2ª Fase dos Exames Nacionais

Ahhhh! Já entendi, nunca tinha pensado nisso! Não sei se ficaste com a disciplina de português feita, se não ficaste posso dizer te desde já que não podes concorrer à primeira fase de candidaturas porque para todos os efeitos ainda não tens o secundário feito, se passaste à disciplina sei que a primeira ficha ENES é suposto ser usada em relação à segunda ficha ENES que posteriormente irás pedir não sei se a podes utilizar na primeira fase, mas em princípio a segunda ficha ENES é ainda mais completa que a primeira portanto...
A melhor pessoa para te responder será o @davis
Obrigada na mesma.

Fica muito difícil arranjar uma casa barata caso entremos só na segunda fase?!
Deve haver menos oferta e portanto preços mais altos, mas também pode depender do sítio para onde vais (e muitas vezes é uma questão de sorte).

Olá @ines.as
boa noite,
estou um pouco confusa no que diz respeito a exames de ingresso e a candidaturas.
No meu caso, eu fiz exame a história e a português, que esta primeira fase de português não me correu tão bem.A minha duvida é como já me inscrevi para a segunda fase do exame de português, e com a nova ficha ENES que vou pedir , se ao fazer a candidatura com os dados desta nova ficha nesta primeira fase de candidaturas, se fico automaticamente excluida de concorrer à primeira fase de candidatura a todos os cursos que peçam português como exame de ingresso, já que irei estar a fazer a candidatura com os dados da ficha ENES da segunda fase do exame de portugues.
Obrigada
Obrigada por responderes,
basicamente a minha duvida é : como os resultados da segunda fase saem dia 5 de agosto a o prazo para candidaturas para a primeira fase acaba no dia 6, a minha pergunta é : se eu pedir a uma nova ficha enes no dia 5 e nesse mesmo dia for fazer a minha candidatura à primeira fase de candidaturas com essa nova ficha enes, como vou estar a utilizar uma ficha com os dados da segunda fase de portugues , ou seje sou automaticamente excluida dos cursos que pedem portugues como exame de ingresso da primeira fase? nao posso concorrer com a ficha enes da segunda fase à primeira fas ede candidaturas , é isso que me estas a dizer?
A 2ª fase de exames deste ano não tem qualquer efeito na 1ª fase de candidaturas deste ano, pelo que não dá para fazer o que estás a pensar.

Deve haver menos oferta e portanto preços mais altos, mas também pode depender do sítio para onde vais (e muitas vezes é uma questão de sorte).
Tenho só mais uma pequena dúvida...os exames que eu realizei o ano passado em segunda fase posso usar nesta primeira fase de candidaturas?!

Tenho só mais uma pequena dúvida...os exames que eu realizei o ano passado em segunda fase posso usar nesta primeira fase de candidaturas?!
Como melhoria da nota da disciplina sim, mas como prova de ingresso não.

Olá @ines.as

A 2ª fase de exames deste ano não tem qualquer efeito na 1ª fase de candidaturas deste ano, pelo que não dá para fazer o que estás a pensar.
olá,
obrigada pela tua resposta. Tenho apenas mais uma pergunta.Eu vou candidatar-me agora à primeira fase de candidaturas com os exames que realizei na primeira fase, mas apesar disso inscrevi-me já para fazer a 2º fase do exame de português. É possivel eu ir a exame e não realizar uma nova candidatura na 2º fase de candidaturas, certo? Isto se por ventura ficar satisfeita com o curso em que for colocada na primeira fase?

olá,
obrigada pela tua resposta. Tenho apenas mais uma pergunta.Eu vou candidatar-me agora à primeira fase de candidaturas com os exames que realizei na primeira fase, mas apesar disso inscrevi-me já para fazer a 2º fase do exame de português. É possivel eu ir a exame e não realizar uma nova candidatura na 2º fase de candidaturas, certo? Isto se por ventura ficar satisfeita com o curso em que for colocada na primeira fase?
Claro que sim, só por ires à segunda fase, ninguém te obriga a te candidatares na segunda fase de candidatura. Candidataste às fases que quiseres.

Boa tarde eu gostaria de ter um conselho seu.. Vou agora fazer a 2ªfase dos exames para poder alcançar uma melhor nota possível, entretanto não sei como vão ser as médias este ano mas eu mais ou menos ficarei pelos 12,5 , e eu queria escrever me no ips em setubal , no curso de gestão e sistemas de informação ou marketing mas as médias costumam ser mais altas na 2ªfase e precisava no mínimo de 12,5. No entanto não sei se consigo entrar porque na 2ªfase as médias são sempre mais altas, e gostaria de saber se acha que eu que deveria escolher outro curso na mesma faculdade e depois para o ano fazer transferência ou caso não entre acha que devo trabalhar este ano (part-time), ter explicações e tirar a carta (visto que moro em Sintra e a faculdade é em Setúbal) e fazer os exames no próximo ano para subir a minha média e ter uma melhor nota nas provas de ingresso e entrar logo na primeira fase ? Agradeço que partilhem opiniões porque estou mesmo confuso...
Já agora se souber alguma informação dessa faculdade ou dos cursos as opiniões que já ouviu etc, também agradecia. Obrigado espero que possa ajudar

Última edição:
Boa tarde
Se eu baixar na nota de exame da 2ªfase no 11º ano, vou baixar a média interna? Ou fico com a média interna da 1ª fase?
Obrigada

Tive 15 a mat nota interna
Tive 12.8 no exame e desceu nota interna para 14
Para o exame de mat 2 fase preciso de 13.5 para ter o 15 nota interna ou 15.5?
Obrigado!!

Boas. Hoje saíram as notas da 2ª fase dos exames nacionais. Fui à 2ª fase de Matemática A e de Física e Química A. Ambas as notas são inúteis, sendo que, em Matemática A, tivemos menos que na 1ª fase, e a Física e Química A não tive mais que a classificação final do ano passado, para além de não ter tido a nova mínima para servir de prova de ingresso.

Vou usar como prova de ingresso a nota da primeira fase de Matemática A, e já fiz a minha candidatura.

A minha pergunta é se preciso pedir uma nova ficha ENES, sendo que as notas da 2ª fase foram inúteis, e caso precise de uma nova, se tenho que repetir a minha candidatura, já que se altera a data do requerimento da ficha e provavelmente também o código da mesma.

Ainda tenho outra questão, na pauta do resultado dos exames, a classificação final da disciplina de Física e Química estava a baixo da do ano passado. Queria saber se isso é normal e se vou ficar com a classificação final do ano passado, que foi a melhor.

Obrigado.

Boas. Hoje saíram as notas da 2ª fase dos exames nacionais. Fui à 2ª fase de Matemática A e de Física e Química A. Ambas as notas são inúteis, sendo que, em Matemática A, tivemos menos que na 1ª fase, e a Física e Química A não tive mais que a classificação final do ano passado, para além de não ter tido a nova mínima para servir de prova de ingresso.

Vou usar como prova de ingresso a nota da primeira fase de Matemática A, e já fiz a minha candidatura.

A minha pergunta é se preciso pedir uma nova ficha ENES, sendo que as notas da 2ª fase foram inúteis, e caso precise de uma nova, se tenho que repetir a minha candidatura, já que se altera a data do requerimento da ficha e provavelmente também o código da mesma.

Ainda tenho outra questão, na pauta do resultado dos exames, a classificação final da disciplina de Física e Química estava a baixo da do ano passado. Queria saber se isso é normal e se vou ficar com a classificação final do ano passado, que foi a melhor.

Obrigado.

Não precisas de pedir outra ficha ENES, usa a que já tens. E conta a melhor nota.

Boa tarde, gostaria de saber se posso usar os exames da primeira fase para a segunda fase de candidaturas ao ensino superior. Obrigado

Podes sim. 😊

Não precisas de pedir outra ficha ENES, usa a que já tens. E conta a melhor nota.

Podes sim. 😊
Então se ele não entrar na primeira fase, e for concorrer à segunda, não precisa de uma nova ficha ENES, mesmo que esta tenha as informações iguais? Isto é, não precisa de um novo código para a segunda fase?

Então se ele não entrar na primeira fase, e for concorrer à segunda, não precisa de uma nova ficha ENES, mesmo que esta tenha as informações iguais? Isto é, não precisa de um novo código para a segunda fase?

Ele pode usar a ficha ENES que tem nas 3 fases de candidaturas. 😊