2ª Fase dos Exames Nacionais

dioguinho

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2018
Eu estou a pensar fazer o exame mas apenas para melhoria da nota, não como prova de ingresso. Então se eu tiver melhor nota na 1ª Fase do que na 2ª, o cálculo da nota final vai envolver o resultado da 2ª Fase?

Jacinta Meira

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias (12.º ano)
Olá, tenho uma dúvida relativa à segunda fase dos exames.
Sou aluna do 11* ano de ciências, e nos exames da 1* fase pelas minhas contas vou descer 1 valor a FQA na nota interna. Se decidir ir à segunda fase e obtiver nesta uma melhor classificação de forma a manter a nota interna, e sendo FQA prova de ingresso para o curso que pretendo, tenho de me candidatar à segunda fase para o ensino superior ou posso candidatar à primeira com a “nota interna da segunda fase” e os exames da primeira fase?
Não sei se dá para entender o que pretendo perguntar, acho que não me soube explicar muito bem eheheh
Obrigada :))

FilipaRocha01

Membro
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FCS-UBI
Olá, tenho uma dúvida relativa à segunda fase dos exames.
Sou aluna do 11* ano de ciências, e nos exames da 1* fase pelas minhas contas vou descer 1 valor a FQA na nota interna. Se decidir ir à segunda fase e obtiver nesta uma melhor classificação de forma a manter a nota interna, e sendo FQA prova de ingresso para o curso que pretendo, tenho de me candidatar à segunda fase para o ensino superior ou posso candidatar à primeira com a “nota interna da segunda fase” e os exames da primeira fase?
Não sei se dá para entender o que pretendo perguntar, acho que não me soube explicar muito bem eheheh
Obrigada :))
Olá!
Podes candidatar-te à 1 fase com a média interna "ajudada" pelo exame de FQ da 2 fase, mas só podes usar, efetivamente, o exame como prova de ingresso da 1 fase para a 1 fase de candidaturas.

• Like
Reactions: Jacinta Meira

drainn

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2019
Boa Tarde,
Encontro-me no 11º ano em ciência e tecnologias e fiz exames a filosofia e biologia e geologia. Eu estou com ideias de fazer a 2ªfase de biologia e geologia, apesar de ter tirado positiva, mas tenho uma questão. Se eu tirar melhor nota na 2ªfase e conseguir melhorar a nota final, obrigatoriamente vou ter de usar esse exame para candidatar-me à faculdade ou posso só utilizar para a nota final?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa Tarde,
Encontro-me no 11º ano em ciência e tecnologias e fiz exames a filosofia e biologia e geologia. Eu estou com ideias de fazer a 2ªfase de biologia e geologia, apesar de ter tirado positiva, mas tenho uma questão. Se eu tirar melhor nota na 2ªfase e conseguir melhorar a nota final, obrigatoriamente vou ter de usar esse exame para candidatar-me à faculdade ou posso só utilizar para a nota final?
Podes só usar na melhoria da nota da disciplina no próximo ano, até porque, como prova de ingresso, só a poderás usar na 2ª e 3ª fases de candidatura.

jmcsmfpc

Membro
Matrícula
22 Julho 2015
Curso
Contabilidade
Instituição
IPCA
Boas
Os dias de inscricao para a 2ª fase dos exames nacionais sao de 12 a 16 de julho, isso inclui os dias 12 e 16 correto?
Eu posso me inscrever para a 2ª fase dos exames no dia 16?
Obrigado pela ajuda

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas
Os dias de inscricao para a 2ª fase dos exames nacionais sao de 12 a 16 de julho, isso inclui os dias 12 e 16 correto?
Eu posso me inscrever para a 2ª fase dos exames no dia 16?
Obrigado pela ajuda
Corretíssimo.🙂

Silvaneves11

Membro Caloiro
Matrícula
12 Fevereiro 2019
Boa Tarde.
No ano passado fiz exame de Geografia da 2°fase tive 11 valores, mas este ano, voltei a repetir para melhora mais nota. Este exame agora faz alteração da nota do ano passado?
A nota da 2°fase for boa e desse para manter a classificação interna da disciplina podia ser usada na 1°fase de candidatura?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa Tarde.
No ano passado fiz exame de Geografia da 2°fase tive 11 valores, mas este ano, voltei a repetir para melhora mais nota. Este exame agora faz alteração da nota do ano passado?
A nota da 2°fase for boa e desse para manter a classificação interna da disciplina podia ser usada na 1°fase de candidatura?
Sim, muda a classificação da disciplina. Sim, este ano, já podes usar na 1ª fase como melhoria da nota da disciplina, mas não como prova de ingresso.

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Boa noite, vou repetir o exame de matemática para subir a nota.Queria saber se tenho que ir logo no dia das notas(12), para me inscrever ,ou se posso ir até dia 16(inclusive)?
Já agora, as notas aparecem no site DGES,certo?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, vou repetir o exame de matemática para subir a nota.Queria saber se tenho que ir logo no dia das notas(12), para me inscrever ,ou se posso ir até dia 16(inclusive)?
Já agora, as notas aparecem no site DGES,certo?
Podes ir até dia 16, inclusive. Aparecem, mas pode não ser no próprio dia em que saem.

Última edição:

Vicentesc00

Membro Caloiro
Matrícula
1 Julho 2019
Olá gostaria de colocar uma questão face à primeira fase do exame de macs relativamente ao exercício numero 1.
Coloquei toda a resposta de forma correta em termos de lógica mas enganei-me ao colocar o numero pelo qual se devia substituir para encontrar o valor da quota padrao. Eles pediam o numero de anuncios e eu coloquei o numero de videos. A minha questão é (sendo que influenciou todo os outros resultados ao longo do exercício) se me vão dar alguma cotação ou não?

Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Ciências e Tecnologias (12ºAno)
Boas, alguem me sabe dizer mais ou menos a que horas é que costumam afixar as pautas dos exames? É que deve estar uma grande confusão para as inscrições para a segunda fase e queria ir o mais cedo possível para a escola para não apanhar muitas filas.
Relativamente a outro assunto, sabem quanto tenho de pagar para realizar o exame da segunda fase como "melhoria de diploma".

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boas, alguem me sabe dizer mais ou menos a que horas é que costumam afixar as pautas dos exames? É que deve estar uma grande confusão para as inscrições para a segunda fase e queria ir o mais cedo possível para a escola para não apanhar muitas filas.
Não há uma hora "certa" para isso, talvez a partir das 9h/10h seja o mais comum.
Também tive de ficar horas à espera, nada a fazer. 🤷‍♀️

Relativamente a outro assunto, sabem quanto tenho de pagar para realizar o exame da segunda fase como "melhoria de diploma".
10 euros.

Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Ciências e Tecnologias (12ºAno)
Mais ainda tenho de pagar a ficha de inscrição como na primeira fase também?