2ª Fase dos Exames Nacionais

Catarina Leite

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2018
Boa tarde,
A minha dúvida é a seguinte, eu se me inscrever na segunda fase dos exames só numa questão de melhoria de nota posso me candidatar a primeira fase da faculdade com as notas da primeira fase dos exames ou uma vez que vou repetir só posso na segunda fase?

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Boa tarde,
A minha dúvida é a seguinte, eu se me inscrever na segunda fase dos exames só numa questão de melhoria de nota posso me candidatar a primeira fase da faculdade com as notas da primeira fase dos exames ou uma vez que vou repetir só posso na segunda fase?
Se fores à 2a Fase por questões de melhoria, a melhoria pode ser utilizada na 1a Fase das Candidaturas do ano seguinte.
Para te candidatares na 1a Fase utilizas Exames da 1a Fase. Para te candidatares à 2a Fase de Acesso ao ensino Superior utilizas, caso pretendas, ou Exames realizados na 1a Fase dos Exames ou na 2a Fase dos exames.
Ires à 2a Fase não te impede de fazer a candidatura na 1a Fase das Candidaturas.

Filipaaaa

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Boa tarde,eu vou a 2f dos exames nacionais como externa sera que posso usar a nota destes na 1f de candidaturas so para melhoria da nota interna?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa tarde,eu vou a 2f dos exames nacionais como externa sera que posso usar a nota destes na 1f de candidaturas so para melhoria da nota interna?
A resposta está na mensagem acima.

• Like
Reactions: Filipaaaa

catariinaroliveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Boa noite! Segundo os meus cálculos, não conclui Matemática A na 1° fase de exames, então terei de ir à 2° fase. Porém, as notas da 2° fase saem a poucos dias da inscrição para a 1° fase de candidatura ao ensino superior terminar. Como não tenciono usar o exame de MatA como prova de ingresso, se concluir o 12° ano na 2° fase, ainda me posso inscrever na 1° fase de candidaturas com outro exame que realizei na 1° fase? Peço desculpa se me expressei de forma confusa. Obrigada!

Lya

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
gestão
Instituição
ipvc estg
Boa noite! Segundo os meus cálculos, não conclui Matemática A na 1° fase de exames, então terei de ir à 2° fase. Porém, as notas da 2° fase saem a poucos dias da inscrição para a 1° fase de candidatura ao ensino superior terminar. Como não tenciono usar o exame de MatA como prova de ingresso, se concluir o 12° ano na 2° fase, ainda me posso inscrever na 1° fase de candidaturas com outro exame que realizei na 1° fase? Peço desculpa se me expressei de forma confusa. Obrigada!
infelizmente nao só para o proximo ano é que poderas fazer isso :)

• Like
Reactions: catariinaroliveira

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Caso só termines o secundário na 2a Fase (concluir Matemática A na 2a Fase), só te podes candidatar na 2a Fase este ano ou a partir da 1a Fase do próximo ano.

Última edição:

Inês 20

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2018
Eu realizei o exame de economia este ano e obtive um 15 mas para ficar com média de 17 necessito de um 15,5, se eu realizar a segunda fase e conseguir melhor nota para o ano posso-me candidatar à mesma na 1 fase da faculdade ?

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Eu realizei o exame de economia este ano e obtive um 15 mas para ficar com média de 17 necessito de um 15,5, se eu realizar a segunda fase e conseguir melhor nota para o ano posso-me candidatar à mesma na 1 fase da faculdade ?
Se estás a realizar Exame como interno e na 2a Fase conseguires melhorar a tua nota interna, esta melhoria pode ser utilizada nas candidaturas na 1a Fase de Acesso ao Ensino Superior a partir do próximo ano.

David Lopes

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2018
Se realizar um exame da segunda fase, mesmo não o usando como prova de de ingresso, posso candidatar-me à primeira fase na universidade, se usar como prova de ingresso um exame da primeira fase de outra disciplina?
Ou a partir do momento em que realizo um exame da segunda fase, tenho obrigatoriamente que candidatar-me à segunda fase na universidade, não usando o exame da segunda fase como prova de ingresso, mas uso como prova de ingresso um exame da primeira fase de outra disciplina?
Respondam, pois estou com dúvidas relativamente à segunda fase!
Mensagem fundida automaticamente:

Se realizar um exame da segunda fase, mesmo não o usando como prova de de ingresso, posso candidatar-me à primeira fase na universidade, se usar como prova de ingresso um exame da primeira fase de outra disciplina?
Ou a partir do momento em que realizo um exame da segunda fase, tenho obrigatoriamente que candidatar-me à segunda fase na universidade, não usando o exame da segunda fase como prova de ingresso, mas uso como prova de ingresso um exame da primeira fase de outra disciplina?
Respondam, pois estou com dúvidas relativamente à segunda fase!
Malta desculpem, por ter dado erro "prova de de ingresso", só reparei depois de enviar.

David Lopes

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2018
Obrigado por responderes.
Mas a minha duvida é a seguinte: vamos supor que neste momento realizei os exames da 1 fase de física e química e de biologia e geologia. Mas estou a pensar em realizar a 2 fase de fisica e química. E estou no 11 ano.
Se pretender candidatar-me a Biologia necessito de prova de ingresso o exame biologia e geologia. Mas como vou realizar a 2 fase de física e química apenas me posso candidatar à 2 fase na universidade para entrar em Biologia? Ou posso candidatar-me à 1 fase?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Obrigado por responderes.
Mas a minha duvida é a seguinte: vamos supor que neste momento realizei os exames da 1 fase de física e química e de biologia e geologia. Mas estou a pensar em realizar a 2 fase de fisica e química. E estou no 11 ano.
Se pretender candidatar-me a Biologia necessito de prova de ingresso o exame biologia e geologia. Mas como vou realizar a 2 fase de física e química apenas me posso candidatar à 2 fase na universidade para entrar em Biologia? Ou posso candidatar-me à 1 fase?
Podes candidatar-te à 1ª fase. Só não podes usar o exame de FQ da segunda fase como prova de ingresso.

Marta Correia

Membro Caloiro
Matrícula
16 Fevereiro 2017
boa noite
Tenho uma pequena dúvida que ainda ninguém me conseguiu responder e ja ouvi opiniões diferentes.

Acontece que eu vou tirar uma nota a física e quimica que me vai baixar a média e por isso estava a pensar repetir o exame tanto na segunda fase como como aluna externa para o ano mas tenho a seguinte dúvida: após eu ter feito a segunda fase posso sempre candidatar me a primeira fase de candidatura (com a nota da 1a fase) Se for uma disciplina específica? E após realizar a equivalência a frequência posso candidatar me a primeira fase de candidaturas também ?
Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Marta Correia
Acontece que eu vou tirar uma nota a física e quimica que me vai baixar a média e por isso estava a pensar repetir o exame tanto na segunda fase como como aluna externa para o ano mas tenho a seguinte dúvida: após eu ter feito a segunda fase posso sempre candidatar me a primeira fase de candidatura (com a nota da 1a fase) Se for uma disciplina específica?
Sim, podes.
E após realizar a equivalência a frequência posso candidatar me a primeira fase de candidaturas também ?
Sim.

Sugiro que leias isto:
Vale a pena ir à 2ª fase dos Exames Nacionais? | Uniarea

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
gangst 2ª Fase no 11º? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Valentina Guedes Entrar na 1ª fase e entrar na 2ª fase - diferenças Concurso Nacional e Locais - Público 2
Leonardo Viegas Exame da 2ª fase pode passar para a 1ª fase do ano a seguir? Concurso Nacional e Locais - Público 2
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Ensino Superior 1
A Mudança de curso - Ficha ENES: qual usar (1ª ou 2ª fase) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
C Duvidas 1ª fase e 2ª fase de exames Concurso Nacional e Locais - Público 17
M Propina 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Anulação de matrícula 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
C Duvidas no preenchimento da candidatura para a 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
S 2ª Fase Universidade Coimbra Alojamento Universitário 0
A 2ª Fase - NOVA Economia Candidatos 2019/2020 36
Sofia122 Reaver dinheiro pago para ir a exame da 2ª fase para fazer melhoria de nota Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
SóniaSerra Resultados de exames 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M 2ª Fase História da Cultura e das Artes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
V 2ª Fase Historia A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
F Exame de Inglês - Oral 2ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
S Realizar o exame de matemática na 2ª fase apenas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
I Melhorar nota na 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Médias 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
AfonsoD21 Números de vagas 2ª Fase Concurso Nacional e Locais - Público 9
Mariana Durão entrei na 2ª opção, candidato-me à 2ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 42
kapyushon Certificado de Habilitações 2ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
marina c no rescaldo do exame de biologia 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
Teresa Marmeleira Componente Oral de Inglês (2ª fase) - Exame Nacional do Ensino Secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Brbrcrr Palpites 2ª fase de Geometria Descritiva Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Isabelsps 2ª fase do concurso de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 0
A Exame Nacional Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M Exames 12.º Ano: 1ª ou 2ª fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
D Quantia a pagar pela 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
A Melhorias na 2ª fase e candidaturas ao esino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
CarluxaSofia 2ª Fase História A 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
AndréR Entrada na 2ª fase, praxes e integração - Experiências Ensino Superior 40
C FCUL- Ano passado houve mais colocados que vagas (2ª fase)? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
dottraw 2ª fase e praxes - Possível? Tradições Académicas 8
Sepol1997 Acabar o 12º Ano na 2ª Fase. Concurso Nacional e Locais - Público 1
Mary93 Palpites exame Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 104
BeatrizMar 2ª Fase - Exame de Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
diogo silva stifas 2ª Fase Nacional Português 2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 110
diogo silva stifas 2ª Fase do Exame Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
C UEuropeia IADE 2ª Fase Universidade Europeia 0
B Médias - 2ª Fase de Candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 39
AlinaTym Acabei o 12º na 2ª fase, posso me candidatar na 1ª, com prova da 1ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 6
davis Qual a nota mínima que necessito obter na 2ª fase para ser aprovada? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F 2ª fase e a Indecisão! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 37
davis Colocados 2ª Fase 2015/2016 Ensino Superior 38
R Colocados 2ª fase Ensino Superior 19
I Aulas para 2ª fase Ensino Superior 35
H 2ª Fase de Candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 1890
J 1ª e 2ª fase - Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1808