2ª Licenciatura

Matrícula
8 Fevereiro 2017
Boas,
Sou estudante do 3º ano de Direito e gostaria de ter estar a fazer uma segunda licenciatura em eng. informática.
Estou no 3º ano de Direito e apesar de gostar da área e ter um desempennho razoavelmente bom gostaria de, a longo prazo, ter a possibilidade de trabalhar nalgo diferente.
Sempre gostei de matemática, desde que era miúdo, mas no secundário, especialmente no 11º e 12º ano, desleixei-me. Foram várias as razões, mas a verdade é que o que importa é o que posso fazer daqui para a frente.
Vejo quatro opções:
1) desconsiderar a licenciatura e aprender por mim, ou fazer um daqueles bootcamps ou assim - mas esta é a opção que menos me apela porque na verdade gosto de estudar na "academia", com colegas, professores, trabalhos, atividades, enfim - tudo o que vem com a experiência; e claro, gostaria de ter a creditação.
2) fazer o exame nacional de matemática A este ano (o estudo implicaria uma maratona enorme) para entrar no próximo ano letivo no curso (teria de ter uma média de 17+ no exame de matemática, sendo que já não resolvo um exercício de limites há mais de 2 anos e meio); esta parece ser uma solução apressada e pouco sensata. Caso entrasse estaria a fazer o 4º ano de Direito e o 1º de Eng. Informática no próximo ano;
3) aproveitar o próximo ano para preprar com tempo o exame de matemática A para poder ter uma boa nota - 17+ e candidatar-me pelo concurso geral de acesso para o ano letivo 2022/2023; Nesta altura, estando já licenciado em Direito teria possivelmente a possibilidade de 1) estar a estagiar/trabalhar numa consulora/empresa/sociedade de advogados, ou 2) fazer o mestrado em Direito; acho que qualquer uma das situações seria conciliável com a licenciatura em eng. informática, mas se não, por favor, quem esteja numa situação parecida que me informe;