fase da universidade com exames da 1fase. Sempre me disseram que não era possível, por isso queria se fosse possível que alguém me confirmasse a sua veracidade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
olá @Mary Gomes
Olá, queria saber se posso concorrer à 2fase da universidade com exames da 1fase. Sempre me disseram que não era possível, por isso queria se fosse possível que alguém me confirmasse a sua veracidade.
Podes,sim.

• Like
Reactions: Mary Gomes

DeathWarrior

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2019
Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas:

-Quanto ao processo de início de aulas da 2 fase, se entrar fico com 2 semanas atrasado em relação aos que entraram na 1 fase, mas é permitido (ou caso peça aos professores) que assista a essas aulas durante o período de tempo em que estou à espera de entrar?

-Na segunda fase ainda se pode beneficiar de preferência regional? Se sim, como funciona concretamente em termos de nota de acesso, por exemplo se tiver 15 e alguém de fora tiver 16 entro eu na mesma ou há um limite de pontos de que se pode beneficiar com a preferência regional?

-Na mudança de par curso/instituição funciona da mesma maneira que o acesso por concurso Nacional, ou seja, há X vagas e os concorrentes são ordenados por melhor nota? Se sim, a nota é a de candidatura, as notas que se obteve no 1 ano do curso que vamos abandonar ou as duas contam?

Obrigado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde,

Tenho algumas dúvidas:

-Quanto ao processo de início de aulas da 2 fase, se entrar fico com 2 semanas atrasado em relação aos que entraram na 1 fase, mas é permitido (ou caso peça aos professores) que assista a essas aulas durante o período de tempo em que estou à espera de entrar?

-Na segunda fase ainda se pode beneficiar de preferência regional? Se sim, como funciona concretamente em termos de nota de acesso, por exemplo se tiver 15 e alguém de fora tiver 16 entro eu na mesma ou há um limite de pontos de que se pode beneficiar com a preferência regional?

-Na mudança de par curso/instituição funciona da mesma maneira que o acesso por concurso Nacional, ou seja, há X vagas e os concorrentes são ordenados por melhor nota? Se sim, a nota é a de candidatura, as notas que se obteve no 1 ano do curso que vamos abandonar ou as duas contam?

Obrigado.
- Quanto à tua primeira questão, diria que depende da instituição em causa e até do próprio professor. Porém, com as medidas do COVID e tudo mais, eu diria que, no caso das aulas presenciais, não devem deixar. É uma questão de comunicares com os próprios professores, porém, regra geral, os professores têm alguma sensibilidade para quem entra na 2ª fase, pelo que não terás perdido imensa coisa, ou seja, é algo que consegues compensar.

- Só existe na 1ª fase. Quanto aos pontos e classificações, não existe um limite, dependeria do número de vagas que o curso reservou para a preferência e as características (notas) dos candidatos que usam essa mesma preferência, podendo ser inferior às classificações dos que entraram pelo contingente geral.

- Sim. Os critérios dependem de instituição para instituição. Aconselho a pesquisares, colocando o nome da instituição que pretendes + mudança par instituição/curso e muito provavelmente vais encontrar facilmente o regulamento com tudo o que precisas saber. Alguma coisa que precises, dispõe!

daniela30guimaraes

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2020
Olá,
Gostava de esclarecer uma dúvida sobre a candidatura à segunda fase.
É possível utilizar exames da primeira fase como prova de ingresso para me candidatar à segunda fase de candidatura?
Obrigada.

Matrícula
9 Janeiro 2020
Curso
Biologia
Instituição
FCUL
Olá,
Gostava de esclarecer uma dúvida sobre a candidatura à segunda fase.
É possível utilizar exames da primeira fase como prova de ingresso para me candidatar à segunda fase de candidatura?
Obrigada.
Sim podes. Até te podes candidatar ás segundas fases sem fazeres exames de segunda fase, só com os da primeira.

kateee

Membro
Matrícula
20 Agosto 2020
Curso
Enfermagem
uma dúvida talvez estúpida, mas: as vagas disponíveis já incluem as da segunda fase, certo? então se este ano as candidaturas dispararam, é de esperar uma diminuição nas vagas da segunda fase?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @kateee
uma dúvida talvez estúpida, mas: as vagas disponíveis já incluem as da segunda fase, certo? então se este ano as candidaturas dispararam, é de esperar uma diminuição nas vagas da segunda fase?
Certo. É possível que isso aconteça, sim.

Sendo que hoje saiu uma notícia que pode mudar isso:

Estas vagas têm de ser inseridas em algum momento do concurso nacional de acesso. Desconfio que essas vagas sejam inseridas na 2ª fase de candidaturas.

• Like
Reactions: kateee

juliana.c

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2020
Bom dia, tenho uma questão relativamente à obrigação de pagamento de propinas em caso de anulação de matrícula.
De momento encontro-me inscrita no segundo ano de um curso superior da universidade de Lisboa, no entanto concorri através do concurso nacional de acesso a outro curso.
Se conseguir colocação neste novo curso irei cancelar a inscrição no anterior.
Entendo que a legislação relativamente a pagamento de propinas é específica a cada instituição de ensino, no entanto, tenho uma questão quanto ao regulamento de propinas da ulisboa cujo o qual de acordo com o ponto 5 do artigo 8.º da secção III:

'A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que
seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das
unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido
o pagamento das prestações da propina já vencidas, caso tenha existido
frequência do ciclo de estudos.'

Assim sendo, supondo que o prazo limite de pagamento da primeira propina é 30 de setembro, vejo-me obrigada a pagar esta se anular a matrícula antes dessa data?
Essencialmente só gostaria de confirmar se a propina só é dada como vencida após incorrer a data limite do pagamento da mesma
Obrigada desde já pela atenção

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia, tenho uma questão relativamente à obrigação de pagamento de propinas em caso de anulação de matrícula.
De momento encontro-me inscrita no segundo ano de um curso superior da universidade de Lisboa, no entanto concorri através do concurso nacional de acesso a outro curso.
Se conseguir colocação neste novo curso irei cancelar a inscrição no anterior.
Entendo que a legislação relativamente a pagamento de propinas é específica a cada instituição de ensino, no entanto, tenho uma questão quanto ao regulamento de propinas da ulisboa cujo o qual de acordo com o ponto 5 do artigo 8.º da secção III:

'A obrigação de pagamento de propina cessa nos casos em que
seja deferido requerimento de anulação da inscrição na totalidade das
unidades curriculares do ano letivo em curso, sem prejuízo de ser devido
o pagamento das prestações da propina já vencidas, caso tenha existido
frequência do ciclo de estudos.'

Assim sendo, supondo que o prazo limite de pagamento da primeira propina é 30 de setembro, vejo-me obrigada a pagar esta se anular a matrícula antes dessa data?
Essencialmente só gostaria de confirmar se a propina só é dada como vencida após incorrer a data limite do pagamento da mesma
Obrigada desde já pela atenção
Pelo contrário, o que o artigo diz é que a obrigação de pagares cessa assim que anulares a matrícula, mesmo que tenhas chegado a frequentar o ano curricular. Portanto, não, não serias obrigada a pagar a propina.

Matrícula
19 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE - Business School
Olá, alguém me sabe dizer quando é que se sabe se abrem vagas para a segunda fase?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Miguel Capitão
Olá, alguém me sabe dizer quando é que se sabe se abrem vagas para a segunda fase?
No dia das colocações já sabes as vagas não ocupadas. Daí a uma semana e pouco saem as vagas dos que não realizaram as matrículas. Depois ainda podem ser adicionadas vagas de alunos que sejam recolocados na 2ª fase, libertando a vaga que tinham da 1ª fase.

Matrícula
19 Agosto 2020
Curso
Gestão
Instituição
ISCTE - Business School
Obrigado pela atenção!
Já agora, o processo de candidatura na segunda fase é semelhante ao da primeira, ou seja, através de um site?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigado pela atenção!
Já agora, o processo de candidatura na segunda fase é semelhante ao da primeira, ou seja, através de um site?
É exactamente igual ao que fizeste na 1ª fase.