2ª Fase dos Exames Nacionais

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Olá!

Até onde sei, no ano seguinte àquele em que fizeste a prova é considerada aquela à qual obtiveste melhor resultado, independentemente da fase em que a realizaste. E não, a segunda fase de candidatura, bem como a terceira, não se restringem àqueles que têm exames de 2º fase, mas também àqueles que não ficaram colocados na primeira (e posteriormente na segunda).

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!

Até onde sei, no ano seguinte àquele em que fizeste a prova é considerada aquela à qual obtiveste melhor resultado, independentemente da fase em que a realizaste. E não, a segunda fase de candidatura, bem como a terceira, não se restringem àqueles que têm exames de 2º ou 3º fase, mas também àqueles que não ficaram colocados na primeira (e posteriormente na segunda).
Apenas a melhoria da nota final da disciplina. As provas de ingresso da 2ª fase não podem ser utilizadas na 1ª fase.
E sim, as fases de candidatura não estão relacionadas com as fazes de exames que se faz.

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Apenas a melhoria da nota final da disciplina. As provas de ingresso da 2ª fase não podem ser utilizadas na 1ª fase.
E sim, as fases de candidatura não estão relacionadas com as fazes de exames que se faz.
No meu caso, que terminei o secundário em 2017 e fiz exame de MACS em 2016 e por isso preciso de o refazer este ano pois o de 2016 já não conta, significa que se eu não conseguir uma boa nota na primeira fase, não adianta ir à 2º porque não conta como prova de ingresso pra nenhuma fase? Fiquei confusa...

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
No meu caso, que terminei o secundário em 2017 e fiz exame de MACS em 2016 e por isso preciso de o refazer este ano pois o de 2016 já não conta, significa que se eu não conseguir uma boa nota na primeira fase, não adianta ir à 2º porque não conta como prova de ingresso pra nenhuma fase? Fiquei confusa...
Não, desculpa se te confundi, provas de ingresso da 2ª fase só se pode usar na 2ª e 3ª fases de candidatura.

• Like
Reactions: coral
Matrícula
22 Março 2017
Não sendo português prova de ingresso para o curso que pretendo me candidatar, se descer a nota interna à disciplina no exame da 1.ªfase, posso ir à 2.ªfase para manter a nota e essa dá para usar na 1.ªfase de candidatura?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Não sendo português prova de ingresso para o curso que pretendo me candidatar, se descer a nota interna à disciplina no exame da 1.ªfase, posso ir à 2.ªfase para manter a nota e essa dá para usar na 1.ªfase de candidatura?
Este ano não, a partir do próximo ano já podes usar essa nota interna na 1ª fase.

Maffas

Membro
Matrícula
5 Junho 2019
Olá!
Se realizar um exame que pretendo usar como prova de ingresso e não ficar satisfeita com a 1.ª fase, posso ir à 2.ª fase e entrar na 1.ª fase de candidaturas com a nota da 2.ª fase? Ou apenas posso usar essa nota como prova de ingresso na 2.ª fase de candidatura?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá!
Se realizar um exame que pretendo usar como prova de ingresso e não ficar satisfeita com a 1.ª fase, posso ir à 2.ª fase e entrar na 1.ª fase de candidaturas com a nota da 2.ª fase? Ou apenas posso usar essa nota como prova de ingresso na 2.ª fase de candidatura?
Na 1ª fase só podes usar exames realizados na 1ª fase de exames como prova de ingresso, portanto não.

• Like
Reactions: Maffas

LԐoɳor

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
É assim, eu sei que na 1ª fase da candidatura á universidade, contam apenas as notas obtidas nos exames de 1ª fase. No entanto, se eu fizer a 2ª fase e subir a nota da disciplina e, sendo que as notas da 2ª fase são afixadas dia 5 de Agosto e a 1ª fase de candidaturas acaba dia 6 desse mês, essa nova nota da disciplina vai ser usada ou tudo o que se obtém da 2ª fase só pode ser usado na 2ª?

Nara Correia

Membro
Matrícula
25 Setembro 2018
É assim, eu sei que na 1ª fase da candidatura á universidade, contam apenas as notas obtidas nos exames de 1ª fase. No entanto, se eu fizer a 2ª fase e subir a nota da disciplina e, sendo que as notas da 2ª fase são afixadas dia 5 de Agosto e a 1ª fase de candidaturas acaba dia 6 desse mês, essa nova nota da disciplina vai ser usada ou tudo o que se obtém da 2ª fase só pode ser usado na 2ª?
Olá, Leonor! Eu penso que a classificação interna final será a melhor, mesmo que seja a da 2ª fase. Por isso, acho que não perdes nada em ir à segunda fase.😊

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
As notas da 2ª fase só entram para efeitos de melhoria de nota no ano seguinte à realização.

marie_mjb

Membro
Matrícula
29 Maio 2018
A nota que eu tiver na segunda fase ..no exame de matemática...caso me suba a média interna posso usar para entrar na segunda fase alterando a minha média certo?!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
A nota que eu tiver na segunda fase ..no exame de matemática...caso me suba a média interna posso usar para entrar na segunda fase alterando a minha média certo?!
Este ano não, apenas a partir do próximo ano.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sim, podes, usar na 2ª fase, na 1ª só para o ano.
Mensagem fundida automaticamente:

Obrigada, agora é esperar alguém que desempate 😅
Na 1ª fase não podes, como foi dito só para o ano, na 2ª fase deste ano, já podes utilizar notas da 2ª fase de exames.

Última edição:

julianaf1609

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2019
Fiquei com uma dúvida. Se não conseguir ter positiva na 1.ªfase de exames e fui com um 10 de classificação interna, tenho que fazer a 2.ªfase (atendendo que não sei se vou ter tempo para rever a matéria) ou fico mais um ano a repetir a disciplina.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Fiquei com uma dúvida. Se não conseguir ter positiva na 1.ªfase de exames e fui com um 10 de classificação interna, tenho que fazer a 2.ªfase (atendendo que não sei se vou ter tempo para rever a matéria) ou fico mais um ano a repetir a disciplina.
Se tiveres a baixo de 8,5 na primeira, podes tentar ir á segunda tentar tirar os mesmos 8,5. Se não, terás de repetir a disciplina para o ano, ou fazeres o exame como autoproposto e tentares o 9,5, também, para o ano.

• Like
Reactions: julianaf1609

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Já houve pessoas que me disseram que alterava a média interna na segunda fase de candidaturas na mesma...e que só no próximo ano é que subia a média interna para primeira fase
Desculpa, li mal! Pensei que estavas a perguntar para a 1ª fase deste ano. Tens razão!!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Propina 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Anulação de matrícula 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
C Duvidas no preenchimento da candidatura para a 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
S 2ª Fase Universidade Coimbra Alojamento Universitário 0
A 2ª Fase - NOVA Economia Candidatos 2019/2020 36
Sofia122 Reaver dinheiro pago para ir a exame da 2ª fase para fazer melhoria de nota Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
SóniaSerra Resultados de exames 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M 2ª Fase História da Cultura e das Artes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
V 2ª Fase Historia A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
F Exame de Inglês - Oral 2ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
S Realizar o exame de matemática na 2ª fase apenas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
I Melhorar nota na 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Médias 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
AfonsoD21 Números de vagas 2ª Fase Concurso Nacional e Locais - Público 9
Mariana Durão entrei na 2ª opção, candidato-me à 2ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 42
kapyushon Certificado de Habilitações 2ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
marina c no rescaldo do exame de biologia 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
Teresa Marmeleira Componente Oral de Inglês (2ª fase) - Exame Nacional do Ensino Secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Brbrcrr Palpites 2ª fase de Geometria Descritiva Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Isabelsps 2ª fase do concurso de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 0
A Exame Nacional Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M Exames 12.º Ano: 1ª ou 2ª fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
D Quantia a pagar pela 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 18
A Melhorias na 2ª fase e candidaturas ao esino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
CarluxaSofia 2ª Fase História A 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
AndréR Entrada na 2ª fase, praxes e integração - Experiências Ensino Superior 40
C FCUL- Ano passado houve mais colocados que vagas (2ª fase)? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Bolsa de estudo - 2ª fase de candidaturas Bolsas e Residências 25
dottraw 2ª fase e praxes - Possível? Tradições Académicas 8
Sepol1997 Acabar o 12º Ano na 2ª Fase. Concurso Nacional e Locais - Público 1
Mary93 Palpites exame Matemática A 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 104
BeatrizMar 2ª Fase - Exame de Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
diogo silva stifas 2ª Fase Nacional Português 2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 110
diogo silva stifas 2ª Fase do Exame Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
C UEuropeia IADE 2ª Fase Universidade Europeia 0
B Médias - 2ª Fase de Candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 39
AlinaTym Acabei o 12º na 2ª fase, posso me candidatar na 1ª, com prova da 1ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 6
davis Qual a nota mínima que necessito obter na 2ª fase para ser aprovada? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F 2ª fase e a Indecisão! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 37
davis Colocados 2ª Fase 2015/2016 Ensino Superior 38
R Colocados 2ª fase Ensino Superior 19
I Aulas para 2ª fase Ensino Superior 35
H 2ª Fase de Candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 1890
J 1ª e 2ª fase - Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1797
andreia.frndsss Haverá 2ª inscrição para atualizar os exames a que nos propomos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
marina c ESEL o sonho mais amargo que doce, o ser aluna de 2ª, a desilusão Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 3
MaryJay Colocação 2ª escolha Concurso Nacional e Locais - Público 15
A Exames nacionais - falta nota da da 2ª chamada Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
R 2ª tentativa no exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
TheArtist Começar a 2ª licenciatura com 22anos Concursos e Regimes Especiais 38