2ª Fase dos Exames Nacionais

Olá @TiagoDaniel20
estou no 11 ano e este ano irei realizar exame de equivalencia a frequencia a ingles como externo , mas duvido muito que consiga passar à primeira fase, se eu for a segunda fase e passar na segunda fase, para o ano posso me candidatar na 1 fase do ensino superior? é que vieram me falar que nao podia pois não iria ter o secundario feito na primeira fase...
Podes, sim, porque só concorres no próximo ano.

Bom dia! Eu tenho uma questão que já se arrasta à demasiado tempo. Se eu usar a prova de Português de 2ª fase para subir a nota, mas que não sendo de acesso, sou obrigado a entrar na 2ª fase? Ou seja, como as minhas de acesso são BG, FQ e Mat, se usar qualquer uma destas de 2ª fase, entro na 2ª fase; o mesmo acontece com Português, que só vai servir para a complementar os 70% internos?

Olá @João Correia5
Bom dia! Eu tenho uma questão que já se arrasta à demasiado tempo. Se eu usar a prova de Português de 2ª fase para subir a nota, mas que não sendo de acesso, sou obrigado a entrar na 2ª fase? Ou seja, como as minhas de acesso são BG, FQ e Mat, se usar qualquer uma destas de 2ª fase, entro na 2ª fase; o mesmo acontece com Português, que só vai servir para a complementar os 70% internos?
Exames da 2ª fase no mesmo ano da candidatura: só servem para a 2ª e 3ª fases de candidaturas para qualquer fim.
Exames da 2ª fase de anos anteriores à candidatura: podem ser usados para fins de melhoria da CFD em qualquer fase de candidaturas mas como prova de ingresso só na 2ª e 3ª fases de candidaturas.

A ler: Vale a pena ir à 2ª fase dos Exames Nacionais? | Uniarea

Boa tarde! Minha filha fará os exames nacionais do 11 ano, caso ela não passe na primeira fase é conveniente candidatar-se à segunda fase? Esta questão se coloca pois ela foi informado que quem faz os exames da segunda fase não poderá candidatar-se ao ensino superior na primeira fase!! Este critério também é válido para os alunos do 11 ano ou somente para os do 12 ano?

Sou aluno do 12 ano, que vai fazer os exames de português e matemática que não são provas de ingresso.
Caso os exames da 1fase me corram mal,descendo a média interna, e se for a segunda fase conseguindo subir a média interna, posso usar esse valor da média interna que consegui subir na 1fase da candidatura ao ensino superior ?

Sou aluno do 12 ano, que vai fazer os exames de português e matemática que não são provas de ingresso.
Caso os exames da 1fase me corram mal,descendo a média interna, e se for a segunda fase conseguindo subir a média interna, posso usar esse valor da média interna que consegui subir na 1fase da candidatura ao ensino superior ?
Não podes usar as notas internas obtidas graças à segunda fase no ano de realização desses exames, pelo que, nessa situação, não poderás usar a nota interna obtida graças à segunda fase este ano. Mas para o ano ja poderás usar

Então só vale a pena ir à 2ª fase dos exames se estiver interessada em entrar no curso na 2ª fase, certo?
No 12o ano, sim, a não ser que estejas interessada em candidatares te para o ano
Posto isto, para calcular a média de candidatura à 1ª fase, não posso usar a média interna influenciada pelo exame da segunda fase e a nota da 1ª fase dos exames que vou usar como prova de ingresso?
Não podes usar o exame da 2a fase para melhoria média interna para as candidaturas à primeira fase no ano em que realizas. As notas das primeiras fases podes usar à vontade, sim.

Sugiro que leias este artigo: Vale a pena ir à 2ª fase dos Exames Nacionais? | Uniarea

• Like
Reactions: davis
Olá :) Os exames realizados na 2ª fase só podem ser usados na candidatura à 1ª fase no ano seguinte. Assim sendo, mesmo que ela não reprove na primeira fase, deve inscrever-se na segunda. A melhor nota será usada no cálculo da média de candidatura na primeira fase

Olá :) Os exames realizados na 2ª fase só podem ser usados na candidatura à 1ª fase no ano seguinte. Assim sendo, mesmo que ela não reprove na primeira fase, deve inscrever-se na segunda. A melhor nota será usada no cálculo da média de candidatura na primeira fase[/QUOTE
Obrigada! Mas vamos supor que ela passa na 1 fase a físico-química e passa somente na 2 fase a geometria descritiva nos exames do 11 ano, a regra mantém-se?

Sim. Se a candidatura for no mesmo ano do exame da 2ª fase, a nota que conta para a média de candidatura à 1ª fase, é a média influenciada pelos exames da 1ª fase. Se a candidatura for em anos seguintes ao exame da 2ª fase, ela usa a melhor nota que teve.
Espero não estar a tornar isto confuso. Resumidamente, os exames do 11º ano feitos na 2ª fase, podem ser usados na candidatura à 1ª fase. Os do 12º ano já não, a não ser que ela pretenda candidatar-se apenas no ano seguinte.
De qualquer das maneiras, repito, recomendo que ela vá à 2ª fase mesmo que passe à disciplina. Assim, caso precise de subir a média interna ou não tiver nota suficiente como prova de ingresso, não terá o problema de ter de repetir exames no 12º ano.
Recomendo este artigo Vale a pena ir à 2ª fase dos Exames Nacionais? | Uniarea

• Like
Sim saíram, vou c 9 a fq e 11 a bg e tirei 10 a pt pq reprovei e só fiz essas 3 disciplinas e depois aparece isso da situação pendente e não sei o que é
Bem, nunca vi nada desse género, aqui não há nada disso, portanto o melhor seria contactares a tua escola

Mas há pessoas que tem mais q 12 a fq e bg e tem isso na mesma
Isso não impede que reprovem. E lá está, era uma aposta, mas não sei e, mais uma vez, deves contactar a tua escola para saber o que é que isso quer dizer

• Like