2ª Fase dos Exames Nacionais

Já li o artigo mas, "Alunos do 11º ano: compensa sempre realizares o exame novamente, já que poderá ser utilizado para a 1ª fase da tua primeira candidatura ao ensino superior" e se eu não for usar o exame como prova de ingresso?
Como assim? Podes não usar o exame como prova de ingresso, mas, se ao fazeres o exame na 2ª fase melhorares a nota final da disciplina, podes usá-la na 1ª fase de candidaturas (visto que estás no 11º ano). Daí que para alunos de 11º ano compense sempre ir à 2ª fase, independentemente do exame ser prova de ingresso ou não.

Olá, tinha uma questão, eu vou fazer na primeira fase o exame de português mas posso inscrever me na segunda fase para o exame de biologia sem ter feito a primeira fase. Vou fazer como externo.

Olá, tinha uma questão, eu vou fazer na primeira fase o exame de português mas posso inscrever me na segunda fase para o exame de biologia sem ter feito a primeira fase. Vou fazer como externo.
Não, não podes ir à 2ª fase de um exame se não tiveres ido à 1ª.

Olá estou no 12 ano e vou repetir os exames que fiz o ano passado. Se não conseguir tirar uma nota superior àquela que ficou como classificação final da disciplina posso ir a segunda fase e caso melhore, essa nota pode contar para média do ensino secundário na primeira fase das candidaturas à universidade?

Olá estou no 12 ano e vou repetir os exames que fiz o ano passado. Se não conseguir tirar uma nota superior àquela que ficou como classificação final da disciplina posso ir a segunda fase e caso melhore, essa nota pode contar para média do ensino secundário na primeira fase das candidaturas à universidade?
Este ano não, a partir dos anos seguintes sim.

Ou seja, eu fiquei com 15 a filosofia por exemplo, se tirar um 16 na segunda fase não posso utilizar esse 16 para a média nas próxima candidatura? Nem sendo apenas para média de ensino secundário?

Ou seja, eu fiquei com 15 a filosofia por exemplo, se tirar um 16 na segunda fase não posso utilizar esse 16 para a média nas próxima candidatura? Nem sendo apenas para média de ensino secundário?
Estás em que ano?
Não podes usar no ano da realização dos exames, mas nos anos seguintes já podes.

Boas,
Estou a pensar em repetir o exame de Filosofia inscrevendo-me na 2º fase dos exames nacionais, no entanto tenho muitas dúvidas nas repercussões que poderá trazer no futuro.
O curso que pretendo seguir não tem como prova de ingresso filosofia, no entanto apenas o quero realizar novamente para manter a nota de 10º e 11º intacta. A minha dúvda é se de facto posso ainda entrar na 1º fase no ensino superior visto que este exame não conta como prova de ingresso ?
Abraço,
Paulo

Boas,
Estou a pensar em repetir o exame de Filosofia inscrevendo-me na 2º fase dos exames nacionais, no entanto tenho muitas dúvidas nas repercussões que poderá trazer no futuro.
O curso que pretendo seguir não tem como prova de ingresso filosofia, no entanto apenas o quero realizar novamente para manter a nota de 10º e 11º intacta. A minha dúvda é se de facto posso ainda entrar na 1º fase no ensino superior visto que este exame não conta como prova de ingresso ?
Abraço,
Paulo
Sim, podes. 🙂

Blasty desde já obrigado pela resposta. Esqueci-me de expor outra dúvida que persiste na minha cabeça. A nota da 2º fase (se for melhor obviamente) ainda conta para os 30% da média da nota de filosofia? Ou esses 30% só podem ser dados pela 1ºfase?
Abraço.

Blasty desde já obrigado pela resposta. Esqueci-me de expor outra dúvida que persiste na minha cabeça. A nota da 2º fase (se for melhor obviamente) ainda conta para os 30% da média da nota de filosofia? Ou esses 30% só podem ser dados pela 1ºfase?
Abraço.
Sim, conta os 30% para a nota da disciplina. E podes usar essa nota para de candidatares ao ensino superior na 1ª fase, visto que só o vais fazer para o ano.

Boas
Se eu quiser ir à 2º fase de um exame que não é prova de ingresso posso concorrer na 1º fase de candidaturas? Com isto eu pretendo saber se, caso a minha nota suba na 2º fase, há alteração na média quando for concorrer à 1ª candidatura
Sou do 12ºano
Obrigada

Boas
Se eu quiser ir à 2º fase de um exame que não é prova de ingresso posso concorrer na 1º fase de candidaturas? Com isto eu pretendo saber se, caso a minha nota suba na 2º fase, há alteração na média quando for concorrer à 1ª candidatura
Sou do 12ºano
Obrigada
Podes concorrer à 1ª fase na mesma, mas a tua média não altera para a 1ª fase deste ano (apenas para os anos seguintes).

• Like
Reactions: Mariana_21
Vamos supor que este ano vou a segunda fase de português (não sendo este priva de ingresso) e a minha nota interna subiu, essa nota conta para a 1 fase a faculdade ou não?

Vamos supor que este ano vou a segunda fase de português (não sendo este priva de ingresso) e a minha nota interna subiu, essa nota conta para a 1 fase a faculdade ou não?
Para te candidatares este ano não, para os anos seguintes sim.

E caso seja

E caso seja prova de ingresso só nos podemos canditar com essa nota da 2º fase na 2º candidatura?
Sim, exames de 2ª fase só podem ser usados na candidatura às 2ª e 3ª fases de acesso ao ensino superior. (Mas podes concorrer na mesma à 1ª fase com os exames da 1ª fase.)

Vou realizar a primeira fase de fq como aluna externa,mas só vou a esta fase para ter a oportunidade de ir à segunda
Caso tire uma nota miserável nesta primeira fase (tipo 2) posso me ir à segunda fase na mesma?!