2ª Fase dos Exames Nacionais

Alguem sabe ao certo quanto custa a inscrição na 2 fase dos exames nacionais?
Melhoria = 10 euros.
Para conclusão da disciplina = 3 euros.

• Like
Reactions: Iniza
Olá,
Eu já corri imensos tópicos e artigos mas por alguma razão estou a ter imensa dificuldade a entender isto :triumph:
É o seguinte, já vi a minha nota do exame de Economia A e não fiquei satisfeita com a mesma, por isso estava a pensar em ir à 2ª fase. No entanto, eu gostava de usar o exame de Economia como prova de ingresso no próximo ano para a 1ª fase de candidaturas. Se eu for à segunda fase agora, não vou poder usar este exame como prova de ingresso na primeira fase de candidaturas para o ano, certo? Só na 2ª?
Se for assim, será que valerá a pena ir à 2ª fase este ano sabendo que provavelmente vou ter que fazer o exame outra vez para o ano, na vossa opinião?

• Like
Reactions: margaridaor
A única "desvantagem" é que se vais utilizar como prova de ingresso, a nota da segunda fase acho que só a podes usar como acesso ao ensino superior na segunda fase de candidaturas.

Se fosse eu iria à segunda fase pois podes tirar até melhor nota do que pretendes e no ano seguinte pode voltar a correr mal. E agora a matéria também está mais presente do que no futuro.

Também pode ajudar: Vale a pena ir à 2ª fase dos Exames Nacionais? | Uniarea

Muito obrigada pela resposta! :blush:

Eu tenho uma dúvida... Se eu baixar a nota nesta primeira fase num exame que não seja a minha prova de ingresso e quiser ir à segunda para melhorar, só me posso candidatar ao ensino superior na segunda fase?

Eu posso candidatar-me ao ensino superior com as notas que obtive agora nesta 1ªfase dos exames nacionais na 1ªfase da candidatura ao ensino superior e depois ir à 2ªfase dos exames para tentar subir uma disciplina e candidatar-me, também, na 2ªfase da candidatura ao ensino superior? Existira assim a possibilidade de eu ficar colocado em 2 cursos diferentes (um na primeira e outro na segunda)? Ou existiram até a possibilidade de ficar 2 vezes colocado no mesmo curso (na primeira e na segunda)?

Olá
Este ano repeti voluntariamente o 11º ano e fui a exame como externa a FQ e a BIO mas não obtive os resultados desejados. Ficou tudo na mesma.
Estou com CIF de :
15 a FQ
14 a BIO
No exame como externa tive
134 FQ
134 BIO
Se for à 2ª fase e conseguir subir a nota de interna o CFD é valido para ambas as fases de acesso ao ensino superior ou é somente valido para a 2ª e 3ª fase ( so vou concorrer no próximo ano).

Obrigada,

Pessoal, preciso que me ajudem a preencher o boletim da 2a fase. Fui como interno mas num dos exames não consegui ter nota suficiente para passar. Como é que agora preencho os pontos 3.4 e 3.6?
E no ponto 6 que diz situação em q se inscreve na 2a fase, meto " realizei na 1a fase do presente ano letivo as provas e exames em que agora me inscrevi na 2a fase" ou " inscrevo me em provas e exames q apenas posso realizar na 2a fase, para melhoria da classificação ou por sobreposição no calendário da 1 fase?

Digam me outra coisa: uma vez que vou pedir reapreciação (faltavam me menos de 0,5 para concluir a disciplina) posso pedir a ficha enes já, visto que entretanto a minha nota da 1a fase pode subir, ou só posso pedir mesmo na 2a fase, pq neste momento estou reprovado?

Agradecia respostas , obg

@davis, sera que podias dar uma ajudinha sff? Thanks

Última edição:
Boa tarde,
como sabem as notas da primeira fase dos exames nacionais saíram hoje e tenho uma questão.
Fui ao exame de História com 12 valores e tive 7 no exame, o que baixou a minha nota para 11.
Estou a pensar em inscrever-me na 2º fase para tentar melhorar, mas, se eu me quiser candidatar ao curso de Direito, em que as provas de ingresso são Português e História, posso o fazer tendo um exame (português) da primeira fase e outro (história, se sempre repetir) da segunda? Ou ambos os exames têm que ser da mesma fase? Para me conseguir candidatar à 1º fase de acesso ao ensino superior tenho que concorrer com ambos os exames da mesma fase?
Segundo uma plataforma de ajuda com as médias, mesmo com o 7 a história posso candidatar-me ao curso de Direito, pois a nota mínima de ingresso é 10 valores e visto que tive 14 a português com o 7 de História fico com média de ingresso de 10.5.
Queria confirmar essa questão da candidatura com exames de fases diferentes para decidir se me inscrevo na 2º fase do exame de história.

Obrigada pela atenção, fico a aguardar resposta.

Olá,
Tenho uma dúvida. Este ano terminei o 11º ano, fui aos exames da 1ª fase e estava a pensar fazer melhoria na 2ª fase. Essa melhoria só conta 30 % para a nota da disciplina ou substitui a nota da disciplina?
Obrigada

Olá! Eu fui com 14 a exame de matemática e tive 10.5 No exame,portanto fiquei com nota final 13! Eu não preciso deste exame como prova de ingresso,acham que devo ir à segunda fase? :)
Obrigada: )

Olá @Bruna12345
Eu tenho uma dúvida... Se eu baixar a nota nesta primeira fase num exame que não seja a minha prova de ingresso e quiser ir à segunda para melhorar, só me posso candidatar ao ensino superior na segunda fase?
Com essa nota, este ano, sim. Continuas a poder concorrer à 1ª fase com a nota da 1ª fase de exames. Se só concorres em anos seguintes podes usar essa nota na 1ª fase de candidaturas. A ler:
http://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/
--- Post atualizado ---
Olá @JotaM
Eu posso candidatar-me ao ensino superior com as notas que obtive agora nesta 1ªfase dos exames nacionais na 1ªfase da candidatura ao ensino superior e depois ir à 2ªfase dos exames para tentar subir uma disciplina e candidatar-me, também, na 2ªfase da candidatura ao ensino superior? Existira assim a possibilidade de eu ficar colocado em 2 cursos diferentes (um na primeira e outro na segunda)? Ou existiram até a possibilidade de ficar 2 vezes colocado no mesmo curso (na primeira e na segunda)?
Podes, sim. Não funciona bem assim, porque as fases de candidatura não são ao mesmo tempo, mas sim uma depois da outra. Ao ficares colocado na 2 ªfase de candidaturas a tua anterior colocação e matrícula são automaticamente anulados.
--- Post atualizado ---
Olá @Maria1998
Olá
Este ano repeti voluntariamente o 11º ano e fui a exame como externa a FQ e a BIO mas não obtive os resultados desejados. Ficou tudo na mesma.
Estou com CIF de :
15 a FQ
14 a BIO
No exame como externa tive
134 FQ
134 BIO
Se for à 2ª fase e conseguir subir a nota de interna o CFD é valido para ambas as fases de acesso ao ensino superior ou é somente valido para a 2ª e 3ª fase ( so vou concorrer no próximo ano).

Obrigada,
Como só concorres no próximo ano seria válido para qualquer fase de candidaturas.
--- Post atualizado ---
Olá @coconut
Pessoal, preciso que me ajudem a preencher o boletim da 2a fase. Fui como interno mas num dos exames não consegui ter nota suficiente para passar. Como é que agora preencho os pontos 3.4 e 3.6?
E no ponto 6 que diz situação em q se inscreve na 2a fase, meto " realizei na 1a fase do presente ano letivo as provas e exames em que agora me inscrevi na 2a fase" ou " inscrevo me em provas e exames q apenas posso realizar na 2a fase, para melhoria da classificação ou por sobreposição no calendário da 1 fase?

Digam me outra coisa: uma vez que vou pedir reapreciação (faltavam me menos de 0,5 para concluir a disciplina) posso pedir a ficha enes já, visto que entretanto a minha nota da 1a fase pode subir, ou só posso pedir mesmo na 2a fase, pq neste momento estou reprovado?

Agradecia respostas , obg

@davis, sera que podias dar uma ajudinha sff? Thanks
Metes sim nos dois. No 6 é o primeiro caso. Só podes pedir a ficha ENES quando aprovares a todas as disciplinas.
--- Post atualizado ---
Olá @MárciaC99
Boa tarde,
como sabem as notas da primeira fase dos exames nacionais saíram hoje e tenho uma questão.
Fui ao exame de História com 12 valores e tive 7 no exame, o que baixou a minha nota para 11.
Estou a pensar em inscrever-me na 2º fase para tentar melhorar, mas, se eu me quiser candidatar ao curso de Direito, em que as provas de ingresso são Português e História, posso o fazer tendo um exame (português) da primeira fase e outro (história, se sempre repetir) da segunda? Ou ambos os exames têm que ser da mesma fase? Para me conseguir candidatar à 1º fase de acesso ao ensino superior tenho que concorrer com ambos os exames da mesma fase?
Segundo uma plataforma de ajuda com as médias, mesmo com o 7 a história posso candidatar-me ao curso de Direito, pois a nota mínima de ingresso é 10 valores e visto que tive 14 a português com o 7 de História fico com média de ingresso de 10.5.
Queria confirmar essa questão da candidatura com exames de fases diferentes para decidir se me inscrevo na 2º fase do exame de história.

Obrigada pela atenção, fico a aguardar resposta.
Começando pelo fim, se as provas de ingresso pedidas são um exame E o outro, significa que tens de ter positiva em cada um dos exames e não na média dos dois.

Quanto aos exames, na 1ª fase de candidaturas só podes usar como prova de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Já na 2ª e 3ª fases de candidaturas podes usar exames de qualquer fases de exames.
--- Post atualizado ---
Olá @ElisabeteG
Olá,
Tenho uma dúvida. Este ano terminei o 11º ano, fui aos exames da 1ª fase e estava a pensar fazer melhoria na 2ª fase. Essa melhoria só conta 30 % para a nota da disciplina ou substitui a nota da disciplina?
Obrigada
Se foste como interna à 1ª fase, continuas a ir como interna à 2ª fase, logo conta os 30%.

Boa tarde, fui como externo a exame de matemática e fiquei aprovado, se for à 2ª fase e tiver negativa fico com a disciplina feita na mesma?

• Like
Reactions: tiago52
Acabei o 11º ano do curso de Ciências e tecnologias. Nos exames nacionais tive 9 no de FQA e 12 no de BG. Com as notas dos exames fiquei com 10 a FQA e com 13 a BG na pauta. A minha dúvida é se devo ir à 2ª fase dos exames às duas disciplinas ou só à de FQA, visto que posso necessitar como prova de ingresso. Eu estava a pensar em repetir o exame de Fq apenas para o ano, pois se na 2ª fase deste ano obter uma nota superior a 9 só a posso ultizar na 2ª fase de candidaturas da faculdade e se o repetisse para o ano isso não acontecia.

Sim, as inscrições para a 2º ase dos exames nacionais são entre os dia 13 e 17 de Julho.
--- Post atualizado ---
Sim, as inscrições para a 2º fase dos exames nacionais são entre os dia 13 e 17 de Julho.

Boa tarde. Sou aluna externa e este ano fiz os exames como o ano passado acontece que este ano tirei um 9 e o ano passado tirei positiva.
Se realizar a 2 fase este ano posso ainda concorrer à 1 fase do concurso do ensino superior? E se não passar posso utilizar a minha nota da 1 fase do ano passado?
Outra questão se não der para me candidatar à 1 fase do ensino superior com a nota da 2 fase de exames nacionais dá para anular o pedido de exame? E até quando?

Última edição:
Boa tarde. Eu fiz este ano o exame de Matemática A e tive 18, o que me permitiu manter a nota interna, ficando com 18. Contudo, estou a ponderar ir à 2ª fase na eventualidade de não entrar na 1ª. Caso eu tenha uma nota inferior a 16.5, mantenho o 18 ou baixo a nota final da disciplina?