🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
Mas, no ano passado, disseram me que, como não podia fazer na 1° Fase, seria considerado como se tivesse 2 exames no mesmo dia e poderia utilizá-lo na 1° Fase de Candidatura.
O que também achei um bocado estranho pois todas as semanas me davam uma informação diferente
Mas, no ano passado, disseram me que, como não podia fazer na 1° Fase, seria considerado como se tivesse 2 exames no mesmo dia e poderia utilizá-lo na 1° Fase de Candidatura.
O que também achei um bocado estranho pois todas as semanas me davam uma informação diferente
Possivelmente, foi por causa da confusão que houve com esse exame. Era para o exame ter a valência de melhoria e conclusão da disciplina de Inglês da componente geral, mas acabaram por mudar isso outra vez (este ano, já tem essa valência). Se não tivessem mudado, só podias fazer o exame para melhoria na 2ªfase, mas poderias fazer como prova de ingresso, na 1ª fase. Podes fazer qualquer exame, desde que frequentes, ou tenhas frequentado, o ano terminal da disciplina.
Ou foi por causa disto, ou por má informação sobre a possibilidade de se fazer exames.
Olá! Acabei o secundário no ano passado e no 11ano fui a exame de fq com 19, na primeira fase tive 15 mas na segunda tive 19. Esta nota da segunda fase pode contar como prova de ingresso para a primeira fase no concurso 2020/21? Obrigada
Olá! Acabei o secundário no ano passado e no 11ano fui a exame de fq com 19, na primeira fase tive 15 mas na segunda tive 19. Esta nota da segunda fase pode contar como prova de ingresso para a primeira fase no concurso 2020/21? Obrigada
Bom dia, de acordo com estas novas regras do Covid 19:
Eu gostaria de saber se eu posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia sendo que não me candidatei para a 1 fase? Outra coisa, caso não possa, eu poderei quando terminar o secundário fazer o exame por externa de biologia e geologia sem frequentar aulas da escola?
Bom dia, de acordo com estas novas regras do Covid 19:
Eu gostaria de saber se eu posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia sendo que não me candidatei para a 1 fase? Outra coisa, caso não possa, eu poderei quando terminar o secundário fazer o exame por externa de biologia e geologia sem frequentar aulas da escola?
Não podes ir à 2ª fase, sem ires à 1ª fase, só se tiveres outro exame marcado no mesmo dia, à mesma hora.
Sim, podes fazer o exame, sem frequentares as aulas, quando acabares o secundário.
Alguém sabe me tirar a seguinte dúvida?
Irei fazer os exames nacionais de Português e MACS, porém por ter estudado em uma escola profissional, nunca tive MACS.
Caso eu tire uma boa nota a português porém uma má em MACS, posso refazer apenas MACS na segunda fase? E continuar com a de português da primeira?
obrigada!!
Alguém sabe me tirar a seguinte dúvida?
Irei fazer os exames nacionais de Português e MACS, porém por ter estudado em uma escola profissional, nunca tive MACS.
Caso eu tire uma boa nota a português porém uma má em MACS, posso refazer apenas MACS na segunda fase? E continuar com a de português da primeira?
obrigada!!
Pretendo concorrer na 1ª fase ao curso de marketing na modalidade diurno e também no pós laboral. A minha preferência é o diurno.
Sendo que apenas saberemos se somos colocados na 1ª fase após termos realizado o exame da 2ª fase corro risco de perder a vaga se tiver conseguido média na 1ª fase?
Ex:
Na 1ª fase concorro a diurno e pós laboral e consigo média para o diurno. Mas fiz exame na 2ª fase e desço a nota e fico apenas com média para o pós laboral. Vou perder a entrada na 1ª fase?
Pretendo concorrer na 1ª fase ao curso de marketing na modalidade diurno e também no pós laboral. A minha preferência é o diurno.
Sendo que apenas saberemos se somos colocados na 1ª fase após termos realizado o exame da 2ª fase corro risco de perder a vaga se tiver conseguido média na 1ª fase?
Ex:
Na 1ª fase concorro a diurno e pós laboral e consigo média para o diurno. Mas fiz exame na 2ª fase e desço a nota e fico apenas com média para o pós laboral. Vou perder a entrada na 1ª fase?
A situação que descreveste nunca poderá acontecer.
Os exames da 2ª fase não podem ser usados na 1ª fase de candidaturas. Independentemente disso, na 1ªfase, são selecionados os exames com melhores notas de entre as provas realizadas na 1ªfase. Na 2ªfase de candidaturas, são selecionados os melhores exames de entre todos os que fizeste.
A situação que descreveste nunca poderá acontecer.
Os exames da 2ª fase não podem ser usados na 1ª fase de candidaturas. Independentemente disso, na 1ªfase, são selecionados os exames com melhores notas de entre as provas realizadas na 1ªfase. Na 2ªfase de candidaturas, são selecionados os melhores exames de entre todos os que fizeste.
Não me devo ter explicado de forma certa. Na 1ª fase irei fazer a PI de Português e os resultados vão ser afixados a 3 de agosto sendo de imediato as candidaturas da 1º fase. Nessa candidatura queria candidatar me a Marketing para Diurno e para o pós laboral (esta segunda opção a média é mais baixa mas tenho preferencia no diurno). Sobre esta candidatura apenas saem os resultados no fim de Setembro pelo que pelo sim pelo não queria propor me na segunda fase de exames para eventual melhoria da nota (receio de não conseguir nota suficiente para o diurno na 1ª fase de PI). A minha dúvida reside no facto de se for fazer tambem o exame da 2ª fase se essa nota vai sobrepor na minha 1ª candidatura.
Obrigada pela ajuda
Não. A nota de 2ª fase em nada interfere com a candidatura da 1ª fase. A única situação em que uma nota de candidatura da 1ª fase pode alterar é em caso de reapreciação do exame em que a nota altere.
Não. A nota de 2ª fase em nada interfere com a candidatura da 1ª fase. A única situação em que uma nota de candidatura da 1ª fase pode alterar é em caso de reapreciação do exame em que a nota altere.
Bom dia!
Pretendo entrar este ano na 1.ª fase do ensino superior. Posso fazer uso da nota dos exames da 2.ª fase que realizei o ano passado para a 1.ª fase de candidaturas deste ano?
Obrigada!
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.